FredSilva Publicado Janeiro 10, 2006 Publicado Janeiro 10, 2006 Boas, gostava de saber o que acham melhor quando fazem trocas de água: 1ª- Meter a água na sump para ser bombeada para o aquario ou; 2ª- Meter a água directamente no aquário. Obrigado. Citar
nmam Publicado: Janeiro 10, 2006 Publicado: Janeiro 10, 2006 Boas noites, eu não tenho sump mas uma das vantagens da mesma além de se poder agrupar todo o material, é evitar ao máximo mexer no aquário e incomodar os "habitantes". Acho que até é aconselhável fazer directamente para a sump...se estiver errado que me corrijam cumps Citar
kromoAqua Publicado: Janeiro 10, 2006 Publicado: Janeiro 10, 2006 ja agora para futuro... quando é para sacar..sacar do aquario ou da sump? Citar
nmam Publicado: Janeiro 10, 2006 Publicado: Janeiro 10, 2006 creio que seguindo o mesmo raciocínio... cumps Citar
Just_me Publicado: Janeiro 11, 2006 Publicado: Janeiro 11, 2006 Sacar? da sump, aproveitando para aspirar o fundo da mesma onde se vai acumular bastante matéria orgânica filtrada e depois do aquario aproveitando para tirar tambem as coisas maiores que fiquem á superficie do areão. Colocar? bem, assumindo que pararam as bombas e termostato para a mudança de agua e portanto o aquario ficou com a agua no nivel maximo antes de começar a deitar para a SUMP, então eu colocaria na sump até a encher. o problema de se tirar da sump é que a altura é pouca ou nula para sacar por gravidade, e depois tem de se esvaziar os compartimentos 1 a 1... acho que portanto tirava da SUMP e do Aquario e depois colocava na sump e no aquario. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Bruno Nogueira Publicado: Janeiro 12, 2006 Publicado: Janeiro 12, 2006 o problema de se tirar da sump é que a altura é pouca ou nula para sacar por gravidade, e depois tem de se esvaziar os compartimentos 1 a 1... Não percebo muito bem o conceito de SUMP e não querendo estar a desviar o tópico para as minhas dúvidas, gostava de por uma questão carregada de ingenuídade: Não se pode por um T na mangueira de retorno para que seja possivel, na altura das TPAs, ligar uma mangueira extra para extrair a água com a ajuda da bomba? Até mais Citar Bruno Nogueira
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 12, 2006 Publicado: Janeiro 12, 2006 Olá. Não percebo muito bem o conceito de SUMP e não querendo estar a desviar o tópico para as minhas dúvidas, gostava de por uma questão carregada de ingenuídade: Não se pode por um T na mangueira de retorno para que seja possivel, na altura das TPAs, ligar uma mangueira extra para extrair a água com a ajuda da bomba? Duvido... Dependendo da construção da sump/saída de água para o aquário, isso poderá ser feito ou não. Ficas é limitado a retirar apenas o volume de água que se encontra no compartimento da bomba da sump... Imagina que tens uma coluna seca, se parares de admitir água para o aquário (estás a deitá-la fora), só consegues escoar o que falta para a coluna seca parar de deitar água para a sump, e a água que se encontrar no compartimento da bomba. O que se costuma fazer, é ao lado do tubo que vai para a sump (na coluna seca), colocar um tubo muito mais baixo, que está ligado directamente ao esgoto. Tubo este que está permanentemente fechado. Quando queres fazer uma troca de água, desligas as bombas (creio que é mais seguro, dependendo da construção podes secar a sump), e abres esse tubo, escoando água do aquário directamente para o esgoto/balde/jerrican. Creio que é isto. Alguém me emende se estiver enganado. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Janeiro 12, 2006 Publicado: Janeiro 12, 2006 O que se costuma fazer, é ao lado do tubo que vai para a sump (na coluna seca), colocar um tubo muito mais baixo, que está ligado directamente ao esgoto. Tubo este que está permanentemente fechado. Estás a referir-te a um furo extra no aquário, só para as TPAs? Confesso que nunca vi... Quanto à questão do pato911, é possível, desde que não se corte totalmente o retorno de água para o aquário, ou seja, dividir o fluxo da bomba em 2: aquário e esgoto Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts