Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aqua maternidade de 30 litros com o seguinte setup:

Medidas: 50*20*30

Filtro : Shark 400 - 400 l/h

Termostato : 100 Watts

Areão de Quartzo 5 Kg

Feto de Java

Musgo de Java

Agua:

Temperatura : 27,5/28 º

Ph : entre 6,5 / 7.5 (nunca consegui mantê-lo muito constante ) filtro ? pouca agua ?

TPA's 10 lt por semana

Habitantes ( neste momento nenhum :roll: )

12 molies com 2 dias

06 Platys c/ +/- 1 mês

11 Guppys +/- 3 semanas

Os únicos peixes que consegui "safar" foram os Platys e 2 molies, que quando vi os guppies a flutuar mudei-os para o comunitário.

Já lá tinha criados dezenas de Mollies e raramente me morria um peixe, porque será que de um momento para o outro me morreram os peixes todos.

Quando tirei o areão ele estava muito sujo, assim como a esponja do filtro.

A minha questão é a seguinte:

Qual o setup IDEAL para um Aqua para maternidade?

Areão ou não ??

Plantas ?

O Caudal do filtro deve ser forte ou fraco 400l/h para 30 litros é muito ou está bom?

A temperatura 28º e muito ?

Sal nos TPA's que quantidade ?

Se tiver o agua sem nada dentro (musgo, outra planta ) como evito que a fêmea coma os alevins ?

Já li a mais diversa informação em diversos tópicos, uns a dizer que se deve criar um Biótipo, outros a afirmar que o ideal é o aquário "vazio".

Conto com o vossa colaboração para tentar evitar assistir outra vez a um "espectáculo" destes, acreditem além de bastante desagradável e frustrante.

Um abraço,

Paulo Miranda

Publicado:

Assim de repente não vejo o que possa ter acontecido... a única coisa que me parece "mal" é dizeres que o filtro estava sujo, porque o resto até me parece bastante bem... a última TPA fizeste quando?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Publicado:

bactérias no filtro provavelmente!

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Publicado:

Boas Elsa,

Tudo bem com os teus guppyzinhos?

Provavelmente o mal foi a comida em excesso, por isso a minha questão é melhor o aqua maternidade sem nada, visto ser muito mais facil mante-lo limpo, ou não ?

Um Abraço

Paulo Miranda

Publicado:

Boas

Pelo que li axo que foi os niveis de amonia!

Destes muita comida aos peixes :x !

É melhor dar menos comida que a mais, em cada semana deves deixa-los fazer jejum durante um dia

A variação da alimentação é mais fundamental que a quantidade!

Deves meter nesse aquario duas corys e dois otos ou uns caracois ou até uns camarões!

Quanto menos mexeres no aquario (maternidade) melhor!

Quanto a teres o aquario sem nada ou com plantas depende do teu gosto eu por mim prefiro com muitas plantas especialmente musgo.

Quanto ao sal podes por uma colher de soupa por cada 10 litros de agua.

Quantos aos TPA, só os faço ao fim de um mês/mês e meio.

Cumps

Jose António

Publicado:

Boas a todos,

Obrigado Flecha e José Antonio,

:x Flecha provavelmente serão bateria no filtro, mas como anular isso ?

:) José Antonio, também prefiro ver os aquarios com muitas plantas, mas este é só para os alevins nascerem e crescerem, o problema é o areão para fixar as plantas, estava a pensar em por um tronco com feto de Java e um pouco de musgo mas sem nenhum areão.

Um abraço,

Paulo Miranda