antoniomartins Publicado Janeiro 15, 2006 Publicado Janeiro 15, 2006 bom dia, estou a ficar seriamente preocupado com a agua do meu aquario, enchi na sexta feira passada, este é o 3º dia e a agua continua muito esbranquiçada (turva), já me disseram que é normal, mas eu nao noto melhorias nenhumas, será que devo fazer tpa`s? tenho o filtro com carvao, esponja e ceramicas, pus o anticloro e as bacterias, será que tenho de começar tudo de novo? o aquario tem 240 litros, tem substrato para as plantas e cascalho lavado, o que estarei a fazer mal??? ajudem-me por favor. Citar
Brotas Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Tem calma. Deves ter posto demasiadas bactérias e isso são elas em suspensão. Não mechas nisso e aguarda. Quando fizer 8 dias troca então 20% da água. Brotas Citar Jacinto Salgueiro
luix Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 a um preduto que nao me recordo do nome so sei que e azul que vende nas lojas de animais. se fores a uma loja diz que queres um preduto para a agua turva e eles dao-te se tiverem (claro pagas) fika bem Citar
Brotas Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Não ponhas produtos nenhuns na água de momento. Quando a água clarear, retira o carvão. Brotas Citar Jacinto Salgueiro
moon_sphinx Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Oie Eu tambem acho que nao devias por nada na agua. Acho que é melhor fazeres como o Brotas diz e esperares e ires mudando a água aos poucos. Claro que vai demorar algum tempo, bastante tempo ja que o teu aqua tem 240l. Tem paciencia. Ao adicionares mais produtos na agua vais fazer com que o teu aqua fique cheio de quimicos o que nao é muito bom pos teus peixes. É melhor fazeres tudo mais naturalmente possivel. Pelo menos é a minha opiniao. * * * Citar Alea jacta est...
antoniomartins Publicado: Janeiro 15, 2006 Autor Publicado: Janeiro 15, 2006 desde já muito obrigado pelas dicas, dizem entao que devo esperar, por isso deduzo que será normal pelo que fico um pouco mais tranquilo, mas quando retirar o carvao volto a colocar carvao novo ou nao? outra pergunta: tenho outro aquario de 50lt, disseram-me que podia se quisesse pôr aqua mineral engarrafada nas mudas parciais visto nao ter cloro, é verdade? Citar
luix Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Não ponhas produtos nenhuns na água de momento. Quando a água clarear, retira o carvão. Brotas Oie Eu tambem acho que não (palavra corrigida) devias por nada na agua. Acho que é melhor fazeres como o Brotas diz e esperares e ires mudando a água aos poucos. Claro que vai demorar algum tempo, bastante tempo ja que o teu aqua tem 240l. Tem paciencia. Ao adicionares mais produtos na agua vais fazer com que o teu aqua fique cheio de quimicos o que não (palavra corrigida) é muito bom pos teus peixes. É melhor fazeres tudo mais naturalmente possivel. Pelo menos é a minha opiniao. * * * A mim acontexeu-me a mesma coisa eu nao perxisei de por o produto nem de mudar a agua mas sei que o produto e ***** pk ja vi o meu primo a por no aqua dele e a agua fikou quase 100% cristalina. e a minha opiniao Citar
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 16, 2006 Publicado: Janeiro 16, 2006 bom dia, estou a ficar seriamente preocupado com a agua do meu aquario, enchi na sexta feira passada, este é o 3º dia e a agua continua muito esbranquiçada (turva), já me disseram que é normal, mas eu não (palavra corrigida) noto melhorias nenhumas, será que devo fazer tpa`s? tenho o filtro com carvao, esponja e ceramicas, pus o anticloro e as bacterias, será que tenho de começar tudo de novo? o aquario tem 240 litros, tem substrato para as plantas e cascalho lavado, o que estarei a fazer mal??? ajudem-me por favor. Boas 3 dias de água turva não é normal. Quanto a mim pode significar uma das seguintes coisas: -Areão mal lavado. -Substrato das plantas a misturar-se na coluna de água. -filtro demasiado forte (levanta poeira) ou demasiado fraco (não filtra devidamente) Dá para dizeres concretamente que filtro tens (marca e caudal) e que materiais filtrantes lhe meteste? Só para teres uma ideia o meu aquário de tropheus tem 450L. Depois de mudado o areão completamente no dia seguinte a água estava limpida, por isso algum erro estás a fazer. Eu apontaria o filtro ou o areão sujo como os principais responsáveis. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Tiago Monteiro Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 espera até fazer uma semana e fazes a muda de 20% da agua. em principio vai melhorar a cor. Citar Cumprimentos
coimbra Publicado: Janeiro 19, 2006 Publicado: Janeiro 19, 2006 -Calma!...isto dos "aquários" não é de um dia para o outro...é preciso esperar e saber esperar....Se a água não fica clara em 2 dias , fica em 5...se não fica em 5 fica em 7....com calma tudo se resolve.... Nada de soluções radicais , tipo tirar a água toda ou tirar o areão, especialmente quando não se sabe a origem do problema portanto nada melhor nesta fase que cruzar os braços e esperar por algum milagre e muitas vezes eles acontecem . Caso não aconteca o "milagre da clarificação da água" a melhor coisa é dar-se uma ajuda....pequenas mudanças de água (as famosas Tpa`s) , ajudarão concerteza a resolver o problema... (se fosse por "palpites" a identificação da origem do problema eu apontaria para areão não suficientemente lavado aliado às bacterias que introduziste, mas não é, concerteza, nada de suficientemente grave que implique soluções radicais...) Citar Um abraço Coimbra
miguel g Publicado: Janeiro 25, 2006 Publicado: Janeiro 25, 2006 li que tinhas no filtro carvão... Se fosse a ti substituia-o por uma esponja ou lã de vidro, porque o carvão retira defesas aos peixes. Citar Eu ja li... e tu? About me http://miguelcpg.hi5.com
fish Publicado: Janeiro 26, 2006 Publicado: Janeiro 26, 2006 Boas, Não sei se vale apena tirar o carvão, este demora algum tempo a começar a maturar, por isso acho que n é por aí. Lavas-te bem o areão? Não terás posto bactérias a mais? cheira-me q deve ser de alguma destas razões. E depois concordo com o coimbra, a aquariofilia é um hobby que requer extrema paciência, eu sei q no início é difícil, o entusiasmo de começar logo a popular o aquário, mas é preciso planear muito bem as coisas. Se a névoa n desaparece em dois dias desaparece em três. Para todos os efeitos n vale a pena adicionar seja lá o que for de químicos. Nunca ouvi falar de produtos para clarear a água, e o aquasafe da tetra como qualquer anticloro n vai resolver a situação. A única maneira de resolver o problema é com mudanças de água e tempo/paciência. Espero ter ajudado, Cumprimentos, MacFish Citar
Smaug Publicado: Janeiro 27, 2006 Publicado: Janeiro 27, 2006 o meu aquario tem terra de vaso por debaixo do substracto e depois de cheio ficou com a água amarela, demorou cerca de 3 a 4 semanas com trocas de 10% para ficar fixe, mas agora está muito bem. Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Recommended Posts