NJP Publicado Janeiro 15, 2006 Publicado Janeiro 15, 2006 Boas, Neste momento estou com o aquario cheio de algas filamentosas. o setup domeu aquario é: Aqua 100x40x50 Iluminação: Calha Lifetech HQI 150W + PC 2x27W Injecção de CO2 por botija Filtro Eheim 2224 700Lt/h Fauna: - +/- 20 Paracheiredon innesi,(neons) - 8 Nannostomus beckfordi (peixe lápis) - 3 Cardina japonica - 2 Corydoras agassi - 3 SAE - 2 Discus Flora: - Bacopa monnieri - Didiplis diandra - Echinodorus bleheri - Eleocharis acicularis - Glossostigma elatinoides - Limnophila aromatica - Ludwigia inclinata var. verticillata ("Cuba") - Myriophyllum aquaticum (Green) - Rotala rotundifolia - Rotala sp. "Nanjenshan" Estou a pensar deixar a luz desligada durante dois dias para tentar reduzir, (de preferencia eliminar), as algas. A minha pergunta é a seguinte: - Dado que tenho uma calha HQI de 150 + 2x27 PC, devo desligar tudo ou devo deixar as PC`s ligadas? (de notar que estas PC´s são actinicas, e num aquario de agua doce não estão lá a fazer nada, mas por falta de €€ ainda não me foi possivel troca-las), no entanto estando ligadas sempre é possivel ver o que se passa no aquario. Aguardo "feed beak" dos mais exprientes nesta matéria, pois estou a pensar por este metodo no final da semana, (Quarta e Quinta). Obg NJP
Artur Jorge Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Boas! Eu também já tive uma problema enorme com essas algas filamentosas. Há cerca de 2 semanas desliguei por completo as luzes durante dois dias e as algas aparentemente morreram... Até agora não dão sinais de crescimento e desfizeram-se na água....
Ana Rita Godinho Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Olá!! Eu também estou com esse problema num dos meus aquas e fiz o mesmo que o membro Artur Jorge e até agora têm vindo a desaparecer... Experimenta pode ser que resulte senão também já li aqui no fórum que os camarões e os caracóis (penso que as neritinas não sei sequer se se escreve assim :D ) são boas para este tipo de algas. Eu ainda não sei o que vou fazer ao meu aqua já que de tempos a tempos estas atacam em força para depois desaparecerem... Agora até as minhas ampulárias as têm na casca! Tenta fazer o que eu fiz que é desligar as luzes tipo 2 dias e depois vais aumentando o fotoperíodo gradualmente... Comigo elas aos poucos têm estado a desaparecer... A ver vamos. Cumprimentos a todos e espero ter ajudado. (Ex-_aNa_)
NJP Publicado: Janeiro 17, 2006 Autor Publicado: Janeiro 17, 2006 Boas, é so para dizer que já lá vão 1,5 dias de luz desligada e as algas não dão parte fraca... ...alguem tem mais alguma solução? devo perlongar o prazo? ...qualquer dica é bem vinda...pois o desespero já é grande...
Luis Alves Publicado: Janeiro 17, 2006 Publicado: Janeiro 17, 2006 oi um colega meu e eu tinhamos em nosso aquarios e deixamos 3 dias sem luz sem co2 e sem adicionar qualquer fertelizante, resumindo so o filtro a trabalhar, fazemos tpa nesses 3 dias de tipo 30% da agua do aquario e compremos ottos e siamensis e ja estao quase todas eliminadas. quer dizer no meu colega o aquario ta limpo no meu so falta um bocadinho mesmo. espero ter ajudado
Ivo Serralha Publicado: Janeiro 17, 2006 Publicado: Janeiro 17, 2006 Para um aquario desse tamanho, com essa iluminação e essas plantas tens uma equipe de limpeza muito reduzida, coloca mais umas caridinas japonicas e uns otto´s. baixa o fotoperiodo e troca a agua com mais frequência. abraços Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
danielludgero Publicado: Janeiro 18, 2006 Publicado: Janeiro 18, 2006 caridinas japonicas, Pitbull's!! tá safo!!! n tens mais probls!!! mete o maximo q puderes de caridinas!! n te vais arrepender!!!abraços :::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::
NJP Publicado: Janeiro 18, 2006 Autor Publicado: Janeiro 18, 2006 Boas, Antes de mais queria agradecer todas as respostas, Ivo Serralha Para um aquario desse tamanho, com essa iluminação e essas plantas tens uma equipe de limpeza muito reduzida Que equipa sugeriam? neste momento aumentei a equipe para: - 3 Cardina japonica - 2 Corydoras agassi - 6 SAE Será que chega? é que se aumentar muito esta equipe corro o risco de ficar com o aquario super povoado!!! O que faço.....desespero... Ivo Serralha baixa o fotoperiodo e troca a agua com mais frequência Qual o fotoperiodo que aconselhas? Quanto ás TPAs estou a fazer 10% do aquario dia sim dia não, será suficiente?
coimbra Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 1ªnota: -Por o aquário às escuras durante 2-3-4 dias afecta mais as algas que as plantas.O objectivo é que as algas morram...as plantas acabam por recuperar dos efeitos provocados por esse "blackout", muitas vezes até é supreendente o crescimento das mesmas durante essa fase da "escuridão"... 2ªnota: -não existem aquário sem algas.. 3ªnota: -um aquário (quase) sem algas é um aquário em equilibrio de inumeros factores entre eles nºplantas, luz, co2, fertilização,fauna...a procura desse equilibrio é uma procura constante.O facto de se eliminarem algas de uma determinada maneira não implica que essa eliminação seja definitiva, uma vez que os factores que levaram a condições ideais para o aparecimento de algas , podem manter-se... 4ªnota: -não há (quase ) certezas absolutas em termos de aquariofilia ,não é bem assim mas a ideia que pretendo dar enfase é a ideia de que o que resulta para uma pessoa na eliminação das algas pode não resultar para outra....um exemplo disso é Tpa`s resultam para muita gente e para é contra-indicada... 5ªnota: -em principio uma boa equipa de limpeza é 90% de sucesso na luta contra as algas...ottos, sae`s, camarões são um "must"... 6ªnota: -O FILTRO PRECISA DE LIMPEZA... 7ªnota -A consulta deste site é imprescindivel http://www.otocinclus.com/articles/algae.html (esse nº de sae`s parece-me satisfatório) Um abraço Coimbra
Recommended Posts