sandrita Publicado Janeiro 19, 2006 Publicado Janeiro 19, 2006 oi ppl! então é assim, adquiri umas doses de riccia, que estava a pensar "agarrar" a um tronco, conforme diz ser possivel no site da Tropica. No entanto, quando cheguei a casa é que me apercebi que aquilo vem tudo em bocadinhos muito pequenos e todos separados, pensei que fosse uma coisa mais tipo o musgo de java, em que é quase uma teia e dá perfeitamente para agarrar em troncos ou pedras com um pouco de fio de pesca. Neste caso, não tou a ver como fazer, apesar de ainda não ter tentado, julgo que seja complicado prende-la ao tronco por muito fio de nylon que ponha! A sensação que me dá é que aquilo assim que entrar na água "voa" tudo!! Será que estou enganada? sei que normalmente as pessoas usam a riccia como tapete, agarrada a uma rede junto ao areão, coisa que continuo sem perceber como procede, pois não vejo forma de aquilo se agarrar a lado nenhum!!! Alguem que me ilucide sobre isto pois tenho a riccia já ha 2 dias, e ainda não a coloquei no aquário, e tou com medo que comece a amarelar... Gostava mesmo de ver aquilo no tronco... Obrigado pela atenção...
Ivo Serralha Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 antes de mais coloca a riccia a flutuar no aquario para não apodrecer. ve este site: http://www.nature-aquarium.com/riccia.htm tens uma das maneira de agarrar a riccia, outra das maneiras é colocar a riccia em cima de uma pedra e colocar a uma rede ( quando se compram alhos normalmente vem la uma rede vermelha, serve para agarrar a riccia) por cima da riccia, da-se um nó na parte debaixo. Além disso de certeza que encontras aqui no forum outras maneiras de agarrar a riccia, usa a ferramenta PESQUISAR Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
ET Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Vai a uma retrosaria e compra tule..até pode ser verde...é uma rede muito pekenina..depois é so prender a riccia com aquilo e voilá!
sandrita Publicado: Janeiro 19, 2006 Autor Publicado: Janeiro 19, 2006 eh pá! obrigadão! assim já faz algum sentido, de facto... Bem, vou tentar comprar então comprar um bocadinho de rede fininha ou tule, e ver se me desenrasco!!
sandrita Publicado: Janeiro 19, 2006 Autor Publicado: Janeiro 19, 2006 mas ó ET, tou aqui a pensar e o tule não será demasiado fechado? depois a riccia não corre o risco de "abafar" e apodrecer por baixo daquilo? De facto o tule parece-me melhor, pois é verdinho e tudo.... até dava jeito. Então e ponho a riccia assim á maluca, e depois é só colocar a rede por cima, ou tenho que andar lá a ajeitar a raiz e tal?... Pelo o que o Ivo disse, no site que ele falou; http://www.nature-aquarium.com/riccia.htm aquilo como eles dizem dá uma trabalheira descomunal, para além que a rede continua a parecer-me muito larga, e não sei como é q aquilo não cai tudo!
ET Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Não é muito apertado. Funciona na perfeição. posso assegurar. Se fosses daqui de +erto dizia para vires ver e atéte dava um bocado de tule..mas é moura e assim na dá. Colocas a riccia de modo a cobrir uma superficie pesada....tipo uma pedra, tronco, vidro etc... depois cobres tudo com o tule e prendes o tule por trás com um fio de pesca por exemplo. Colocas num local bem iluminada e já está. Ao fim de 2 a 3 semanas tens um tapete pronto a ser podado.... espero ter ajudado, senao, pergunta que se eu poder ajudar....
Just_me Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Na minha opinião e já aqui postei bastantes vezes, por muito que a rede torne as coisas mais simpels...o fio de nylon não deixa de ser a melhor opinião sem discussão possivel! qualquer que seja a rede utilizada ela ficará sempre visivel e isso estraga todo e qualquer ar atural que se queira dar á coisa! Faz o que o extranged diz, agarras na riccia que compraste, com as mãos agregas um pouco e deixas a flutuar no aquario, quando ja estiver bem densa (1 semana a 2 semanas, depende das condições) metes em cima da pedra, tronco, etc e usas bastante fio de nylon quanto mais fininho melhor para o aspecto final mas mais dificil de dar os nós, (a não ser que sejam pescadores/as, ai já teem experiencia com os nós em nylon ) para agarrar bem a riccia á pedra. A riccia apesar de serem varias plantinhas, devido ao seu formato consegue-se agarrar bem uma á outra. depois é só ir podando para ficar bonita e não apodrecer por baixo. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ET Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 Na minha opinião e já aqui postei bastantes vezes, por muito que a rede torne as coisas mais simpels...o fio de nylon não deixa de ser a melhor opinião sem discussão possivel! qualquer que seja a rede utilizada ela ficará sempre visivel e isso estraga todo e qualquer ar atural que se queira dar á coisa! Faz o que o extranged diz, agarras na riccia que compraste, com as mãos agregas um pouco e deixas a flutuar no aquario, quando ja estiver bem densa (1 semana a 2 semanas, depende das condições) metes em cima da pedra, tronco, etc e usas bastante fio de nylon quanto mais fininho melhor para o aspecto final mas mais dificil de dar os nós, (a não ser que sejam pescadores/as, ai já teem experiencia com os nós em nylon ) para agarrar bem a riccia á pedra. A riccia apesar de serem varias plantinhas, devido ao seu formato consegue-se agarrar bem uma á outra. depois é só ir podando para ficar bonita e não apodrecer por baixo. Não concordo! O tule foi completamente tapado no meu caso. Não se vislumbra qualquer rede. Mas são opiniões...
Just_me Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 quanto tempo tem o tapete e está agarrado a que? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ET Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 No meu caso ao fim de 2 semanas estava completamente escondido. A montagem foi realizada em cima de placas de xisto.
Just_me Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 a pergunta não foi ao fim de quanto tempo cobriu, mas sim, quanto tempo tem o tapete. e tens fotos? é que num aquario com boas condições, a riccia tende a fazer um pearling jeitoso e ser impulsionada para cima por fazer uma forte tensão superficial na bolha de oxigénio,assim tipicamente quando é presa dessa maneira as laterais levantam expondo o tule por baixo. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ET Publicado: Janeiro 20, 2006 Publicado: Janeiro 20, 2006 É umas das coisas mais bointas de ver num tanque o pearling na riccia. Tal como te disse, mesmo nos lados não tive qualquer problema em se ver o tule. Mas se por ventura existisse esse prob, bastava enerrar a pedra ou o suporte um pouco mais para baixo da linha de terra. assim nunca existia esse prob. Mas é como te digo, cada um com a suas ideias, isso é que faz com que a aquarofilia seja tão enriquecedora. Eu por exemplo, tentei inicialmente sobre umas placas de acrilico.....resultado, ao fim de muito pouco tempo, com o pearling, lá tinhas umas placas flutuantes no meu tanque.
Recommended Posts