Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou a fazer o projecto do meu novo aquário, embora seja só para montar lá para meio do ano (depois da escritura da compra da casa onde vai ser instalado) e gostava de contar - também - com os vossos contributos.

Há coisas que já defini, outras que ainda estão em aberto, como verão.

Então, é assim:

Data prevista para a montagem: Maio/Junho 2006

Localização: Lisboa. A fazer uma parede da sala (à face, só com uma frente). Vou sacrificar a despensa e fico com uma sala de máquinas de 4m2.

Tipo: Recife, maioritariamente de SPS´s, (zona central) embora com moles e LPS´s (zonas laterais) do meu aqua actual

Aquário: - definido; era de um amigo

Medidas exteriores de (cms) 200x55Ax73L, em vidro de 12mm, com travas francesas e 3 travamentos centrais. Medidas úteis de 197,6x51,8x71,6 cms. Cerca de 725 litros.

2 colunas secas triangulares aos cantos, cada uma com um outflow e um inflow

Sump - a ajustar

Medidas exteriores de 135x50x40, feita a partir de um antigo aquário meu. Vai incluir um refúgio (num canto) com aproximadamente 100 lts. Nota: não tenho possibilidade de fazer refúgio superior (mas não estou muito preocupado com isso)

Substracto

Refúgio: DSB: 12 a 15 cms

Aqua: SB: 3 a 5 cms

Rocha Viva

120 a 150 kgs

Iluminação - a definir

Opção A: 4x150 HQI + 4x80w/ou/54w T5 (2 de 6.500K e 2 actínicas) - total de 816 ou 920w; - preferida

Opção B: 2X150 HQI (cantos) + 4x80T5 + 4/ou/6x54w T5 (1/2 de 6.500k e 1/2 actínicas) - total de 836 ou 924w

Circulação - definida

Turbelle kit TS24: 2 x Turbelle 6100 (4 a 12.000 lts/h) ligadas a multicontrolador

Retorno .- a definir

Bomba exterior de 4 a 5.500 lts/h (a definir), ligada a SCWD

Aquecimento/refrigeração

Uns 3x300w / A/C na sala de máquinas

Escumador - a definir

Provável: Schuran Jetskim 200 - para aquas até 2.000 lts;

ou

H&S / Deltec ...

Reactor de Kalk - a definir

DISE (?)- do it ...somebody else, que eu não tenho jeito, em repositor automático de água de osmose com aprox. 100 lts.

Reactor de Cálcio - a definir

Provável: Schuran Jetstram 1

Esquemáticos:

Aqua+sump

Pic_7437_1.jpg

Iluminação

Pic_7437_2.jpg

ou

Pic_7437_3.jpg

Circulação

Pic_7437_4.jpg

Fico a aguardar comentários, sugestões e críticas

Abraços
João M Monteiro

• Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Olá João,

Excelente projecto! Aliás, outra coisa não seria de esperar!

Nota: não tenho possibilidade de fazer refúgio superior (mas não estou muito preocupado com isso)

Apenas uma sugestão de quem tem os dois!!! Posso estar enganado mas não terás espaço na despensa por cima do aqua? Podes fazer um refúgio com 150x30x35 cm em cima do aqua com água a entrar de um lado e sair do outro que em termos de microvida seria um bom aliado para o sucesso desse reef! Com estas dimensões bastam umas poleias na parede para o sustentar!

Iluminação Opção A: 4x150 HQI + 4x80w/ou/54w T5 (2 de 6.500K e 2 actínicas) - total de 816 ou 920w

Prefiro claramente a primeira. Estou a partir do principio que vais fazer uma DSB, pois se assim não for, optaria por focos de 250W

Retorno .-

Optaria claramente por uma Iwaki ou uma Deltec - tens as duas com caudais próximos dos objectivos que propões. Um caudal dessa ordem será o ideal para o volume que apresentas e qualquer uma das bombas faz efectivamente isso, mesmo com a altura que tem que percorrer.

Como curiosidade, posso dizer-te que a minha Iwaki de 4500 litros/hora faz com que à saída nos dispersores saia quase tanta água como a que saía com as duas Eheim 1260!!! :lol::P

Escumador - a definir

ou

H&S / Deltec ...

Ouvi dizer (de alguém respeitável na nossa praça!!) que os Schuran eram muito bons. Fico com a dúvida se serão tão bons como os H&S ou Deltec...

Parabéns pelos esquemas!

Abraço,

Diogo

PS - Forreta - tens essas ideias ainda um pouco baralhadas!!! :o:o

Publicado:

Depois de ver mais atentamente o esquema verifiquei que em termos de segurança é bastante melhor como está ! E só assim funcionaria o Scw..

As ideias baralhadas tem a ver com o pensamento que vou matar as aiptasias quando chegar a casa lol :lol::P

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Publicado:

Tinha-me esquecido do substractos e da RV, que já acrescentei

Amanhã respondo aos V. comentários com mais calma

Diogo, refúgio por cima não vai dar mesmo: a parede da frento aqua será de contraplacado marítimo; atrás há uma janela. Só se fizesse uma viga a toda a largura da sala de máquinas, mas aí ou colide com a iluminação ou fica a partir de 2,20m do chão. Náo é prático....

Amanhã discutimos melhor e com mais calma

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Como o Diogo referiu, se não fizeres DSB podes pôr 2 HQI 250W pelo menos no meio (se vai ser esta zona predominantemente de SPS's) e assim talvez já não precisasses das T5 6500K, podias pôr só 1 actínica à frente e outra atrás, mas isso depende do que quiseres fazer com o sitema de iluminação e se queres simular a nascer e o pôr do sol...

Publicado:

Boas,

Agora com mais calma:

Olá João,

Excelente projecto! Aliás, outra coisa não seria de esperar!

Obrigado Diogo, vais poder acompanhá-lo de perto com facilidade porque vamos ser praticamante vizinhos.

Posso estar enganado mas não terás espaço na despensa por cima do aqua? Podes fazer um refúgio com 150x30x35 cm em cima do aqua com água a entrar de um lado e sair do outro que em termos de microvida seria um bom aliado para o sucesso desse reef! Com estas dimensões bastam umas poleias na parede para o sustentar!

Como já escrevi no meu último post, um refúgio por cima do aquário seria muito pouco funcional, pelas razões que indiquei.

Também como disse, da forma como pretendo montar o refúgio, este vai ficar relativamente independente da sump, podendo controlar a movimentação dentro do refúgio e, inclusivamente, "desligá-lo", sempre que queira. Não é exactamente um refúgio inserido na sump, como tens o teu inferior.O único inconveniente em relação a um refúgio superior é o facto de a água saída do mesmo ter que passar pela bomba de retorno, mas não me parece que tal seja tão mau como se pinta. A velocidade é tao grande e a microvida tão...micro, que "efeito passe-vite" será quase inexistente.

Diogo e Nuno Mendes

Iluminação Opção A: 4x150 HQI + 4x80w/ou/54w T5 (2 de 6.500K e 2 actínicas) - total de 816 ou 920w

Prefiro claramente a primeira. Estou a partir do principio que vais fazer uma DSB, pois se assim não for, optaria por focos de 250W

Não farei exactamente uma DSB no aqua principal, porque é relativamente baixo. A minha ideia é uma SB a rondar os 5cms,podendo eventualmente ir aos 7-8. No refúgio, sim, terei naturalmente uma DSB com 12 a 15 cms, usando a maior parte do substracto do meu aqua actual.

Sendo assim e como o aqua tem, até às travas cerca de 52 cm, ficarei com cerca de 45cms de coluna de água. Penso que as HQI 150 farão bem o serviço, porque como terei 4 - consequentemente iluminação bem distribuída por todo o aqua - as posso colocar relativamente perto da água. Por outro lado, estariam combinadas com 4x80 (ou 54) T5´s

A questão que levanta o Nuno Mendes, de ter 250 nos 2 focos do centro (para SPS´s) e 150 nos dois laterais (para os outros), prescindindo de uma das calhas T5 é interessante e a ver.

Mas tenho dúvidas (ainda) que seja melhor ter 1xHQI 250 do que a combinação 1xHQI 150 + 1xT5 80.

É assunto a debater, avaliando também os custos envolvidos (projectores, lâmpadas e consumo).

Voltando aos comentários do Diogo,

Retorno .-

Optaria claramente por uma Iwaki ou uma Deltec - tens as duas com caudais próximos dos objectivos que propões. Um caudal dessa ordem será o ideal para o volume que apresentas e qualquer uma das bombas faz efectivamente isso, mesmo com a altura que tem que percorrer.

Como curiosidade, posso dizer-te que a minha Iwaki de 4500 litros/hora faz com que à saída nos dispersores saia quase tanta água como a que saía com as duas Eheim 1260!!! :roll:  :roll:  

Deltec e Iwaki são 2 excelentes bombas e com um consumo...agradável. Aliás, a tua...ainda é hipótese, ehehe

Escumador - a definir

ou

H&S / Deltec ...

Ouvi dizer (de alguém respeitável na nossa praça!!) que os Schuran eram muito bons. Fico com a dúvida se serão tão bons como os H&S ou Deltec...

Também tenho ouvido tão boas referências - e visto tão bons resultados -que o Schuran é a uma forte possibilidade.

Parabéns pelos esquemas!

Este é o maior elogio. Como sabes sou um nabo com estas coisas e só me safei no powerpoint imaginando que estava a preparar esquemas para uma conferência de planeamento fiscal :wink::lol:

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Olá João,

Aproveito mais uma vez para te dar os parabéns por este projecto!

Se me permites alguns conselhos:

O único inconveniente em relação a um refúgio superior é o facto de a água saída do mesmo ter que passar pela bomba de retorno, mas não me parece que tal seja tão mau como se pinta. A velocidade é tao grande e a microvida tão...micro, que "efeito passe-vite" será quase inexistente.

Discordo completamente, a bomba vai arrasar a microvida antes desta chegar ao aquário. Este detalhe fundamental irá impedir que o teu refúgio funcione como tal impedindo dessa forma a alimentação natural dos corais e peixes. Não sendo possível a sua colocação acima do aquário principal aproveitava esse aquário para filtro de macroalgas ou aq. de propagação de corais.

Não farei exactamente uma DSB no aqua principal, porque é relativamente baixo. A minha ideia é uma SB a rondar os 5cms,podendo eventualmente ir aos 7-8.

Qual a granulometria do substrato que vais utilizar? Esta questão faz-me lembrar o A. Calfo: "The plain truth of the matter is that the actual depth is all that matters and sufficient product must be added to achieve system goals. Sand between 1/2" (1,3cm) and 3" (7,6cm) is not deep enough to reduce nitrate and yet too deep to be fully aerobic. In my opinion, it is a recipe for disaster..."

Sendo assim e como o aqua tem, até às travas cerca de 52 cm, ficarei com cerca de 45cms de coluna de água. Penso que as HQI 150 farão bem o serviço, porque como terei 4 - consequentemente iluminação bem distribuída por todo o aqua - as posso colocar relativamente perto da água.

150W é pouco porque o teu aquário tem 70cm de largura e como tal o meu conselho é no sentido de optares por 250W. Encara o facto do aquário ser baixo para poderes ter a iluminação mais intensa em vez de esta ser a desculpa para colocar apenas 150W. Aqui falo por experiência própria porque tenho também um aquário com 70cm de largura (apenas com 30cm de altura) iluminado com 3 x 150W. No meu caso este aquário destina-se a corais moles e não SPS's.

Abraço.

Publicado:

Olá,

Obrigado Diogo, vais poder acompanhá-lo de perto com facilidade porque vamos ser praticamante vizinhos.

Excelente - isso quer dizer que já decidiste pela casa!

Deltec e Iwaki são 2 excelentes bombas e com um consumo...agradável. Aliás, a tua...ainda é hipótese, ehehe

Não sei a qual "minha" te referes, mas se é a que estou a vender, o seu caudal é manifestamente pouco para o objectivo.

Concordo com a análise do Ricardo e não tinha visto as coisas assim! De facto com 70 cm de profundidade, para teres luz em todo o aqua terás qie elevar bastante as luzes o que só por si fará com que, na minha opinião necessites de 250W.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas, Ricardo,

Os teus conselhos são sempre bem-vindos, como sabes.

O único inconveniente em relação a um refúgio superior é o facto de a água saída do mesmo ter que passar pela bomba de retorno' date=' mas não me parece que tal seja tão mau como se pinta. A velocidade é tao grande e a microvida tão...micro' date=' que "efeito passe-vite" será quase inexistente.[/quote'']

Discordo completamente' date=' a bomba vai arrasar a microvida antes desta chegar ao aquário. Este detalhe fundamental irá impedir que o teu refúgio funcione como tal impedindo dessa forma a alimentação natural dos corais e peixes. Não sendo possível a sua colocação acima do aquário principal aproveitava esse aquário para filtro de macroalgas ou aq. de propagação de corais.[/quote']

Aqui...não estamos de acordo.

Acho que não vai arrasar a microvida. Basta olhar para o interior de uma bomba e pensar no tamanho dessa microvida. Não me parece que chegue lá cima em papa. Acho que a maior parte dos bicharocos vão chegar tontos, mas vivos.

Os que forem em papa (penso que poucos, repito), também serão alimento aproveitável pelos corais e peixes: Se lhes damos alimento morto e liofilizado, este não será melhor ?

O refúgio também será, naturalmente, filtro de macroalgas e, provavelmente, xenias.

Não farei exactamente uma DSB no aqua principal' date=' porque é relativamente baixo. A minha ideia é uma SB a rondar os 5cms,podendo eventualmente ir aos 7-8.[/quote']

Qual a granulometria do substrato que vais utilizar? Esta questão faz-me lembrar o A. Calfo: "The plain truth of the matter is that the actual depth is all that matters and sufficient product must be added to achieve system goals. Sand between 1/2" (1' date='3cm) and 3" (7,6cm) is not deep enough to reduce nitrate and yet too deep to be fully aerobic. In my opinion, it is a recipe for disaster..."[/quote']

Esse comentário do Calfo é muito pertinente.

Com vês nas minhas referências no 1º post. Coloquei um substracto de 3 a 5 cms no aqua principal. Depois admiti que possa ir até aos 7-8 no máximo. Chamei a isto apenas SB e não DSB, que ficará no refúgio (com 12 a 15 cms).

Esta questão ainda não está totalmente definida. Não quero "bare bottom"; quero algum substracto. Queria evitar grandes trabalhos de aspiração..

Penso que se for para uma granulometria maior, posso reduzir a quantidade que o subsracto não voa, mas tenho mais manutenção; se for para uma granulometria menor, acontece o inverso

Pelo que no que se refere a uantidade exacta e granulometria, aceito todas as opiniões.

Sendo assim e como o aqua tem' date=' até às travas cerca de 52 cm, ficarei com cerca de 45cms de coluna de água. Penso que as HQI 150 farão bem o serviço, porque como terei 4 - consequentemente iluminação bem distribuída por todo o aqua - as posso colocar relativamente perto da água.[/quote']

150W é pouco porque o teu aquário tem 70cm de largura e como tal o meu conselho é no sentido de optares por 250W. Encara o facto do aquário ser baixo para poderes ter a iluminação mais intensa em vez de esta ser a desculpa para colocar apenas 150W. Aqui falo por experiência própria porque tenho também um aquário com 70cm de largura (apenas com 30cm de altura) iluminado com 3 x 150W. No meu caso este aquário destina-se a corais moles e não SPS's.

Aqui tenho que considerar muito bem o factor custo. Atenção que quando penso em HQI 150, estou sempre a considerá-las combinadas com T5´s, 2 à frente e 2 atrás. Isso significa ter entre 516 e 620w (consoante use T5´s de 54 ou 80w) de luz na zona central do aquário (ver a Opção A de iluminação). Não me parece curto.

Mas ainda admito alterar para 2x250HQI + 2 54ou80 T5, nessa zona central. É uma quesão de avaliação de custo.

Nas zonas laterais a opção 2x150HQI é para manter.

Abraços
João M Monteiro

Publicado:
Excelente - isso quer dizer que já decidiste pela casa!

Decidi, mas não é a que te tinha falado anteriormente. É outra, na P do Areeiro.

Não sei a qual "minha" te referes, mas se é a que estou a vender, o seu caudal é manifestamente pouco para o objectivo.

Tinha ideia que a tua era de 4.500 lts/h

Concordo com a análise do Ricardo e não tinha visto as coisas assim! De facto com 70 cm de profundidade, para teres luz em todo o aqua terás qie elevar bastante as luzes o que só por si fará com que, na minha opinião necessites de 250W.

Como disse acima, acho que se estão a esquecer das T5´s...

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Olá,

Tinha ideia que a tua era de 4.500 lts/h

A que tenho a funcionar é de 4500 litros, mas pensava que estavas a falar da que estava a vender, que é de 1920 l/h

Como disse acima, acho que se estão a esquecer das T5´s...

Pois... ainda assim, como sabes não sou grande apologista de T5 como iluminação principal!!! :x:)

Abraço,

Diogo

Publicado:

A que tenho a funcionar é de 4500 litros, mas pensava que estavas a falar da que estava a vender, que é de 1920 l/h

ok, confundi as duas.

Pois... ainda assim, como sabes não sou grande apologista de T5 como iluminação principal!!! :x  :)

Eu acho que conjugadas com HQI´s são uma boa opção. E os resultados estão à vista em muitos aquários.

Nesse pressuposto, ainda defendes a necessidade de HQI´s 250 ?

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Oi João,

Desculpa insistir mas acho que não estás a analisar bem a questão da iluminação, estás a fazer os cálculos por baixo e não a pensar nas cores excelentes que os SPS que queres poderão vir a desenvolver se a tua opção recair na escolha de 4 projectores de 250W para teres o aquário bem iluminado. As T5 utilizas como actínicas!

Em relação à questão do "refúgio" os microrganismos de que falamos têm exosqueletos sensíveis que não suportam a passagem pelas bombas, acção das pás da turbina ("impeller") e mesmo a pressão de água.

Quanto à escolha da bomba de retorno Deltec vs. Iwaki optaria pela Deltec que está um passo à frente. Já vi algumas bombas de ambas as marcas a funcionar e a Deltec é mais silenciosa, mais compacta e permite variação de caudal. Atenção à escolha do débito da bomba, não confundas passagem pela sump com circulação interna no aquário!

Queremos fotos do futuro local do aquário!!!

Abraço.

Publicado:

Boas Ricardo,

Até agradeço que insistas com essa convicção, porque como disse anteriormente, há várias questões ainda em aberto.

Agora...4x250 HQI + T5´s actinicas + bomba retorno Deltec ( ou Red Dragon...) é muito bonito, mas eu (ainda) não ganhei o euromilhões... e, por enquanto, tenho que racionalizar o orçamento. Talvez na 2ª feira possamos falar outra vez sobre isso..

Mais a sério: não excluo a hipótese de 2x250 HQI ao centro, reduzindo as T5´s de 4 para 2. As HQI´s das laterais serão de 150w.

Mas também acho que vocês estão a menosprezar T5´s.

Continuo a preferir manter HQI´s, especialmente pelo efeito na água e redução do número de lâmpadas, mas reconheço enormes qualidades e eficiência nas T5´s.

E acho uma combinação equilibrada entre as 2 uma boa solução. Talvez a melhor.

Quanto ao refúgio, sinceramente não estou a ver como o colocar por cima do aquário, a menos que reduza significativamente o tamanho do mesmo. E mesmo assim...

Para dar uma ideia do espaço da sala de máquinas (ainda não tenho fotografias):

Área: 4 m2 (2,55x1,30+vão de janela). Tem cerca de 3 m de altura +/-

Colocado e centrado o aquário, fico com 60 cms livres atrás do memso e 25 de cada lado. Portanto, atrás...não dá, senão não consigo fazer a manutenção (como sabes, não sou propriamento magro...).

Mesmo por cima do aquário (ideia avançada pelo Diogo) - com a iluminação também não sobra muito espaço. Além de que a parede do vidro frontal do aquário será de contraplacado marítimo, pelo que também não serve de apoio.

Talvez o empreiteiro me arranje uma solução, mas duvido muito

Abraços
João M Monteiro

Publicado:
Agora...4x250 HQI + T5´s actinicas + bomba retorno Deltec ( ou Red Dragon...) é muito bonito, mas eu (ainda) não ganhei o euromilhões...

Red Dragon, quem é que falou em Red Dragon?!... Deltec é que é!!! Como faltam ainda muitos meses para a montagem definitiva do aquário ainda dá tempo para investires primeiro no Euromilhões, nunca se sabe! Sou a favor de montagens definitivas e sempre com o melhor equipamento para criar as melhores condições de vida aos futuros habitantes. Se queres cortar no orçamento não montes já o refúgio e investe numa boa iluminação e na bomba de retorno. Este aspecto é importante salientar e muitas vezes as pessoas que querem ter aquários grandes não percebem isto: o orçamento para a montagem de um aq. de 2m é bastante bastante superior ao da montagem de um nano-reef. Ter um aq. de 2,3 ou 4m é a parte fácil, o equipamento necessário, a iluminação, a quantidade de rocha viva e o substrato é que pesam no orçamento.

Quanto às T5 partilho da opinião do Diogo.

Publicado:

Boas Ricardo,

o orçamento para a montagem de um aq. de 2m é bastante bastante superior ao da montagem de um nano-reef. Ter um aq. de 2,3 ou 4m é a parte fácil, o equipamento necessário, a iluminação, a quantidade de rocha viva e o substrato é que pesam no orçamento.

Isto para mim é evidente.

A questão não é cortar, é racionalizar. São conceitos completamente diferentes.

E das Red Dragon, se ninguém falou... falo eu.

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Boas,

Vou começar a analisar a questão das bombas de retorno (a ser usada exteriormente), considerando 3 factores: custo; consumo; fiabilidade.

O caudal rondará os 5000 lts/h (valor indicativo; não rígido).

Feita uma pequena busca, em diversos sites à procura das melhores ofertas, pré-seleccionei as seguintes bombas:

Cat. 1: custo inicial mais baixo; consumo alto; fiabilidade boa

Hailea HX 6550

Preço: € 81,50

Caudal: 5.580 lts/h; Potência: 200w

Cat. 2: custo inicial médio; consumo médio; fiabilidade boa

Ocean Runner 6500

Preço: € 150 + portes ou € 190 em Portugal

Caudal: 6.500 lts/h; Potência : 115 w

Cat. 3 :custo inicial alto; consumo mais baixo; fiabilidade mto boa

Iwaki MD40RXM

Preço: € 327 + portes

Caudal: standard 47 l/m (2.820 lts/h); máximo 75 l/m (4.500 lts/h)

Potência: 70 w

Red Dragon 4.500

Preço: € 354 + portes;

Caudal 4.500 lts/h; Potência: 48 w

Fico a aguardar as vossas opiniões para estas bombas de retorno - ou outras que queiram indicar -, na perspectiva do melhor investimento, considerando os 3 factores acima enunciados (ou outros que também julguem relevantes).

p.s.: Ricardo, não encontrei Deltec a menos de €600

_______

Editei para corrigir, porque entretanto me falaram de um site inglês que tem Deltec´s mais baratas (não sei ainda se enviam para Portugal). Fui ver e encontrei esta que a acrescento à lista:

Deltec HLP 4040

Preço: £ 225 (€ 328) + portes ;

Caudal 4.500 lts/h; Potência: 60 w

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

ola

Se nao considerar o preço é facil a escolha entre as 2 mais caras, agora se considerar o preço uma das mais baratas :roll::roll:

abraços

• 5 semanas depois...
Publicado:

Olá João,

Excelente projecto e bem vindo ao clube dos 2 m ;)

Vou dar a minha opinião relativamente às bombas ignorando o preço (eu sei que o preço é importante mas...):

- Hailea - sem opinião tirando o facto que sairá muito cara a longo prazo devido ao consumo exagerado.

- Ocean Runner - na minha opinião, para esquecer. A não ser que não te importes de ter que substituir periodicamente o rotor da bomba (e olha que são caros)

- Iwaki - uma das boas opções a considerar. Duram uma vida.

- Red Dragon - do que sei tem boas referências. Outra boa opção.

- Deltec - excelente. Tenho uma HLP 5250 e nunca pára e não se ouve um único som, como se não estivesse lá. Bastante económica dada a enorme potência.

Abraços e vai actualizando.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Olá João

Obrigado.Vamos ver se isto continua a evoluir bem.

Quanto às bombas de retorno, estou entusiasmado, na relação qualidade/preço/capacidade das novas (para mim, pelo menos) Tunze de recirculação de 9.000 lts/h.

É, neste momento, a mais forte hipótese em consideração.

Fazendo uma actualização, em face do está, agora, em cima da mesa:

Iluminação: 4x150 HQI a 10.000k + 3x80 T5 (2 de 20.000k e 1 de 6.500). A iluminação dos cantos será só com as HQI, no centro HQI+T5

RV: 150 a 200 kgs (+/- 60-70 do meu actual aqua)

Substracto: 7-8 cms sugarsize

Circulação: Kit Turbelle TS24 (2 x 6.100 c/ multicontrolador 7095) -já chegaram ;)

Retorno: a Tunze acima referida, ligada em squid e acabando divida em 6-8 saídas à superfície (3-4 a "varrer" da frente do aqua para trás e vice-versa. O Squid fará com que funcionem alternadamente).

Escumador: Schuran jetskim 200

Reactor Kalkwasser: Deltec 500s (ideia um pouco megalómana, mas que garante muita autonomia para o sistema) ou Deltec 500

Reactor Cálcio: Schuran jetstream 1

Por ora...é isto

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Olá João

Parabéns pelo projecto, mais um belo aquário a ser montado em Portugal cheers

Quanto a Bomba de retorno o que te levou a optar pela tunze em relação as outras?

Andei a procura de alguma informação e pelo que encontrei o preço é dentro do preço das melhores marcas com menor consumo. Mas o consumo da bomba da tunze é muito superior, tudo bem que tem +/- o dobro do fluxo mas mesmo assim achas que é necessário teres um retorno de 8300l/h?

=-infoxunter051"]http://www.tunze.com/149.html?&L=1&C=PT&us...=-infoxunter051

Pumping capacity: 8,300 l/h (2,190 US gal./h)

Energy consumption: 120 W

Continua a partilhar

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Publicado:

Olá Pedro,

Tenho pensado muito sobre esta questão da bomba de retorno.

A questão fundamental tinha a ver com a existência, ou não, de um "caudal ideal" para a bomba de retorno vs possibilidade de aumentar a circulação do aqua usando, também, esta bomba. Como verás no esquema, terei as turbelle nos dois extremos maiores do aquário (lado-lado) e o retorno (ligado em squid) a fazer frente-trás (no desenho que anexei só está um tubo asssim; serão 2 iguais)

A bomba de retorno será exterior.

De entre as várias teses (i) igual à bomba do escumador, (ii) por volta de 5x a capacidade deste última ou (iii) pode/deve ser aproveitada como aumento de cirulação, considerava que esta última era a mais ajustada, mas tinha ainda algumas dúvidas.

Tirei-me de cuidados e aproveitando a ida de um amigo a Madrid ao encontro/congresso deste mês que sabia ia estar com o A. Calfo, "encomendei-lhe" esta pergunta.

A opinião dele é que a bomba de retorno deve ser tão potente quanto necessário para não ser preciso aspirar a sump e que normalmente isso se consegue com uma capacidade entre 7 e 10x a litragem do sistema e que podendo aproveitar-se a bomba de retorno para aumentar a circulação, quando necessário, é uma pena (no mínimo) não o fazer. Não tem qua haver nenhuma ligação com a bomba do escumador, uma vez que o escumador trabalhará sempre em função da bomba que tiver acoplada (realidade "estática") e não da velocidade a qua a água passa na sump ("realidade "dinâmica").

Esta bomba Tunze tem uma boa relação qualidade/preço e o consumo não é exagerado quando comparado com outras de capacidade semelhante. Terá - espero - a fiabilidade de uma bomba Tunze.

Vai ter que vencer cerca de 1,5m em altura e 3 cotovelos (ou cabeças-de-cavalo), pelo que estimo possa perder perto de 15-20% da capacidade. Ficará, pois, com 6.600 a 7.000 lts/h, reais, ou seja, perto de 8x a litragem útil do sistema. Juntando ao kit Turbelle, ficarei com cerca de 31- 32.000 lts/h (nas alturas em que as 2 turbelle estiverem no máximo) de circulação.

Vou experimentar...

Abraços
João M Monteiro

Publicado:
Vai ter que vencer cerca de 1,5m em altura e 3 cotovelos (ou cabeças-de-cavalo), pelo que estimo possa perder perto de 15-20% da capacidade. Ficará, pois, com 6.600 a 7.000 lts/h, reais, ou seja, perto de 8x a litragem útil do sistema. Juntando ao kit Turbelle, ficarei com cerca de 31- 32.000 lts/h (nas alturas em que as 2 turbelle estiverem no máximo) de circulação.

Viva,

Se a saída dessas bombas for como as da eheim (1260, 1262, p.e.) ou outras bombas de débito elevado, vais perder mais que 15-20% por causa da redução que vais ter que fazer na tubagem para adoptar o squid.

Abraço,

logo.jpg