Pedro Pacheco Publicado: Fevereiro 24, 2006 Publicado: Fevereiro 24, 2006 Olá Lembrei hoje este sistema, visto muitas vezes no reefcentral. http://www.oceansmotions.com/ Não sei até que ponto pode interessar este sistema. Apenas mais uma opção. Abraço Pedro Pacheco www.coralfrags.org
João M Monteiro Publicado: Fevereiro 24, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2006 Olá Pedro, Obrigado pelo teu continuado interesse neste post. Esses modelos são interessantes (já conhecia alguns), mas têm o problema de ser demaisado "visiveis" no aquário. Queria que não ficasse nada à vista. AbraçosJoão M Monteiro
Pedro Pacheco Publicado: Fevereiro 24, 2006 Publicado: Fevereiro 24, 2006 Olá João Fica tão visivel como o Squid, é para ficar por baixo do aquário. http://www.oceansmotions.com/SCWD-Squirt.jpg Abraço Pedro Pacheco www.coralfrags.org
João M Monteiro Publicado: Fevereiro 24, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2006 Ops... então percebi mal. Pensei que eram as saídas do inflow dentro do aquário (pelo menos o Revolution é, não é ?) Assim sendo, vou ver melhor AbraçosJoão M Monteiro
Pedro Costa Publicado: Março 1, 2006 Publicado: Março 1, 2006 Tenho uma bomba dessas da Tunze a fazer retorno, e o silêncio não é o seu melhor atributo. Por outro lado a saída e entrada da bomba é feita atravès de um tubo de 50mm, o que me parece que para ligares a uma squid, vais ter que estrangular muito e assim perder muita eficácia na bomba.
João M Monteiro Publicado: Março 1, 2006 Autor Publicado: Março 1, 2006 Pedro, És o primeiro a dizer que usa uma bomba destas (Tunze Master Electronic 1073.090, certo ?), o que é muito importante para mim, porque até agora só tinha especificações técnicas e nenhum registo do funcionamento "ao vivo". Não é mesmo silenciosa ? É que essa questão é relevante... Por outro lado, no site da Tunze, referem que a a entrada e saída tem 1"1/2. Tens a certeza dos 50 mm? AbraçosJoão M Monteiro
Pedro Costa Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Sim tenho a certeza dos 50mm, quando quiseres ver é só combinar!
João M Monteiro Publicado: Março 2, 2006 Autor Publicado: Março 2, 2006 Pedro, Desde já te agradeço o convite. Enviei mp para se combinar AbraçosJoão M Monteiro
Hugo RSF Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Sou um ferveroso adepto dos SQUID's. Acho dos maiores "zingarelhos" algumas vez inventados neste ramo. Tudo o que possa evitar electricidade, quanto a mim, é de usar. Neste momento tenho apenas um squid no meu aquário mas já tenho mais 2 na caixa para usar no meu novo aquário e se puder ainda compro mais. Os oceanmotions têm o "grande" problema de não serem nada baratos, o que é uma pena, porque também consomem uma ninharia. Não nos podemos esquecer que a previsão de aumento da electricidade para o ano que vem é de 15%, o que significa que um aquário que custe este ano 100€/mês, passara a custar + 15€. Para vocês não sei, mas 15€/mês é muito dinheiro para mim. É um coral de 3 meses em 3 meses. Julgo que normalmente nunca contabilizamos o preço de manutenção de um aquário e se calhar depois há dissabores. Eu pelo menos nunca o tinha feito de uma forma realista e agradeço ao Diogo ter-me "aberto" a pestana quando tomou realidade do que gasta mensalmente só em luz o aquário dele. Foi por isso que fiz um excel para estimando os custos de um aquário e assim poder escolher em consciência o tamanho do meu próximo aquário. Isto para reforçar que um SQUID é um aparelho que para além de tudo o mais: Não gasta qualquer electricidade Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
João M Monteiro Publicado: Março 3, 2006 Autor Publicado: Março 3, 2006 Boas, Estou em fase de revisão de alguns aspectos do projecto inicial, em boa parte graças aos contributos que tenho recebido da vossa parte, que volto a agradecer. A principal questão prendia-se com o facto de pretender usar uma bomba de retorno de forte caudal e haver o risco de os outflows e dimensão da sump não o suportarem (o que teria como consequência poder "secar" a sump e ter um "overflow" no aquário - nada agradável...). Assim, e tendo em conta que o aquário tem 4 furos, 2 de 43 mm e 2 de 32mm, estou a considerar o seguinte: 1 - usar 3 furos como outflow (os 2 de 32mm e um de 43 mm) e apenas um (de 43 mm) como inflow - em vez de 2x2 como inicialmente referi; 2 - aumentar a sump 160 para 270 litros (valores brutos), mudando o refúgio para outro local, que assim será um refúgio superior com cerca 98 lts (também brutos) - terei amanhã reunião com o empreiteiro, para ver se esta hipótese é viável. Seria um aquário triangular, colocando num canto a cerca de 1,9 m do chão e assente em perfis metálicos, para melhor aproveitamento do espaço, que não é muito. Terei também, provavelmente, que roubar 10 a 20cms à sala. 3 - como ainda não estou 100% decidido quanto à bomba de retorno, vou usar uma emprestada (Pentair "quiet one" de 6.000 lts/h) durante algum tempo. Depois disso, vejo se mantenho essa capacidade ou a aumento para 8.500-9.000. Junto uns bonecos, ainda que não estejam à escala (mas penso que deve dar para ter uma ideia). Esquema geral actualizado Bastidores (visto de cima) Circulação Por ora, é isto. Espero na próxima semana poder confirmar estas alterações AbraçosJoão M Monteiro
Pedro Pacheco Publicado: Março 4, 2006 Publicado: Março 4, 2006 Olá João Tomei a liberdade de fazer um desenho a escala. Acho que é assim que fica, o refúgio tem C99xL70xD121.24 No refúgio acho que podias tirar o bico e colocar uns vidro com 6cm+/- para fazer as ligações ao aquário. Algo deste género. Ou caso seja possivel assim Abraço Pedro Pacheco www.coralfrags.org
João M Monteiro Publicado: Março 6, 2006 Autor Publicado: Março 6, 2006 Olá Pedro, Obrigado pelas dicas, que queria comentar: 1. devo ter-te induzido em erro com as medidas, mas como refúgio terá apenas 70cms de lado (catetos), acabará quase à face do aquário (a parede tem 1,55m e o aquário 0,73, tendo por isso +/- 80 cms disponíveis); 2. Para fazer as ligações ao aquário, estava a pensar ou furar o vidro da frente do refúgio (no canto superior direito) ou mesmo o do lado direito se conseguir colocar um passa-muros nos 10cms de diferença entre o refúgio e a parede (talvez seja demasidado apertado). 3. Um refúgio como o que sugeres, não dá, por várias razões. A mais forte é a ausência de apoio, uma vez que a parede da frente do aquário (à esquerda no desenho) será em mdf hidrófubo (penso que é este o termo). Entretanto já tive reunião como empreiteiro e espero o orçamento. Vamos ver se dá... AbraçosJoão M Monteiro
Pedro Pacheco Publicado: Março 6, 2006 Publicado: Março 6, 2006 Olá João Porque não usares uns L como o Diogo Lopes teve que usar para suportar o aquário dele, desta forma não é necessário as paredes laterais ou então um "móvel" em ferro como os que se usa para os aquários mais alto em que futuramente podias usar o espaço por baixo para outros equipamentos ou simplesmente como "armazém" para todos os produtos e acessórios do aquário. Bem... já estou a me intrometer vezes a mais no teu projecto... daqui a pouco sou o chato!!! Abraço Pedro Pacheco www.coralfrags.org
João M Monteiro Publicado: Março 6, 2006 Autor Publicado: Março 6, 2006 Pedro, Longe de seres "o chato". Tens sido extremamente útil, como tenho vindo a dizer. Das várias hipóteses que estudei com o empreiteiro, a mais viável é a que referi acima: 3 perfis metálicos a cruzar o canto, fixos nas duas paredes (que felizmente são mestras) a sustentar o refúgio, em triângulo. É que, por baixo, ainda vou ter a torneira e o esgoto e um bidon de 110 ou 220 lts para fazer/armazenar água salgada....O espaço é muito pequeno, mas vai caber tudo ! (espero...) Mais que isto, ou é demasiado complicado ou demasiado caro (normalmente, ambas as coisas) AbraçosJoão M Monteiro
Recommended Posts