serranini Publicado Janeiro 18, 2006 Share Publicado Janeiro 18, 2006 Olá a todos Depois de ler um artigo da Redfish sobre o refractometro surgiu-me uma dúvida, será que todos nós temos a salinidade errada???? Pois pelo que entendi os nosso densímetros vão com o tempo e utilização ficando descalibrados, gostava que alguém me esclarecesse sobre este assunto pois fiquei com uma duvida que deve ser igual a muito outros amigos aquariofilos, visto que o exemplo que deram foi o seguinte quando um densímetro dos nosso de agulha acusa 1.023 de salinidade o refractómetro acusa 1.028. Alguém pode esclarecer isto, será que todos nós temos os aquários com densidades superiores à que julgamos ter???? Desde já o meu muito obrigado pelos esclarecimentos Um abraço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Forreta Publicado: Janeiro 18, 2006 Share Publicado: Janeiro 18, 2006 Esse refractómetro estará calibrado ? ~ Faz-me lembrar aquela história da senhora que ia na auto estrada e ouviu na rádio... -' Atenção tenham cuidado... vai um carro em sentido contrário na auto-estrada A1.' E a senhora responde... -'Vai um não ! VÃO TODOS'. LOL Abraços ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João M Monteiro Publicado: Janeiro 18, 2006 Share Publicado: Janeiro 18, 2006 Boas, Paulo Tenho ouvido isso muitas vezes e acabei por comprar também um refractómetro, para juntar a um densímetro de agulha e um dos que flutuam. Não noto diferenças significativas -por vezes 0.001 e, uma vez, 0.002 (no de agulha) o que já é mais relevante . Tudo depende do estado dos densímetros, mas que eles descalibram com o tempo - especialmente os de agulha - isso é verdade. Agora, essa diferença que referes... o densímetro estava em mau estado AbraçosJoão M Monteiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
serranini Publicado: Janeiro 19, 2006 Autor Share Publicado: Janeiro 19, 2006 Olá a todos Então pelo que depreendo destes posts é que devemos comprar um refractometro para termos uma salinidade correcta nos nossos aquarios.?! Um abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Janeiro 19, 2006 Share Publicado: Janeiro 19, 2006 Posso estara dizer uma grande mentira, mas como é que um "zingarelho" que é só plástico, pode descalibrar significativamente?! Por vezes o que acontece é que se formam bolhinhas de ar que se "pegam" ao ponteiro alterando, aí sim, a leitura. De outra forma aquilo é só plástico, não tem qualqeur líquido de calibração, não tem qualquer componente electrónica, como raio é que dpeo descalibrar significativamente e em tempo útil? Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
marcos santos Publicado: Janeiro 19, 2006 Share Publicado: Janeiro 19, 2006 ola Hugo O teu nao sei mas o meu tem uma rodinha em cobre que se vai acumulando sal nela e por vezes convem lava-lo com agua e vinagre para a coisa voltar a esar opracional...abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Forreta Publicado: Janeiro 19, 2006 Share Publicado: Janeiro 19, 2006 O meu é tipo termometro não dá para lavar nem para calibrar.. poe-se a boiar e lê-se o nivel da sal pela gravidade. Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Costa Publicado: Janeiro 19, 2006 Share Publicado: Janeiro 19, 2006 o meu também é desses tipo termómetro, daqueles maiores, e qual não foi o meu espanto que quando medi a densidade com um refractómetro estava a 1.030 quando pensava que estava a 1.025. Depois disso já confirmei com outro refractómetro e deu exactamente o mesmo resultado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Janeiro 21, 2006 Share Publicado: Janeiro 21, 2006 Boas Após ler tudo isto e como ainda sou novato nos salgados em que é que ficamos, qual é o tipo de densimetro que devemos utilizar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Prazeres Publicado: Janeiro 21, 2006 Share Publicado: Janeiro 21, 2006 Não pretendo re-abrir o velho assunto da água natural contra artificial, mas quem como eu opta pela primeira tem SEMPRE uma referência excelente para verificar se o densímetro está bem calibrado. A água da nossa costa anda pelos 1025 por isso é totalmente adequada para reefs comuns em termos de gravidade específica. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno B Mendes Publicado: Janeiro 30, 2006 Share Publicado: Janeiro 30, 2006 Boa tarde O melhor a usar e o dedo poem o dedo e prova a ver se ta bom de sal abraços NuNo MeNdEs Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts