Recommended Posts

Olá a todos

Depois de ler um artigo da Redfish sobre o refractometro surgiu-me uma dúvida, será que todos nós temos a salinidade errada????

Pois pelo que entendi os nosso densímetros vão com o tempo e utilização ficando descalibrados, gostava que alguém me esclarecesse sobre este assunto pois fiquei com uma duvida que deve ser igual a muito outros amigos aquariofilos, visto que o exemplo que deram foi o seguinte quando um densímetro dos nosso de agulha acusa 1.023 de salinidade o refractómetro acusa 1.028.

Alguém pode esclarecer isto, será que todos nós temos os aquários com densidades superiores à que julgamos ter????

Desde já o meu muito obrigado pelos esclarecimentos

Um abraço.

Pic_1236_22.jpg
Partilhar nas redes sociais

Esse refractómetro estará calibrado ? ;):shock: ~

Faz-me lembrar aquela história da senhora que ia na auto estrada e ouviu na rádio...

-' Atenção tenham cuidado... vai um carro em sentido contrário na auto-estrada A1.'

E a senhora responde...

-'Vai um não ! VÃO TODOS'.

LOL

Abraços !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Boas, Paulo

Tenho ouvido isso muitas vezes e acabei por comprar também um refractómetro, para juntar a um densímetro de agulha e um dos que flutuam.

Não noto diferenças significativas -por vezes 0.001 e, uma vez, 0.002 (no de agulha) o que já é mais relevante .

Tudo depende do estado dos densímetros, mas que eles descalibram com o tempo - especialmente os de agulha - isso é verdade.

Agora, essa diferença que referes... o densímetro estava em mau estado

Abraços
João M Monteiro

Posso estara dizer uma grande mentira, mas como é que um "zingarelho" que é só plástico, pode descalibrar significativamente?! :twisted:

Por vezes o que acontece é que se formam bolhinhas de ar que se "pegam" ao ponteiro alterando, aí sim, a leitura.

De outra forma aquilo é só plástico, não tem qualqeur líquido de calibração, não tem qualquer componente electrónica, como raio é que dpeo descalibrar significativamente e em tempo útil? #food

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

O meu é tipo termometro não dá para lavar nem para calibrar.. poe-se a boiar e lê-se o nivel da sal pela gravidade.

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

o meu também é desses tipo termómetro, daqueles maiores, e qual não foi o meu espanto que quando medi a densidade com um refractómetro estava a 1.030 quando pensava que estava a 1.025. Depois disso já confirmei com outro refractómetro e deu exactamente o mesmo resultado. :wink:

Não pretendo re-abrir o velho assunto da água natural contra artificial, mas quem como eu opta pela primeira tem SEMPRE uma referência excelente para verificar se o densímetro está bem calibrado.

A água da nossa costa anda pelos 1025 por isso é totalmente adequada para reefs comuns em termos de gravidade específica.

• 2 semanas depois...