Recommended Posts

Publicado

Alguém me podia dar uma breve descrição sobre a função das actínicas sff!

Se devem coexistir com as lâmpadas normais, ao mesmo tempo, ou quando umas ligadas as outras devem estar ligadas?

Agradecia a vossa colaboração!

Obrigado a todos os que ajudarem!

Abraço!

Publicado:

Olá

Para já deixa-me corrigir. São actínicas... e não actínias... :wink:

E para responder á duvida, elas são "necessárias" ligar antes das HQI para os peixes não apanharem um susto e saltarem do aquário. Então essas luzes simulam o amanhecer e o pôr do sol. Permite que os corais abram e os peixes saiam das tocas sem stresses, e se hambientem á luz. Normalmente ligam 1 hora antes e delisgam 1 hora depois das outras (HQI por ex.)

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Obrigado.

Já corrigi o nome!

Eu tenho uma calha de 2*36w da Lifetech (Jebo), e aconselharam-me a trocar uma das lâmpadas da calha por uma actinica, concordam?

Ou então devia arranjar um mecanismo para pôr uma actinica à parte? O que aconselham?

Já agora a actinica fica ligada ao mesmo tempo das normais, ou apenas 1 hora antes e até uma hora depois das outras se ligarem/desligarem?

Obrigado mais uma vez pela ajuda/conselhos!

Abraço!

Publicado:

Se já tens uma calha 2x36w, dificilmente poderás ligar primeiro uma das lâmpadas.

Quanto à combinação ideal para reef, é um assunto pouco pacífico quer do ponto de vista biológico quer do ponto de vista estético.

Cada cabeça sua sentença. Há lâmpadas que "fazem bem o serviço" mas são demasiado amareladas (6500K) por isso parecem "manhosas" em salgados. Outras são claramente carentes em determinados espectros. Eu acho que a melhor solução para ti seria encontrares uma cominação agradável entre actínica, 15000K, 10000K ou 6500k.

Eu, por exemplo, tenho 54w em 15000k 54w em 6500k e 36w em actínica. Assim tenho pelo menos a sensação que estou a "espalhar" a produção luminosa por vários espectros.

Quanto à cor em termos estéticos, está muito ao meu gosto! Acho que o pessoal estica-se muito para o azul...

Publicado:

Podes comprar uma lampada (A/B) (azul/branco) Dá uma côr mais azul ao aquário, eu tenho assim... :lol:

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

tb tou com o mesmo problema, no meu reef tenho uma calha lifetech 2*55 cada lampada branca de 10 000k, mas precisava de meter uma actinica no minimo, mas n me apetece mexer na calha...

talvex compre uma calha dymax...

que acham?? :cry:

:wink:

sousa3.jpg
Publicado:

Parece que não fui bem percebido..... As calhas lifetech tem normalmente duas lampadas. Lampadas essas que são duplas... são t5's "dobradas" ora com duas lampadas brancas voces têm (B/B) (B/B) , logo tem 4 brancas...

O que eu disse foi, podem alterar uma das lampadas e porem uma (B/A) e ficam com uma luz branca e azul... ora isto substitui uma actínica... não é uma... mas faz de conta :twisted:

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Luis, eu percebi o que querias dizer até por isso fui por uma pergunta na parte dos nano reef's e nao me tinhas respondido....

mas sinceramente acho q se meteres uma power compact, metade branca e metade azul, nunca vais poder ver o aquario so com actinicas.... e nunca vai dar aquele reflexo azul....

:lol:

sousa3.jpg
Publicado:

Origens... devias os acrilico da calha para mexer nas lampadas... aproveitas para lavar isso pois deve ter pingas de agua salgada secas, e trocas as lampadas... tipo e tirar uma e meter a outra. Simples?

Sim eu uso isso uma branca e ou metade branco e azul, e tenho uma luz muito boa! E com reflexo azul!

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Comprei logo quando comprei a calha. Foi um daqueles conselhos de logista :) E estou muito contente com a opcção.

Penso que qualquer loja minimamente boa te consegue arrajar uma.

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

q achas de por uma calha dymax com duas t5's actinicas, juntamente com a lifetech??

:lol:

sousa3.jpg
Publicado:

Podes pôr o que quiseres em termos de luz. Eu não punha :wink: Fica o aquário muito cheio de calhas.

É verdade, as powercompacts são t5's dobradas.. :P

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Sousa:

Eu tenho uma Liftech 2x55+2x36, e tenho uma Dymax c/2 T5 actinicas.

Tenho 2 temporizadores, em que o 1º. liga as actinicas e cerca de duas horas e pois liga as PC's.

à noite, é a situação inversa.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:
  Melo Ribeiro disse:
Sousa:

Eu tenho uma Liftech 2x55+2x36, e tenho uma Dymax c/2 T5 actinicas.

Tenho 2 temporizadores, em que o 1º. liga as actinicas e cerca de duas horas e pois liga as PC's.

à noite, é a situação inversa.

olha uma coisa, a calha da dymax vista ser mais baixa que as lifetech, n tira iluminaçao ao aquario das lifetech???

:D

sousa3.jpg
Publicado:

Nunca tinha pensado nisso, mas dá-me a impressão que não será relevante, tanto mais que é compensado com a luz da Dymax.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Já arranjei solução!

Vou pôr outra calha de actinicas, juntamente com as Lifetech!

Se houver o problema de excesso de luz, faço o seguinte!

12h: Acendem as actinicas

13h: Desligam as actinicas ligam as normais

22h: Desligam as normais acendem as actinicas

23h: Desligam as Actinicas

O que dizem?

Abraço!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Publicado:

ola bernax

No meu ponto de vista nao faz sentido apagar as actinicas por assim perdes qualidade de luz e w tb, o que se kestuma fazer e atrazar de 1 a 2 horas as HQI e depois apahalas 1 oou 2 h antes das actinicas isto para fazer o nascer e o por do sol.....

abraços