Recommended Posts

Publicado

boas,

tenho umas algas a crescer na minha anubia nas folhas mais expostas à luz,

a alga em questão é esta:

image28ea.jpg

Como a anubia não gosta de muita luz acho que é normal, mas fica bastante feio, a minha duvida o que me pode ajudar a remove-las, com tpas não vai

lá, tenho um Comedor de algas Chinês e caridinas japonicas, mas nem lhes chegam perto. será que os ottos as comem?? o que me aconselham??

Aqui fica uma geral do aqua:

image14ty.jpg

dim - 50x25x25

luz - aqua-glo 14w

aquecimento - 50w

filtragem - filtro externo diy com lã de vidro e ceramicas a 110l/h

não tenho substrato fertil

fertilização - 1 gota por dia de plantamin (não sei se é sufeciente)

estou a pensar meter co2 a bombar, mas não sei se vale a pena com a iluminação que tenho. o que acham??

obrigado

João Mauricio

Publicado:

sim, mete CO2 nisso faz a receita caseira que anda ai no forum... as plantas começam a tirar mais nutrientes da agua e ajudam a definhar as algas... quanto aos ottos, não sei, nunca tive... mas plo que o pessoal fala, sim eles limpam com elas...

Publicado:

Boas!

Bem... Há algas muito difíceis de irradicar... Pela foto as algas que estão a surgir na tua anúbia parecem-me as filamentosas e essas são das piores. Mesmo que tu consigas equilibrar o nutrientes e a luz para que as plantas cresçam bem e entrem em competição com as algas estas como parece que retiram nutrientes directamente das folhas e caules vão resistir... Não conheço nenhum animal seja ele peixe, crustáceo ou molúsculo que coma as filamentosas (se bem que possa existir eu apenas desconheço). Eu já tive um aquário repleto de filamentosas e consegui quase livrar-me de-las em pouco tempo fazendo o seguinte:

1º - Coloquei um resina que absorve fosfatos e nitratos no filtro

2º - Desliguei as luzes durante 2 dias consecutivos

3º - Retirei a resina e adicionei mais co2 caseiro

Neste momento e após 2 semanas as filamentosas estão reduzidas a "esqueletos" moribundos....

Uma sugestão final, se as algas que mencionas estiverem circunscritas a apenas algumas folhas coloca papel de alumínio nessas folhas e aguarda 2 dias, de seguida faz 1 dia sem papel de alumínio e repete até veres que as algas desapareceram. Desta forma as algas vão acabar por consumir as suas escassas reservas e a folha não chega a necrosar.

P.S.: Alguns membros mencionaram uma forma de combate que eu não cheguei a testar. Adicionaram K através de uma solução caseira de Sulfato de K que eleva a concentração de k até pelo menos 1 ppm (acho que seria essa a concentração). Como N P e K são os macronutrientes das plantas, ou seja aqueles que elas utilizam em maior quantidade, ao adicionar K favorece o crescimento das plantas e o consumo de N e P que são essenciais às plantas...

Espero ter ajudado em alguma coisa....

Publicado:

oi

eu tinha dessas algas ate que comprei alguns siamensis, uiuuuuuuuui

tas a ver tipo o aqua todas as plantas tavam atacadas e os vidros, agora so um bocadinho aqui e ali, mas ainda so estao a 4 dias.

gallery_26293_1342_184.jpg