Recommended Posts

Publicado

Tenhu notado um estranho comportamento nas minhas novas mollys de véu. Já há alguns dias o casal pos-se numa posicao esquesita:

<cabeca--------cauda«

»cauda--------cabeca>

o macho deu tres pancadas com a cauda na cabeca da fÊmea, depois a fÊmea repetiu, o macho fez a mesma coisa e a fÊmea tambem(enquanto isto se passou eles estavam no mesmo sitio). Nºao consegui ver o final pois tive de me ir embora. Agora a fÊmea está a bicar o macho no seu corpo com alguma intensidade e depois o macho faz o mesmo à femea. Enquanto um faz o outro tenta escapar (os dois iam-se movendo pelo aquario).

Gostava de saber se isto é alguam especie de acasalamento, se é um comportamento noramal ou se é grave.

Obrigado´

Pedro Feijó

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Publicado:

Oie

Realmente esse rito é estranho. Nunca li nem vi nada do genero, mas eu sou apenas uma iniciante. De qualque forma deixo te aqui um resumo do processo de acasalamento das mollys.

- As molinésias podem reproduzir-se em intervalos de 30 a 40 dias, este é o período médio de sua gestação, que também é influenciado pela temperatura da água que quanto mais quente mais rápido é sua gestação.

- No acasalamento, o macho persegue a fêmea, mostra suas nadadeiras bem abertas e a fecundação ocorre internamente com o casal nadando lado a lado e o macho direcionando o gonopódio (órgão copulador) no orifício genital da fêmea, isto tudo é muito rápido. o cruzamento pode ocorrer entre peixes de gêneros iguais mas de espécies diferentes, gerando indivíduos híbridos que não conseguem se reproduzir.

- A fêmea recebe o esperma do macho em seu ventre onde os ovos se desenvolvem. O filhote quando nasce já tem um tamanho satisfatório e é bem esperto, conseguindo alimento e esconderijo, sobreviverá e crescerá. Seu crescimento dependerá de uma boa e variada alimentação (veja mais sobre seus hábitos alimentares na reportagem sobre o molinésia). Por ser um peixe ovovivíparo, a mãe não transfere nutrientes para o feto, portanto uma fêmea adulta bem alimentada não siguinifica filhotes saudáveis. portanto você deve alimentá-los bem após o nascimento, para que não adoeçam e cresçam saudáveis.

- Os alevinos são expelidos normalmente de cabeça e enrolados. Os pais podem devorar em poucos segundos, por isso também é bom que eles sejam bem alimentados, sem exageros (uma boa alimentação não quer dizer muita comida e sim alimentos de qualidade. Leia mais sobre alimentação aqui). Use uma criadeira para abrigar a fêmea prenha durante a gestação, ou mantenha-na em um aquário com muitas plantase esconderijos. Quando uma fêmea vai dar cria ela se isola do grupo de peixes do aquário e sua respiração acelera. Sua cria pode ter de 30 a 80 filhotes dependendo do tamanho da fêmea.

- Após muitas gestações, as fêmeas podem ficar corcundas, por isso sempre observe quando for comprar molinésias para reproduzir. Não se esqueça de alimentá-las bem no período pré-parto, pois precisam de muito cálcio.

- Após o parto, é conveniente que você tranfira os filhotes para outro aquário, para que não sejam ameaçados de serem devorados e ficar sem comida. Uma boa alimentação é escencial para seu desenvolvimento e prevenção a doenças geradas por debilidade do peixe.

Alea jacta est...

Publicado:

OI...

Obrigado, aposto que vai ser útil :wink: . Podes me responder a duas perguntas? de que site tiraste essa informacao? e já agora, sabes como posso saber quando é que a fÊmea vai dar à luz?

obrigado...

Pedro Feijó

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

• 1 mês depois...
Publicado:

Peço desculpa por estar a trazer o topico de volta mas as mollys voltaram a fazer o mesmo ritual e eu gostava de saber se mais alguem sabe alguma coisa disto.

Desde ja obrigado :wink:

Pedro Feijó

Einstein

Publicado:

Olá!

Três perguntas:

1) Qual o tamanho das mollies e do aquário?

2) Neste espaço de tempo já reproduziram (ou pelo menos engravidaram mesmo que tu não tenhas visto os alevins)?

3) Tens a certeza que é macho e fêmea? Não serão dois machos?

Publicado:

Oi...

1) Qual o tamanho das mollies e do aquário? O aqua tem 100 litros com 1 metro de comprimento, as outras não tenho a certeza.

2) Neste espaço de tempo já reproduziram (ou pelo menos engravidaram mesmo que tu não tenhas visto os alevins)? É possivel, também posso ter confundido com alevins de Guppy pois quando notei que a fêmea parecia grávida juntei-a com os guppys, e toda a gente sabe como são os guppys a reproduzir :wink: .

3) Tens a certeza que é macho e fêmea? Não serão dois machos? Visto que são mollys de véu tenho a certeza que são macho e fÊmea, nesta espécie as diferenças são enormes a começar pelo véu em si.

Pedro Feijó

Einstein

Publicado:

Olá

Sendo assim, não encontro justificações para a agressividade entre eles. Encara isso como uma situação normal e exprimenta proporcionar-lhes esconderijos.

Publicado:

Mais esconderijos eles não podiam ter :wink: . Agora eles estao é sempre um atras do outro. Sempre foi o macho atras da femea mas temsido ao contratio ultimamente.

Pedro Feijó

Einstein

Publicado:

Boas

Isso acontece no meu aqua é um dos maus habitos que os molys apanharam nos ultimos tempos, que penso que se irá desenvolver, estão sempre a debicar em tudo à procura de comida.

Axo que eles teem esse comportamento que eu classifico com um catar de parazitas (Tipo dos primatas).

Não demoto contras nesses comprotamentos.

Cumps

Jose Antonio

• 2 semanas depois...
Publicado:

oi...

Esse ritual que explicas aqui as minhas dus calias fazem isso... isso é mau? é bom? (são 2 machos)

Obrigado