DeadKenny Publicado Janeiro 18, 2006 Publicado Janeiro 18, 2006 Olá pessoal... Sou iniciante no aquarismo e estou começando a montar um reef, queria tirar algumas dúvidas com vocês. Primeiramente eu estou comprando um aquário com as dimensões: 70x30x45. A primeira dúvida é em relação a espessura. Deve ser 5mm ou 6mm? Bom, o lugar onde vou fazer o aquário também faz a tampa superior. O legal é que eles já adaptam a tampa com 2 ventoinhas de computador (120x120) ligadas a um termostato pra quando a temperatura esquentar eles ligarem sozinhos. O problema aqui é que não sei qual sistema de iluminação devo comprar para colocar na tampa. O vendedor não recomendou HQI pelo tamanho reduzido do meu aquário. Vocês confirmam isso? Outra dúvida em relação a iluminação. Eu li em uns artigos que o recomendado é 1W por Litro. Isso também vale pra actínica? Bom a última dúvida fica por conta da filtragem. Eu vou ultilizar o Skimmer prizm da Red Sea, pois meu aqua não terá sump, e uma bomba com 20x a litragem do meu aqua ligada em um wave maker. A dúvida é se devo comprar um filtro canister? O vendedor me recomendou só ficar com o Skimmer mesmo. vocês acham que é melhor eu comprar um canister? Bom, é isso amigos. Desde já, agradeço quem poder me ajudar. :D o.O
Nuno Prazeres Publicado: Janeiro 21, 2006 Publicado: Janeiro 21, 2006 Sou iniciante no aquarismo e estou começando a montar um reef, queria tirar algumas dúvidas com vocês. Primeiramente eu estou comprando um aquário com as dimensões: 70x30x45. A primeira dúvida é em relação a espessura. Deve ser 5mm ou 6mm? Benvindo ao Fórum! 5mm pode ser pouco se não tiver travamentos. Em caso de dúvida mais vale jogar pelo seguro. Bom, o lugar onde vou fazer o aquário também faz a tampa superior. O legal é que eles já adaptam a tampa com 2 ventoinhas de computador (120x120) ligadas a um termostato pra quando a temperatura esquentar eles ligarem sozinhos. O problema aqui é que não sei qual sistema de iluminação devo comprar para colocar na tampa.O vendedor não recomendou HQI pelo tamanho reduzido do meu aquário. Vocês confirmam isso? Outra dúvida em relação a iluminação. Eu li em uns artigos que o recomendado é 1W por Litro. Isso também vale pra actínica? Se fosse eu a montar o aquário, esquecia a tampa de vez, mesmo com as ventoinhas, e usava uma calha suspensa com uma HQI de 70w, juntando-lhe talvez 2 actínicas T8 de 18w. A eficiência da luz não se deve medir em watts por isso a lógica dum watt por litro é talvez demasiado redutora. Bom a última dúvida fica por conta da filtragem. Eu vou ultilizar o Skimmer prizm da Red Sea, pois meu aqua não terá sump, e uma bomba com 20x a litragem do meu aqua ligada em um wave maker. A dúvida é se devo comprar um filtro canister? O vendedor me recomendou só ficar com o Skimmer mesmo. vocês acham que é melhor eu comprar um canister? Canister, só se for sem massas filtrantes clássicas (bioballs, espumas, etc...). Pode servir no entanto para colocar carvão activado (sempre de alta qualidade) e/ou absorvente de fosfatos (sempre férrico). Por outro lado contribui para aumentar a agitação o que é sempre bem vindo. É raro usar-se em aquários dessa dimensão. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
DeadKenny Publicado: Janeiro 23, 2006 Autor Publicado: Janeiro 23, 2006 Obrigado pela ajuda Nuno... Eu mudei um pouco o projeto do aquário. Decidi fazer um de 90x35x45 com 10mm de espessura e travas francesas emcima e embaixo. O canister realmente achei exagero e desisti. Vou utilizar como filtros as rochas vivas, o skimmer, um filtro UV e carvão ativado. agora as dúvidas... qual frequência devo usar o CA? o filtro UV deve ter que potência no caso do meu aquário? 8W? a iluminação vou utilizar VHO's. Estava pensando em pegar 2 VHO de 50W 14.000K mais duas actínicas de 25W. Isto está bom no caso do meu aquário? e estou em dúvida se utilizo wave maker ou gira-gira... Bom, desde já, Obrigado! o.O
Nuno Prazeres Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 agora as dúvidas... qual frequência devo usar o CA? o filtro UV deve ter que potência no caso do meu aquário? 8W? a iluminação vou utilizar VHO's. Estava pensando em pegar 2 VHO de 50W 14.000K mais duas actínicas de 25W. Isto está bom no caso do meu aquário? e estou em dúvida se utilizo wave maker ou gira-gira... Primeiro parece-me qe a espessura do vidro 10mm é um exagero. 6 deve chegar principalmente se tiver travamentos. Agora o resto... CA eu mudo mensalmente mas vai depender muito da forma como o aquário está povoado. Quanto mais peixes mais CA e mais cuidado a substituir! UV - não sei responder, não uso mas uma potência baixa parece-me suficiente até porque não vamos querer matar todo e qualquer micro-organismo porque há muitos bem benéficos (por isso não uso). Iluminação - deste lado do Atlântico não se usam VHOs mas a iluminação proposta parece-me mais do que suficiente! Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Olá, Concordo de uma forma genérica com o Nuno... CA eu mudo mensalmente mas vai depender muito da forma como o aquário está povoado. Quanto mais peixes mais CA e mais cuidado a substituir! Sempre usei 3 a 5 dias por mês, mas desde que tenho o ozonizador não tenho usado! UV - não sei responder, não uso mas uma potência baixa parece-me suficiente até porque não vamos querer matar todo e qualquer micro-organismo porque há muitos bem benéficos (por isso não uso). Eu uso uma lâmpada de 30W mas é capaz de ser demais! Iluminação - deste lado do Atlântico não se usam VHOs mas a iluminação proposta parece-me mais do que suficiente! Na verdade as T5 e as PC´s são VHO´s (Very High Output)! Mas concordo que serão suficientes. Abraço, Diogo
DeadKenny Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 e o que vcs acham melhor? wavemaker ou gira-gira? fiquei sabendo que o wavemaker pode queimar as bombas... o.O
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Olá, wavemaker ou gira-gira? Por cá não temos os Gira-gira e pelo que consegui saber é apenas algo mecânico que faz rodar a água que passa, pelo que me parecem uma boa opção. Os wavemakers de facto têm tendência a estragar as bombas, mas têm a vantagem de não criarem fluxos contínuos (ao contrário do gira-gira). O ideal seria mesmo combinar os 2! Abraço, Diogo
Recommended Posts