Aqua maternidade que equipamentos ter??


Recommended Posts

Ola a todos

 

Eu tenho um aquario grande de aproximadamente 150l com guppies (4), neons(6), mollys(2adultos +2bebes), peixe espadas (2), limpa vidros (1), 2 tetra santa filomena e gourami anao. Teria ainda 2 guppies femeas gravidas se elas nao tivessem morrido. Quando as comprei nao sabia que elas ja tavam gravidas e por isso introduzias no meu aqua segundo todos os passos necessarios pa elas se habituarem a nova agua e temp. Tudo correu bem. A barriga delas comecou a crescer e a ficar escura e passado uns 10dias pu-las numa maternidade que tinha comprado. Acontece que elas nao ficaram la vivas mais de 1semana. Na loja disseram me que podiam ter morrido por causa da comida, alguma doenca ou naturalmente devido as misturas geneticas que este tipo de peixes tem sofrido. Eu acho que possa ter sido do stresse de tarem na maternidade porque aquilo e muito pequenino. Por isso arranjei uma aqua de 7l pa fazer de maternidade pas minhas peixinhas que entretanto engravidem.

A minha duvida é, que tipo de filtro, iluminacao, e temperatura deverei ter? Quanto as plantas, ja me disseram que é boa ideia ter musgo de java e bastantes plantas pos bebes depois se esconderem.

 

Agradeco qualquer ajuda que me possam dar.

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que possa ter sido do stresse de tarem na maternidade porque aquilo e muito pequenino. Por isso arranjei uma aqua de 7l pa fazer de maternidade pas minhas peixinhas que entretanto engravidem.

A minha duvida é, que tipo de filtro, iluminacao, e temperatura deverei ter? Quanto as plantas, ja me disseram que é boa ideia ter musgo de java e bastantes plantas pos bebes depois se esconderem.

 

Agradeco qualquer ajuda que me possam dar.

 

* * *

E achas muito bem... as maternidades que se compram por aí sofrem do mal de serem muito pequenas e de a água não circular acabando por ficar muito carregada e matando os peixes.

 

Em relação à tua maternidade de 7L ela deve ter o minimo indispensável, ou seja:

 

-Um filtro de esponja (movido a ar, para não te sugar os alevins)

-Um termoestato

-Um termometro

 

Plantas e isso é giro mas pouco prático.

É que depois de a fêmea "dar à luz" vais alimentar os alevins talvez com um granulado próprio para eles mas vais verificar que o desperdicio é muito, o que leva a que tenhas de aspirar o fundo do aquário todos os dias.

Com areão não dá para fazer isso em condições.

 

Se queres colocar plantas então a tua melhor aposta serão talvez elodeas (egeria densa) pois essas não precisam de estar plantadas, uma vez que absorvem nutrientes directamente da coluna de água.

Alternativamente podes usar um tronco plantado com feto de java ou mesmo musgo de java.

 

Em termos de iluminação se a maternidade estiver ao lado do aquário principal não precisas de mais nada, a luz do principal chega bem.

 

A temperatura deve ser a mesma do aquário principal e a água também para que as fêmeas não sofram choques térmicos ou de ph quando as mudas de um lado para o outro.

 

E pronto. Penso que está tudo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada

 

E sempre bom ter alguem entendido no assunto pa nos ajudar :wink:

Sei que o aquario que vou usar pa maternidade é pequenino, mas foi o que me deram e comparado as maternidade que se vendem por ai ja é muito bom.

 

mais uma vez obrigada.

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário é pequenino mas as fêmeas não vão ficar muito tempo nele... e para os alevins chega até terem tamanho para se virarem no principal.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.