fx4ever2 Publicado Janeiro 20, 2006 Publicado Janeiro 20, 2006 Cumprimentos a todos os membros do fórum. Abri este tópico para colocar uma questão, após alguma pesquisa e não ter encontrado nada aqui no fórum relacionado com o tema do tópico. Se calhar não pesquisei o suficiente. Aqui vai. Algúem conhece tipos de esponja que possam substituir as esponjas dos filtros, sem danos para o aquário e para o filtro, por outras palavras, sem se detriorarem e sem transferirem algo de quimico para a água. Coloco esta questão devido ao preço exagerado das esponjas dos filtros. Tenho um Fluval 304 e por uma "caixinha" com 2 esponjas pedem-me entre 6 a 7 euros. Um exagero, acho. Haverá alternativas ás esponjas vendidas pelas marcas? Se as há,...onde? Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 Há alternativas. Há blocos de esponja para aquário (azul) com 50*50 e de espessura e granularidade variável à venda. Só tens de pedir um bloco com a espessura da tua esponja do filtro, e depois com um x-acto ou uma faca cortar à medida e pronto... ficas servido. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
fx4ever2 Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 Há alternativas. Há blocos de esponja para aquário (azul) com 50*50 e de espessura e granularidade variável à venda. Só tens de pedir um bloco com a espessura da tua esponja do filtro, e depois com um x-acto ou uma faca cortar à medida e pronto... ficas servido. Onde se podem encontrar esses blocos de esponja? Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 http://www.aquaristikshop.com Procura em Filter media -> ppi filter foam. Por cá nas lojas de aquariofilia também encontras, só tens é de procurar nos catalogos dos fornecedores. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
kromoAqua Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 ou podes usar ouate..ou perlon que é a mesma coisa. parece algodão. podes comprar nas retrosarias, esse produto serve para encher almofadas. por um pouco de dinheiro compras bastante. poderá não ter o mesmo efeito que a esponja azul que pretendes, porque é mais compacta e retem mais as impurezas, poderá diminuir um pouco o fluxo. uso isso no meu filtro conjuntamente com a esponja azul. Citar
fx4ever2 Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 ou podes usar ouate..ou perlon que é a mesma coisa.parece algodão. podes comprar nas retrosarias, esse produto serve para encher almofadas. por um pouco de dinheiro compras bastante. poderá não ter o mesmo efeito que a esponja azul que pretendes, porque é mais compacta e retem mais as impurezas, poderá diminuir um pouco o fluxo. uso isso no meu filtro conjuntamente com a esponja azul. Já uso perlon num dos compartimentos do Fluval. Acho que para o espaço das esponjas,....têm que ser mesmo esponjas. Essa das almofadas nunca me tinha ocorrido,...mas preferia esponjas. De qualquer maneira obrigado pela dica. Por cá nas lojas de aquarifilia também encontras, só tens de procurar nos catálogos dos fornecedores. Nunca encontrei, e já perguntei nalgumas,... devem preferir vender as esponjas de marca. (+ $$$$ para ganhar ) Obrigado pelo link. Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
rcromo Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 por favor nao inventes, pra mim so duas opçoes estao correctas ou a tal placa propria pra filtros, mas com a espessura certa ou as de origem podem ser mai caras mas nao e uma coisa que nessecite de se trocar com frequencia, pois ve as expecificassoes da fluval as minhas tem ano e meio e nunca as substitui mas ja devo, mas ainda estao boas, por isso nao acho caro. Citar
fx4ever2 Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 por favor não (palavra corrigida) inventes, pra mim so duas opçoes estao correctas ou a tal placa propria pra filtros, mas com a espessura certa ou as de origem podem ser mai caras mas não (palavra corrigida) e uma coisa que nessecite de se trocar com frequencia, pois ve as expecificassoes da fluval as minhas tem ano e meio e nunca as substitui mas ja devo, mas ainda estao boas, por isso não (palavra corrigida) acho caro. Não quero inventar. Por isso só admito colocar esponjas,.... no lugar de esponjas. Ano e meio???? Normalmente, ampliando um pouco a recomendação do fabricante, substituo-as entre os 2 e os 3 meses de utilização. Não é assim tão caro,... mas se é possível arranjar solução mais barata.... Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
rcromo Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 boas mas salvo erro duram mai tempo, mas posso estar errado, tal como disse as minhas tem ano e meio e parecem estar boas(pensso de que), mas falem os mais experientes. mas aconcelham mudar duas a duas Citar
kromoAqua Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 no meu caso um eheim.. essa mesma esponja azul para retenção e filtração de particulas grossas ja existe no meu filtro ha mais de 4 anos sem troca- uma pequena lavagem de vez em quando e isso será cada 5 a 6 meses .é o suficiente. lavo mais o perlon que tenho que essa mesma esponja azul. duvido que se danifique em tão pouco tempo. sujar, suja, mas dai até se considerar como não apta para ser usada e ter de trocar, vai longe. ja vi em lojas bocados dessa mesma esponja, na medida de +- 15X15 e deve ser mais barato que a comprar especificamente da marca. mas como sou partidario que em certos casos o DIY é preferivel, devido aos custos, e o adpatar produtos externos ao hobby que comprar identico de marca de aquariofilia, acabo por ser suspeito. Citar
PV Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 Normalmente, ampliando um pouco a recomendação do fabricante, substituo-as entre os 2 e os 3 meses de utilização. Não é assim tão caro,... mas se é possível arranjar solução mais barata.... FX Oi! Entre os 2 e os 3 meses de utilização?! Assim sim, fica-te caro! As esponjas são material que dura mais que isso, têm é que levar manutenção (lava-las)... Por acaso notas que elas se detriorem ou percam capacidade de filtragem?! Quanto ao material alternativo, procedo como já foi dito acima: compro daqueles blocos e depois com um x-ato corto à medida dos cestos, é muito mais económico e pode-se cortar mais espessa ou mais fina. Qualquer loja que venda matrial de aquiriofilia tem desses blocos. Ah! Outra coisa, nunca substituas todas as esponjas ao mesmo tempo, para não desaparecerem todas as bactérias ali residentes duma só vez. Cumprimentos! Citar Cumprimentos!
fx4ever2 Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 ... Por acaso notas que elas se detriorem ou percam capacidade de filtragem?! ... Ah! Outra coisa, nunca substituas todas as esponjas ao mesmo tempo, para não desaparecerem todas as bactérias ali residentes duma só vez. Cumprimentos! Olá Pv. Tenho vindo a ampliar o tempo de utilização das esponjas. Das que estão no filtro, as mais recentes já levam 2 mese as outras 4 ou 5. É claro que nunca substituo todas as esponjas duma vez. O Fluval leva 4 esponjas, sendo apenas substituidas 2 de cada vez. As outra 2 são bem lavadas na água da TPA. E o perlon, que também utilizo, só é mudado parcialmente quando noto que já está algo detriorado (sujo). no meu caso um eheim..essa mesma esponja azul para retenção e filtração de particulas grossas ja exite no meu filtro ha mais de 4 anos sem troca- uma pequena lavagem de vez em quando e isso cada 5 a 6 meses .é o suficiente. KromoAqua... Faço manutenção ao filtro durante as TPA's intercaladamente. Numa TPA façao limpeza ao filtro, na seguinte não faço, o que dá +/- 1 mês entre limpezas ao filtro. Encontro sempre as esponjas com bastante sujidade. Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 As esponjas devem ser trocadas de 6 em 6 meses. Pessoalmente não o faço, troco as minhas mais de ano a ano, mas eu submeto as minhas esponjas a um tratamento "de choque". Como as bactérias não estão propriamente nas esponjas e estas se querem bem limpas para não deixarem ir lixo para as cerâmicas, eu lavo as minhas esponjas com água da torneira bem quente e bato com elas com força de encontro às paredes da pia. Nem imaginam a quantidade de esterco que sai da esponja mesmo quando pensamos que está limpa. Até mete medo. Atenção, esta operação é para ser feita sem esposa/mãe por perto pois fica a pia num nojo e se elas vêm bem podem forrar os vossos ouvidos Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
PV Publicado: Janeiro 21, 2006 Publicado: Janeiro 21, 2006 Como as bactérias não estão propriamente nas esponjas (...) Boas, Nuno, É certo que a principal colónia de bactérias não está alojada nas ditas esponjas, mas são o "lar" de muitas, e quantas mais melhor, ou estarei errado? Cumprimentos! Citar Cumprimentos!
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 21, 2006 Publicado: Janeiro 21, 2006 Boas, Nuno, É certo que a principal colónia de bactérias não está alojada nas ditas esponjas, mas são o "lar" de muitas, e quantas mais melhor, ou estarei errado? Cumprimentos! Não, não estás errado. Mas entre ter esponjas limpas no exterior e obstruídas no interior mantendo as bactérias e ter esponjas totalmente limpas perdendo as bactérias da esponja eu prefiro a segunda. É que quando limpas a esponja o que fazes é apertar para limpar certo? Só que ao apertares o sujo entranha-se. Ficas com a esponja limpa por fora nas suja no interior. além disso as esponjas terão talvez menos de 10% do total da colónia de bactérias dado que são pouco adequadas à fixação das mesmas. O que perdes em numero de bactérias não é grave e em pouco tempo a colónia está totalmente restablecida. Entretanto o teu filtro está mais eficiente a limpar a porcaria. São opções. Tenho feito sempre assim, mantenho ciclideos africanos em ph elevado onde um cheirinho de amónia chega para fazer estragos e até hoje não tive baixas derivadas de picos de amónia. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
fx4ever2 Publicado: Janeiro 21, 2006 Autor Publicado: Janeiro 21, 2006 Decididamente vou dar mais tempo de utilização ás esponjas. A limpeza vou mantê-la com a periocidade que estou a dar. Talvez assim não justifique utlizar esponjas, que não sejam as de marca. Tendo elas mais duração, até me faz pena pensar nas que deitei fora... Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
rcromo Publicado: Janeiro 21, 2006 Publicado: Janeiro 21, 2006 atençao como dizias logode pricipio as esponjas nao sao tao caras como parecem, pelos vistos ainda nao gastaste assim tanto dinheiro pois a aquariofilia e relativamente facil mas e muito cara , tem isto em atençao. Citar
Recommended Posts