Smaug Publicado Janeiro 9, 2006 Publicado Janeiro 9, 2006 Olá a todos: Vi um produto que trata a água do aquario colocando o seu ph em 7 e estabelizando-o, alguém daqui usa isto? funciona bem? Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Olá. Isso é um tampão. Usa-se para manter o pH num valor específico. Ao adicionares esse produto à água, vais "obrigar" o pH a manter-se nessa zona. A maior parte das pessoas prefere não usar os tampões. Não sei se é por aversão à palavra "químicos", mas pronto O problema de usar produtos químicos, é que sempre que fizeres uma troca de água, vais ter que adicionar esse produto novamente. E se tiveres aquários de grande volume, talvez seja complicado, devido à quantidade de produto que tenhas de adicionar. Agora faço-te umas perguntas: Qual é o pH do teu aquário? Qual é o pH e KH da tua água? Que tipo de areão/decoração tens no teu aquário? O pH do teu aquário varia muito? Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Se a água da torneira for dura, o pH voltará a subir ao fim de algum tempo. Ainda lá tenho uma embalagem quase cheia desde há muitos anos Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
hatchim Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Se a água da torneira for dura, o pH voltará a subir ao fim de algum tempo. Isso quer dizer que não há efeito tampão. O tampão mantem o mesmo ph seja a agua dura ou mole mas para isso tem que se adicionar regularmente à agua do aqua ou ás TPA's. Citar
paulo duarte Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 O que é que consideras regularmente? Lembro-me que adicionava a dosagem recomendada e no dia seguinte já tinha o pH alto novamente. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
hatchim Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Depois de conseguir o valor desejado adiciono de 15 em 15 dias nas TPAs Citar
Smaug Publicado: Janeiro 9, 2006 Autor Publicado: Janeiro 9, 2006 é que a água aki de casa sofre flutuações de ph, por isso acabo por de quando em vez ter de recorrer a quimicos. Por isso estou a pensar optar pelo tampão, que me parece mais seguro que esses "pensos higiénicos" do ph- e ph+ (desculpem lá a piada mas n resisti). Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
P_M Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 smaug eu tenho o mm problema que tu, tenho (ou tinha) um valor de 7.6 de ph, e como possuia peixes que não estavam em casa com este ph, decidi não usar quimicos diretamente, mas sim optar por outras soluções. Adicionei primeiramente 1 tronco, que me fez baixar o ph gradualmente, e depois como ja possuia algumas plantas e queria manter especies mais exigentes juntei o util ao agradavel adicionando co2. Neste momento tenho o ph a 6.8 .9 e sai-me da agua da torneira a 7.6. Tenho o problema nas tpas, mas como a percentagem é pequena e é adicionado a nova agua por um daqueles tubos de diametro pequeno, esse problema é minimizado. Isto é o meu ponto de vista, quanto menos quimicos na agua melhor...se bem que as reacçoes quimicas acabam por acontecer na mm, é so mm o meu ponto de vista. Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Olá novamente. Isso quer dizer que não há efeito tampão.O tampão mantem o mesmo ph seja a agua dura ou mole mas para isso tem que se adicionar regularmente à agua do aqua ou ás TPA's. Depois de conseguir o valor desejado adiciono de 15 em 15 dias nas TPAs Lembro-me que adicionava a dosagem recomendada e no dia seguinte já tinha o pH alto novamente. Pois pessoal... o problema é que "não" há duas águas da torneira iguais... O que funciona para uns, não funciona obrigatoriamente para outros. Eu só por causa de o areão (e não era calcário) e de não ter plantas num dos aquários aquários cá em casa, tinha o pH=5.5-6.0 num, e no outro tinha o pH=7.2 Mesmo tendo turfa em ambos os filtros externos de cada aquário... Daí eu aconselhar a que não se deva tentar mudar o pH em qualquer aquário (apenas nos casos específicos, como nos de Ciclídeos e Marinhos). Mesmo nos plantados... mas aí o problema é menor, pois geralmente os substractos férteis e CO2 permitem atingir pH's baixos. Mais vale ter um pH estável e minimamente afastado do "ideal" do que andar a brincar com ele. Desde que as habituações sejam feitas de maneira correcta e sem perigos para os peixes, consegue-se manter a maior parte dos peixes com pH's entre 6.2 e 7.5 (excepto os específicos, como por exemplo alguns ciclídeos africanos). Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts