Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Estou com dúvidas se devo proceder à disparatização dos meus Diskus ou não, face aos sinais demonstrados pelos os mesmos, ou melhor apenas por um deles, há já pelo menos 1 mês e meio, altura em que comprei cinco diskus com 6 a 7 cm cada um.

Na altura em que os comprei, e os introduzi no apartamento novo, no outro dia já andavam a passear à vontade pelo o aquário e já comiam, a ambientação foi boa.

Mas há 1 deles que sempre me pareceu estranho em relação aos outros.

Ele costuma de vez em quando se separar do grupo, estando parado debaixo de uma folha ou outra, mas com a vista sempre no grupo.

Noto que em relação aos outros é mais escurecido, a não ser que a sua pigmentação seja assim.

As barbatanas estão perfeitas.

É o mais medroso de todos, quando mexo dentro do aquário os quatro andam à volta da minha mão e o outro fica à beira mas sempre à distância.

Não come granulados, nem flocos nem leofolizados, apenas, com grande garra, come comida congelada, artémia de salina e outra comida congelada para Diskus que contem vários condimentos Krill, Sepirulina e outros que não me lembro do nome, as comidas são daquelas aos quadradinhos da Givenci.

A comida congelada dou alternada, dia sim, dia não.

No dia em que não dou comida congelada esse disku passa fome, estando a comer dia sim dia não.

Nos dias em que só dou flocos e granulados, o mesmo vem disparado para comer, mas não come fica a olhar para o granulado a cair e os outros a comerem.

As fezes de todos eles não são brancas nem viscosas, mas são amareladas claras e consistentes.

Há já pelo o menos 1 mês que ando para fazer a disparatização com Flagyl, só ainda não o fiz, porque pretendia vêr se com o tempo se revelava mais sinais que me demonstrasse ser necessário proceder à disparatização, para não fazer tratamentos à toa.

Relativamente aos sinais aqui expostos, acham que devo proceder à desparatização de todos eles, aproveitando ainda que outro disko ainda come, embora coma só congelados?

Temp: 28

PH: 7

GH: 6

KH:3

Obrigado e um abraço a todos e peço desculpa pela a extensão do texto.

Rui Cruz,

Publicado:

Boa tarde.

Atendendo ao facto de todos comerem junta Flagyl na comida.

Descongela um bocado de comida e mistura (a olho) 1/10 de comprimido desfeito.

Deixa absorver por uns 15 minutos e dá-lhes a "papar".

Medica em todas as refeições durante uma semana.

Se não notares melhoras medica na àgua (*).

Um abraço.

JPM

* - 2 tratamentos p/dia durante 4 dias.

entre os tratamentos uma TPA de 10 a 20% era bem vinda.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"