TPA´s directamenta para a sump...


Recommended Posts

Boas, gostava de saber o que acham melhor quando fazem trocas de água:

 

1ª- Meter a água na sump para ser bombeada para o aquario ou;

 

2ª- Meter a água directamente no aquário.

 

Obrigado.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

eu não tenho sump mas uma das vantagens da mesma além de se poder agrupar todo o material, é evitar ao máximo mexer no aquário e incomodar os "habitantes". Acho que até é aconselhável fazer directamente para a sump...se estiver errado que me corrijam :twisted:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sacar? da sump, aproveitando para aspirar o fundo da mesma onde se vai acumular bastante matéria orgânica filtrada e depois do aquario aproveitando para tirar tambem as coisas maiores que fiquem á superficie do areão.

 

Colocar? bem, assumindo que pararam as bombas e termostato para a mudança de agua e portanto o aquario ficou com a agua no nivel maximo antes de começar a deitar para a SUMP, então eu colocaria na sump até a encher.

 

o problema de se tirar da sump é que a altura é pouca ou nula para sacar por gravidade, e depois tem de se esvaziar os compartimentos 1 a 1...

 

acho que portanto tirava da SUMP e do Aquario e depois colocava na sump e no aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema de se tirar da sump é que a altura é pouca ou nula para sacar por gravidade, e depois tem de se esvaziar os compartimentos 1 a 1...

 

Não percebo muito bem o conceito de SUMP e não querendo estar a desviar o tópico para as minhas dúvidas, gostava de por uma questão carregada de ingenuídade: Não se pode por um T na mangueira de retorno para que seja possivel, na altura das TPAs, ligar uma mangueira extra para extrair a água com a ajuda da bomba?

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não percebo muito bem o conceito de SUMP e não querendo estar a desviar o tópico para as minhas dúvidas, gostava de por uma questão carregada de ingenuídade: Não se pode por um T na mangueira de retorno para que seja possivel, na altura das TPAs, ligar uma mangueira extra para extrair a água com a ajuda da bomba?

Duvido... :wink:

 

Dependendo da construção da sump/saída de água para o aquário, isso poderá ser feito ou não. Ficas é limitado a retirar apenas o volume de água que se encontra no compartimento da bomba da sump...

Imagina que tens uma coluna seca, se parares de admitir água para o aquário (estás a deitá-la fora), só consegues escoar o que falta para a coluna seca parar de deitar água para a sump, e a água que se encontrar no compartimento da bomba.

 

O que se costuma fazer, é ao lado do tubo que vai para a sump (na coluna seca), colocar um tubo muito mais baixo, que está ligado directamente ao esgoto. Tubo este que está permanentemente fechado. Quando queres fazer uma troca de água, desligas as bombas (creio que é mais seguro, dependendo da construção podes secar a sump), e abres esse tubo, escoando água do aquário directamente para o esgoto/balde/jerrican.

 

Creio que é isto. Alguém me emende se estiver enganado.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que se costuma fazer, é ao lado do tubo que vai para a sump (na coluna seca), colocar um tubo muito mais baixo, que está ligado directamente ao esgoto. Tubo este que está permanentemente fechado.

 

Estás a referir-te a um furo extra no aquário, só para as TPAs? Confesso que nunca vi...

 

Quanto à questão do pato911, é possível, desde que não se corte totalmente o retorno de água para o aquário, ou seja, dividir o fluxo da bomba em 2: aquário e esgoto

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.