João Fernandes Publicado Janeiro 19, 2006 Publicado Janeiro 19, 2006 Oi,Estou num dilema e não sei o que fazer ..., montei um aquário à 4 dias e encontra-se a fazer o ciclo . Gostaria de saber e aproveitando alguns conhecimentos dos colegas aquariofilistas se é necessário fazer TPA agora de início?Obrigado Cumprimentos João Fernandes Citar
fx4ever2 Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Oi,Estou num dilema e não sei o que fazer ..., montei um aquário à 4 dias e encontra-se a fazer o ciclo . Gostaria de saber e aproveitando alguns conhecimentos dos colegas aquariofilistas se é necessário fazer TPA agora de início?Obrigado Cumprimentos João Fernandes Não. Deves esperar que o aquário conclua a ciclagem,..... se seguiste a ciclagem natural do aquário. Podem ser introduzidas bactérias nitrificantes para acelarar o processo. Mas fazer TPA's em 4 dias de vida do aquário só se algo de grave se estiver a passar. Já intruduziste peixes? Se já quantos e quais? Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Podem ser introduzidas bactérias nitrificantes para acelarar o processo. Atenção que acrescentar bactérias nitrificantes sem que exista amónia para que elas consumam não vai dar em nada e pode fazer mais mal que bem. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
João Fernandes Publicado: Janeiro 19, 2006 Autor Publicado: Janeiro 19, 2006 Já introduzi 4 molys mas penso que não sejam os peixes mais indicados mas foi o que me venderam na loja e que seriam bons peixes para efectuar o ciclo . Eu achei esquesito mas como sou novo na aquariofilia... Informei que tinha o PH 6,5... Mas dá-me impressão que as molys não se encontram lámuito bem de saude,estão coma respiração muito rapida ... Tenho CO2 caseiro e uma pedra difusora à noite ligada .... Desde de já agradeço a vossa atenção mas necessito mesmo de ajuda... Cumprimentos João Fernandes Citar
fx4ever2 Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Atenção que acrescentar bactérias nitrificantes sem que exista amónia... Certo Nuno... Podem-se introduzir peixes resistentes ou alguma comida para esse efeito e alguns dias depois podem-se introduzir as bactérias. Já introduzi 4 molys mas penso que não sejam os peixes mais indicados mas foi o que me venderam na loja e que seriam bons peixes para efectuar o ciclo . Eu achei esquesito mas como sou novo na aquariofilia... Informei que tinha o PH 6,5... Mas dá-me impressão que as molys não se encontram lámuito bem de saude,estão coma respiração muito rapida ... Tenho CO2 caseiro e uma pedra difusora à noite ligada .... Desde de já agradeço a vossa atenção mas necessito mesmo de ajuda... Cumprimentos João Fernandes Deverias colocar mais dados do set-up do teu aquário. PH 6.5... os molys gostam de água mais dura. CO2 já de inicio.... Deve ser um plantado. O CO2 faz baixar o PH da àgua. Tem cuidado, porque se o CO2 pára, o PH vai subir rápidamente, e os peixes não se dão muito bem com mudanças bruscas no CO2. Pedro difusora de noite porquê? Por não haver fotossintese nas plantas? Se é devido ao CO2 basta elevares a difusão do CO2 para a superfície da água e não haverá grande mistura de CO2. A oxigenação da água faz-se através da agitação superficial da água e não pelas "bolhinhas" que sobem dos difusores das bombas de ar. Se houver uma boa agitação à superficie da água não precisas de pedra difusora. Que tipo de filtragem tens no aquário? Qual o PH e o DH natural da água que usas no aquário? Desculpa fazer-te tanta pergunta mas faltam muitos dados para haver respostas concretas. Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
João Fernandes Publicado: Janeiro 19, 2006 Autor Publicado: Janeiro 19, 2006 Concerteza Fx ,tens toda a razão,então cá vai ... Aquário 120 x 40 x 50 Filtro rena XP3 - (Com esponjas, Bio-Chem Zorb, Ceramic Rings, Bio-Chem Stars ). Substrato ( Akadama e areia de silica ) Alguns fetos de java ,anubias , etc Dois troncos de aroeira ( Penso eu ) já fervidos .... Co2 caseiro Ph6,5 Dh 5 ( n tenho a certeza ) Cumprimentos João Fernandes Citar
João Fernandes Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 Agradecia alguma ajuda com urgência antes que os pobres coitados ... Obrigado Cumprimentos João Fernandes Citar
fx4ever2 Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 Agradecia alguma ajuda com urgência antes que os pobres coitados ...Obrigado Cumprimentos João Fernandes Com esse PH dificilmente conseguirás manter os molys, els gostam de água um pouco dura, PH sempre acima de 7. O PH que referes é o da água antes de introduzida no aquário? Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
João Fernandes Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 Não, é o PH 6,5 depois da agua introduzida no aquário... Cumprimentos João Fernandes Citar
fx4ever2 Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 Não, é o PH 6,5 depois da agua introduzida no aquário... Cumprimentos João Fernandes Retira o CO2 e o PH subirá rapidamente. Se os molys sobreviverem a essa mudança talvez escapem. Se quiseres manter o Co2 caseiro prepara-te para 2 coisas: Algum trabalho, poi não te deves descuidar com a injecção de CO2. Se ela falhar o PH da água subirá rápidamente. O dh da água não é muito alto pelo que o ph da água facilmente subirá. E provavelmente vais perder os molys... Já usei no meu aquário co2 caseiro e não gostei das flutuações de ph da água. Para ela se manter estável, tinha que manter uma atenção constante à injecção de co2, à noite subir o difusor, de manhã voltar a repô-lo mais junto ao fundo, o que também é variável consoante a quantidade de co2 que estiver a saír. Como não podia dar uma atenção constante ao funcionamento do aquário, rápidamente desesti. Introduzi animais e plantas adequados ao tipo de água que me sai da torneira, e a vida tem decorrido sem problemas. Ao nível de plantas há algumas limitaçõespois a maioria delas gosta de co2. O filtro rena XP3 é um filtro externo, não é? Qual a capacidade dele? Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
João Fernandes Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 Oi FX ,a capacidade do filtro é de 1350 litros hora . Desde já obrigado pelas dicas,estou apensar seriamente em retirar as molys do aqua e colocar uns neons...,o que achas ... Antes de mais nada vou tentar controlar o CO2 o melhor possivel, comprei um teste de CO2 da JBL que me aconselharam... Cumprimentos João Fernandes Citar
fx4ever2 Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 Oi FX ,a capacidade do filtro é de 1350 litros hora . Desde já obrigado pelas dicas,estou apensar seriamente em retirar as molys do aqua e colocar uns neons...,o que achas ... Antes de mais nada vou tentar controlar o CO2 o melhor possivel, comprei um teste de CO2 da JBL que me aconselharam... Cumprimentos João Fernandes É boa ideia retirares os molys. Se não introduziste bactérias nitrificantes, espera que a ciclagem do aquário se conclua antes de colocares os neons. São peixes um bocado sensíveis. O co2 existente na água pode ser calculado cruzando o resultado do ph e do dh. Se pesquisares um pouco na net encontras tabelas onde se entende bem esse calculo. Provavelmente até as encontras aqui no fórum. Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
nina Publicado: Janeiro 22, 2006 Publicado: Janeiro 22, 2006 Viva João A ciclagem de um aqua faz-se sempre com um ou 2 peixes e nunca com mollys e muito menos com neons. Na loja deviam-te ter indicado antes peixes de fundo muito mais resistentes, como as coridoras ou os bótias. E só ao final de 1 mês ou mês e meio, com os parâmetros estáveis, então iam as mollys ou os néons (conforme o ph). Também te digo que não te preocupes com as descidas do ph mesmo no início de funcionamento porque é natural, ele baixa com a amónia e os nitritos da água e quando chegares ao final do ciclo do azoto ele vai voltar a subir. Boa sorte Citar Saudações, Nina
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 22, 2006 Publicado: Janeiro 22, 2006 Olá. Também te digo que não te preocupes com as descidas do ph mesmo no início de funcionamento porque é natural, ele baixa com a amónia e os nitritos da água e quando chegares ao final do ciclo do azoto ele vai voltar a subir. Errado... O pH, efectivamente desce. Pode não ser muito, mas desce. E não volta a subir, no fim do ciclo do azoto. Só com as TPA's é que volta a subir. Ao adicionares Amónia para a água, o pH até sobe, pois a Amónia (NH3) é uma base, relativamente forte. O que acontece, é que como esta vai ser oxidada a nitritos e a nitratos, posteriormente, o pH tem de descer (e não subir). Se temos NH3/NH4+ e o vamos passar a NO3, os H+ da amónia têm de ir para qualquer lado. Para a água. E como são H+, vão baixar o pH. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nina Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 olá Luís, a tua explicação foi muito esclarecedora para mim que não "pesco" muito de química. A ideia que eu tenho é que até é bom o ph estar baixo durante a ciclagem, é sinal que está tudo a correr normalmente Citar Saudações, Nina
Recommended Posts