aquario novo

Visitante

Recommended Posts

:wink: E ai galera , montei essa semana um aquário de ciclideos ( 80x35x45 ) acredito que de um ph muito alto o substrato foi de concha moida ( que se encontra em boas lojas do ramo ) as pedras foram rochas marinhas que depois de limpas e colocadas no aquário ficam identicas com a cor do substrato ( branco ) dando ao aquário um aspecto muito bonito que é totalmente branco com algumas plantas .

Os peixes que eu adquiri estão na média de no máximo 8 cm , os peixes são os seguintes : ( Jack Dempsey blue , Duboisi , Ahli , Lomprolungus Leleupi , Brichardi , Socolofi Albino , Socolofi Azul , Labdocromis Yellon Damazoni pombo ,

Partilhar nas redes sociais

OI Andre!

eu tomei a liberdade de lhe abrir um topico novo, a mistura entre assuntos nos topicos dificultam as consultas dos usuarios e geram topicos longos e cansativos para ler(sabe como e em servidores de internet devemos aproveitar bem o espaço util :) )

mas vamos la.

tem algumas incompatibilidades nesta sua montagem, e muito comum os jacks serem vendidos junto com ciclideos africanos , mas ele e neotropical

e exige outros parametros de agua(ph, kh), geralmente tambem não e recomendado misturar peixes do grupo mbuna(socolofi,demasoni pombo,labidochromis yellow) e tambem o tropheus duboise com peixes do tanganika como neolamprologus leleupi e neolamprologus bichardi, eles pertencem a grupos alimentares diferentes, os mbunas e duboise herbivoros e o grupo neolamprologus que e insetivoro por natureza,

ficaria dificil manter os valores nutricionais dos grupos em questão, pois os neolamprologus precisam de uma dieta rica em proteina animal ( alimentos vivos) e os demais são senciveis a essa dieta se alimentados com altos niveis de proteina animal os mbunas e duboises podem desenvolver o malawi bloat , doença que se não diagnosticada a tempo e fatal. mais um detalhe , se eu fosse voce eu diminuiria drasticamente a população desse aquario, ele esta hiperlotado, no aquarismo seguimos a regra de ouro no minimo 2 litros de agua para cada centimetro de peixe adulto, para ciclideos africanos voce pode colocar o dobro para essa regra,os ciclideos africanos principalmente o grupo mbuna são muito territorialistas e agressivos.

veja bem 80x35x45= 145 litros brutos discontando substrato e rochas isso cai mais ou menos 120 litros, a soma total do tamanho de seus peixes e de 118 cms x 2=236 cms pela regra minima , ou seja pela regra minima voce tem um deficit de 116 litros de agua, eu reduziria essa população pela metade, com o crescimento as brigas aumentam , e em aquarios superpopulados a qualidade da agua e sempre precaria.

eu não estou lhe criticando apenas fazendo um comentario de como e a maneira certa de se manter os ciclideos africanos essas verdadeiras joias da natureza, se tratados direito nos alegram e enchem nossos olhos por muitos anos com sua beleza.

espero ter lhe ajudado, qualquer duvida e so postar!

um forte abraço

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Olá!

Pois eu também notei essas disparidades todas.

A loja que o aconselhou a comprar esses animais não deve perceber nada de ciclídeos.

Para além de ter no seu aquário, que não é muito grande, ciclídeos africanos de variados lagos, logo diferentes condições, também tem ciclídeos sul americanos que têm condições muito muito diferentes.

A nivel alimentar eu até nem me preocupava muito pois algumas misturas existentes no mercado (pelo menos em Portugal ) já são muito boas e basta que se ofereça uma dieta variada de flocos, granulados, congelada e até caseira, os peixes ficam bem.

Outra coisa em que não pensou foi talvez nos tamanhos que os peixes podem atingir em adultos. Por exemplo o Jack Dempsey pode atingir os 25 cm e vai comer muitos outros que você tem aí.

Daí que o conselho que eu lhe dava era para reformular o grupo de peixes que comprou. talvez fazer umas trocas, não sei... ou então vai ter umas mortes no seu aquário... ou por não conseguir dar as condições optimas a todos, ou por "seleção natural"...

Boa sorte e dê notícias... :)

Hi guys,

Que bom que estamos num fórum, isso me permite - com todo respeito - discordar de alguns pontos. Não que eu esteja certo, mas uma discussão sempre acrescenta algo no nosso aprendizado...caso contrário não seria uma discussão e sim um monólogo...

Zooexotico, permita-me discordar de dois pontos de tua colocação. A alimentação é um fator importantíssimo e em termos de importância poderíamos colocá-la acima do fator pH (obviamente em nenhum ponto este fator pode ser desconsiderado) - dependendo da profundidade de discussão que estivermos falando. Existe uma notória diferença num Neolamprologus brichardi ou um leleupi que recebam alimentação viva quando comparados com exemplares que recebam apenas ração industrializada, por melhor que seja a marca. Todavia, também acho indispensável ministrar doses de alimentos floculados ou granulados de boa qualidade. Variedade é tudo na alimentação. Àqueles que ficam impossibilitados de obter alimentação viva, indico então que um balanço de várias rações poderia suprir até certo nível as necessidades dos peixes. É sempre bom conhecer o hábito alimentar dos peixes que possuímos e procurar não misturar muitos tipos: T. duboisi + Haps, não seria uma boa mistura.

Outra coisa é sobre o Jack Dempsey. Um peixe desses no aquário de CAs é saco de pancada. Ele, qdo grande, é um dos menos agressivos e sai perdendo nas disputas. Conheço diversos casos em que o Jack é retirado do aquário para não morrer. Na mistura de peixes do André (considerando a existência de rochas), acho que o Jack não conseguiria comer nenhum deles...os predadores dos mbunas são os Haps e eles tiveram que ficar "magrinhos" (achatamento lateral) para comer por entre as pedras...e os Tangs são bem rápidos e espertos para não se deixar comer.

Amigos, um forte abraço

• 2 semanas depois...
Zooexotico, permita-me discordar de dois pontos de tua colocação. A alimentação é um fator importantíssimo e em termos de importância poderíamos colocá-la acima do fator pH (obviamente em nenhum ponto este fator pode ser desconsiderado) Todavia, também acho indispensável ministrar doses de alimentos floculados ou granulados de boa qualidade. Variedade é tudo na alimentação.

Outra coisa é sobre o Jack Dempsey. Um peixe desses no aquário de CAs é saco de pancada. Ele, qdo grande, é um dos menos agressivos e sai perdendo nas disputas.

Olá Johnny!

Pois se leu a minha mensagem, verá que eu não digo que a alimentação não é muito importante, digo que eu não me preocupava muito com o assunto visto haver em Portugal várias marcas de vários tipos de alimento com muita qualidade. Se lhes dermos o melhor, não temos que nos preocupar.

Quanto à agressividade, a minha perspectiva por vezes é diferente da vossa visto eu trabalhar com cardumes. Talvez mesmo um Jack dempsey seja pouco agressivo quando fica adulto e sozinho num aquário... Em cardume e com tamanhos mais pequenos, eles podem ser muito agressivos.

É a experiência que eu tenho.

Ainda há dias ouvia um entendido em ciclideos dizer que o Ciclideo 5 Riscas - Lamprologus tretocephalus - era muito agressivo, um dos Tanganikas mais agressivos e eu já tive vários cardumes sem problemas e misturados com outros Tanganikas mais calmos...

Existem muitos factores que condicionam a agressividade.

De qq maneira, acho que neste aquário eu não misturava especies tao diferentes. É um erro (na minha opinião) que também se comete por cá. Até mesmo em lojas.

Fiquem bem!

Buenas zooexotico,

Então...Meu comentário partiu não pelo que disseste em si e sim pelo que (lendo a seqüência dessas mensagens) tua colocação deu a entender.

O mestre José falou ao André sobre a incompatibilidade alimentar dos peixes já adquiridos por esse último - comentário perfeitamente pertinente - e tu iniciaste um parágrafo dizendo que "A nivel alimentar eu até nem me preocupava muito"...o que acho delicado colocar como resposta a uma pessoa que parece iniciante com Ciclídeos Africanos, como o André.

Sei que existem excelentes rações no mercado, mas devemos atentar para o fato que na mistura do André existem peixes de grande sensibilidade, como o duboisi, estritamente vegetariano, que poderia não suportar uma dieta rica em proteína animal. Devido a isso elaborei meu comentário acerca da importância da alimentação para os CAs.

No mais, concordo plenamente com teus comentários acerca do Jack Dempsey e a agressividade, assimilo todas as tuas informações antes ignoradas.

Um forte abraço

Ok Johnny,

Esqueci-me desse facto, por melhor que seja a comida, haveriam sempre peixes que iriam ter uma dieta incorrecta.

Daí eu insistir sempre em colocar só ciclídeos dos mesmos lagos... raramente tenho esses problemas!!! :2gunfire:

Hi amigos,

Olá zooexotico, queria apenas atentar para mais um fato: mesmo peixes de um mesmo lago podem aprensentar dietas absolutamente distintas, como seria o caso das espécies do gênero Neolamprologus, do Tanganyka, comparados com os seus conterrâneos Tropheus. Os primeiros necessitam de alta dose de proteína animal, enquanto os outros, como já conversamos, não estão adaptados a recebê-la.

É por aí que acho importante esse tipo de discussão que estamos tendo aqui no fórum. Conhecer o peixe que estamos comprando ou que já temos no aquário, é para mim o principal fator...que desencadeia todo o resto da discussão...

Forte abraço

P.S.: O Tropheus da foto é teu? Que espécime fantástico!