Gordura á superfície da água


Recommended Posts

Saudações aquariófilas

 

Eu sei que este assunto já é bastante batido no fórum, contudo nenhuma das soluções propostas tem resultado, pelo menos de forma permanente, daí perguntar:

«forma-se uma película fina de gordura á superficie do meu aquário, como é que a tiro?»

Nos tópicos que vi houve quem dissesse que eram microorganismos, bactérias, outros diziam ser aglomerados de nutrientes insolúveis na água, não sei se é pelo facto de a água estar saturada dos mesmos. De facto a película desaparece com a movimentação da água mas eu preferiria não ter uma bomba, como já em tempos tive, a trabalhar só para movimentar a água, os peixes têm tendência a não circular «livremente» por causa da movimentação da água. A bomba não é forte, é uma Rena Flow 580l/h, uma powerhead com um adaptador especial que projecta a agua para cima, provocando umas ondas a superfície. E sempre que a retiro do aquário aparece a película.

Os peixes estão em óptima saude, as plantas igualmente bem, tenho um injector de co2 da red sea, o meu balastro é da lifetech 2x36 watts (60cm), o meu aqua é de 60x30x40 (+/- 52l, contando com as plantas e as pedras), filtro exterior. As condições da água são muito perto das ideais no que respeita ao ph, dh, gh, nitritos, nitratos.

Uma das soluções que me foi muito aconcelhada foi comprar plantas de crescimento rápido que acabariam com o excesso de nutrientes. Resultado: um espetacular aquário plantado, mas na mesma com o raio da película.

Eu sei que a película não é perigosa nem para os peixes nem para as plantas, é mais por uma questão de estética, já que finalmente ao longo de 2 anos de aperfeiçoamento desta arte que é a aquariofilia, tenho tudo a funcionar nos trinques, já agora, tirar aquela #$&%() da película culminava os meus problemas, por agora...

 

Abraço

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que também tenho esse problema. Pensei que fosse por ser um aquário aberto e apanhar muita sujidade. Mas a minha película não +e bem de gordura, tem uns reflexos de várias cores como se fosse detergente ou assim. Tenho la plantas e bettas alevins e estão todos bem. Não sei o que será

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se o teu filtro for exterior, é fácil. Colocas uma flauta ligada à mangueira de saída, um centímetro acima da linha de água. Não incomoda os peixes e a agitação que causa à superfície evita a formação da película e facilita a oxigenação da água.

 

Abraço,

Henrique Ferreira

"A água é de todos, mas principalmente deles..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu queria mesme era saber o que era isso. Ao principio ainda pensei que a mulher a dias tivesse borrifado o movel com limpa-superficies e tivesse ido para a agua, mas os peixes não morreram. Não sabes o que será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso é mesmo gordura. É proveniente da comida, principalmente pela comida em flocos.

 

Convem "limpares" isso de alguma forma, pois dificulta as trocas gasosas, funciona como tampão.

 

Uma das formas de limpares isso é colocares um guardanapo de papel na superficie, que absorve essa gordura.

 

Espero ter ajudado.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Comigo a solução definitiva foi colocar um acessório da Fluval/hagen, chamado um escumador de superfície.

 

Custou 16 euros e capta a água para o filtro ao nível da superfície (ou abaixo, dá para regular).

 

A Eheim tem um aparelho semelhante, mas não funciona tão bem, pelo menos na minha experiência.

 

Cumprimentos,

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa história de utilizar guardanapos de papel para tirar a película de gordura não funciona. Bem que se pode tentar absorver a gordura que só se gasta papel.

A única maneira que ainda não experimentei foi a do escumador. Vou experimentar, a ver se funciona ou não. Obrigado pela vossa ajuda.

 

Abraço

O'Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para verem do que estou a falar:

 

http://www.petmeister.com/item2754.htm

 

http://www.hagen.com/usa/aquatic/product.c...=01002400020101

 

Isto essencialmente consiste num cilindro vertical de onde sai a tubagem para o filtro. No topo do cilindro há um outro cilindro de diâmetro inferior que flutua. Como esse 2º cilindro tem ranhuras, a água escorre lá para dentro a partir da superfície.

 

Há uma espécie de parafuso que regula a altura do flutuador, captando mais água em cima e menos em baixo, ou vice-versa.

 

Com jeitinho, deve ser possível fazer um aparelho destes em casa, usando tubagens com diâmetro superior. Assim seria possível filtrar grandes aquários salgados ou de ciclídeos africanos sem furar o vidro para a água cair na sump.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa história de utilizar guardanapos de papel para tirar a película de gordura não funciona. Bem que se pode tentar absorver a gordura que só se gasta papel.

Eu ja experimentei o papel e resultou. Consegui temover grande parte dela.

 

Tens de agitar mais a água à superfície. Acaba por desaparecer com o tempo.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A pelicula que chamamos de gordura, é uma pelicula de bacterias.

Se quiserem comprovar que não é da comida, basta meterem um aqua pequeno cheio de agua nova durante 1 ou 2 semanas sem arejação e a pelicula formasse na mesma, para acelerar o prcesso basta meter uma planta ou musgo de java.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

fish escreveu:  

Essa história de utilizar guardanapos de papel para tirar a película de gordura não funciona. Bem que se pode tentar absorver a gordura que só se gasta papel.  

Eu ja experimentei o papel e resultou. Consegui temover grande parte dela.  

Tens de agitar mais a água à superfície. Acaba por desaparecer com o tempo.

 

Eu não fui capaz de remover a película assim, contudo depois de especular e embirrar com o #&@§/%&) da película bigsmile , lá me passou pela cabeça aspirar a película, com um tubo, de bocal de mais ou menos 1 cm, aspirar, estilo sifão, a película. Ao mergulharmos o tubo á superfície ele acaba por a aspirar, se passar uma brechazinha de ar não há problema, até acelera o processo. Sendo assim deixo aqui o conselho, quem não conseguir remover a película utilizando os guardanapos, pode experimentar assim por sifão.

Obrigado pela ajuda,

Abraço,

Zé Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

 

Há pouco tempo a película que aparecia no meu quário recusava-se a desaparecer. Claro que primeiro testei a água, depois "sifonei" a água suja dali para fora, fiz grandes TPA, deixei os peixes meio à fome, re-orientei uma powerhead que lá tenho, limpei filtro, troquei material de filtragem, ... e nada. (não fiz tudo no mesmo dia, isto foi feito ao longo de vários fins de semana :lol: )

 

Os meus testes não acusavam nada de anómalo na água, as plantas cresciam com força, os peixes andavam todos contentes. Havia meses que não acrescentava nem morriam peixes, não vejo mesmo o que teria mudado.

 

Quando falei do problema ao Pedro Cabral, da Águaviva, ele sugeriu que se tratasse de excesso de proteínas na água e recomendou o tal escumador de superfície. Emprestou-me um que ele tinha a uso e em 30 minutos o meu aquário ficou limpo. Devolvido o aparelho, o sintoma volta a manifestar-se, e agora já comprei um aparelho igual. Maravilha. bigsmile

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mas eu teu aqua é de água salgada?

Escumador de protainas para água doce é novidade para mim, a plicula desaparese simplesmente por causa da agitação da superficie da água.

 

Fiquem Bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.