Como diagnosticar através do microscópio?


FredSilva

Recommended Posts

Boas, tenho um microscópio de 400 aumentos (penso que se diz assim), e gostava de saber como posso fazer uma recolha de forma a poder detectar uma doença. Refiro-me concretamente aos parasitas Gyrodactylus e Dactylogyrus.

Sei que o hexamita é através da recolha das fezes, o que não mexe com o peixe.

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os gyrodactylus são facilmente observaveis pois são ectoparasitas, basta fazer uma raspagem cutânea numa zona infectada e montar normalmente entre lâmina e lamela. Os dactylogyrus são um pouco mais complicados de amostrar pois são parasitas branquiais mas suponho que fazendo uma pequena biopsia da brânquia se consiga obter tecido para observar... De qualquer maneira é possível que seja melhor esperares para ver se mais alguém contribui nesta segunda parte!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei isto de um site da FAO e confirma o que disse no post anterior.

 

Microscopic examination

 

Normally, only the skin, gills, intestines, eyes, and brain need be observed microscopically.

 

Skin — Scrape a little tissue and mucus from the skin, put them on a slide with a drop of distilled water, and observe the combination under a microscope after pressing with a coverslip. One should always start with the low power objectives. Samples from at least three different points on the skin should be inspected. Common parasites on the skin are Trichodina, Ichthyophthirius, Chilodonella, Costia, Glochidium, and Myxosporidia.

 

Gill — Place some gill filaments and mucus onto a slide. The following parasites may be identified through microscopic observation: Dactylogyrus, Gyrodactylus, Cryptobia, and Myxosporidia.

 

Em aquacultura não há problema em fazer a biopsia das brânquias de um peixe pois pode eutanasia-lo (se não tiver entretanto morrida) e proceder à necropsia. Em peixes de aquário não me parece que alguém queira sacrificar um peixito para observar no M. O.! Mas isto é só a minha opinião!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sacrifícios estão fora de gestão.

 

Técnicas stressantes também.

 

Tinha que ser uma coisa muito simples de se fazer, de forma a eu poder fazer em casa.

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais