MiguelBarros Publicado Janeiro 8, 2006 Publicado Janeiro 8, 2006 Estive a colocar o fertilizante e o areão do rio no fundo do aqua. E a água ficou com aspecto suja, o que é normal, mas queria saber quanto tempo é que pode demorar o filtro Eheim 2213 a fazer a sua limpeza, é que estou a fazer uma experiencia pois coloquei uma nova ordenação dos elementos que estão dentro do filtro porque ele não estava a fazer a filtragem como deve ser e ficava com a água amarelada. É uma inveja ver as imagens aqui de quase todos aquários com a água translucida e eu ainda não ter visto uma unica vez assim a minha água. Falta referir que o meu aqua é de 100 ltr. Agradeço desde já a vossa ajuda. Miguel Citar
Tiago Sousa Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 O uso de Carvão activado nos primeiros dias ajuda bastante a aclarear a água, a limpeza do filtro nos primeiros tempos semanalmente e prencipalmente as esponjas do mesmo, tambem ajuda bastante. Abraço Citar Tiago Sousa
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Olá Miguel. Há quanto tempo tens o aquário a funcionar? Já tinhas o aquário com água e peixes, e decidiste colocar agora fertilizante e areão? Não percebi bem... Se tens o aquário acabado de montar, isso é normal. Mesmo depois do aquário estabelecido, basta movimentares o areão um pouco, que levanta-se logo uma núvem de porcaria. Para te livrares dessa turbidez, basta colocares algodão ou uma esponja muito fina, a seguir ao filtro mecânico para reter isso tudo. Tens é de tomar atenção, para não deixar isso entupir rapidamente. O que vai fazer com que percas caudal, e possas esforçar desnecessariamente a cabeça motora do filtro. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
MiguelBarros Publicado: Janeiro 9, 2006 Autor Publicado: Janeiro 9, 2006 Resp. Luís Fortunato O aquário tenho à pouco tempo, ainda não teve peixes, começei agora montar este, mas já tive um outro onde usava este filtro. Eu actualmente tenho no copo do filtro o seguinte que foi o que me indicaram porque o que estava a fazer filtrava, mas a água ficava amarelada. E então agora está da seguinte forma. 1º ceramica 2º substrato 3º esponja que vem com o filtro 4º lã e 5º esponja de carvão. De ontem para hj existe diferenças, mas a água está turva. Devo colocar o tubo do choveiro dentro de água ou ficar de fora? E Luís não percebi muito bem o que me referiste em relação ao colocar algodão ou uma esponja muito fina, a seguir ao filtro mecânico para reter isso tudo. Se conheces o filtro que eu tenho, onde é que coloco mesmo isso, que não percebi. E isso devo fazer à mesma, mesmo com o composto que está lá dentro já a fazr a filtragem? Quem me souber ajudar agradeço que o possa fazer. Obrigado mais uma vez Miguel Citar
MiguelBarros Publicado: Janeiro 9, 2006 Autor Publicado: Janeiro 9, 2006 Quem souber o que deva fazer que possa ajudar Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Olá novamente. O aquário tenho à pouco tempo, ainda não teve peixes, começei agora montar este, mas já tive um outro onde usava este filtro. Mas se tens o aquário montado há pouco tempo, então é normal que ainda possa haver uma ligeira turbidez na água, devida a algumas partículas em suspensão. Eu actualmente tenho no copo do filtro o seguinte que foi o que me indicaram porque o que estava a fazer filtrava, mas a água ficava amarelada. E então agora está da seguinte forma. 1º ceramica 2º substrato 3º esponja que vem com o filtro 4º lã e 5º esponja de carvão. Primeiro de tudo, essa cerâmica é porosa? Ou é daquela hexagonal que tem apenas um furo? É que se for cerâmica porosa, não devia estar colocada de início no filtro. A cerâmica porosa serve de suporte para as bactérias nitrificantes, e a sua colocação no início de um filtro, origina um entupimento prévio, podendo causar desgaste desenecessário da cabeça do motor Segundo, o que é esse Substracto? É tipo o EHFISUBSTRAT? Se sim, é a tal cerâmica porosa, e na minha opinião, não deveria estar colocada aí, mas sim no final do filtro, de modo a minimizar possíveis entupimentos. De ontem para hoje (palavra corrigida) existe diferenças, mas a água está turva. Devo colocar o tubo do choveiro dentro de água ou ficar de fora? Julgo eu, esse pormenor ser indiferente. O facto de estar dentro ou fora de água só está relacionado com a agitação superficial e as trocas de gases darem-se melhor, e também poder desfazer qualquer tipo de película gordurosa à superfície. E Luís não percebi muito bem o que me referiste em relação ao colocar algodão ou uma esponja muito fina, a seguir ao filtro mecânico para reter isso tudo. Aconselhei-te a fazeres isto porque se a turbidez se tratar de partículas em suspensão, ao teres uma matéria com porosidade muito pequena, vais fazer com que essas partículas fiquem retidas no algodão/esponja muito fina. O filtro mecânico é a primeira parte de um filtro. Serve para reter grandes partículas (dejectos de peixes, bocados de folhas, etc...). Convém ser uma matéria que entupa dificilmente, pois caso contrário, os detritos iriam entupir o filtro rapidamente, sendo necessária uma manutenção muito frequente. Esta filtração mecânica, deve ser levada a cabo por cerâmicas não-porosas, tipo EHFIMECH, ou então por uma esponja de grande porosidade (tipo as azuis da Eheim que vêm com esse filtro). Se conheces o filtro que eu tenho, onde é que coloco mesmo isso, que não percebi. E isso devo fazer à mesma, mesmo com o composto que está lá dentro já a fazr a filtragem? Conheço... Tenho 2 Na minha opinião, se não queres fazer nenhuma filtração exclusivamente química, deves colocar as cerâmicas não-porosas primeiro; seguidas da esponja branca (apenas enquanto não desaparecer a turbidez), depois de uma esponja azul, e finalmente pelas cerâmicas porosas. Se a turbidez não é causada por partículas em suspensão (tipo névoa) e é a água que está amarelada, mantém a mesma ordem das matérias filtrantes, mas antes das cerâmicas porosas, coloca carvão activo (acho que a esponja de carvão activo da Eheim não me parece ser suficiente ). Colocaste algum tronco na água? Ou tens turfa ou susbstractos férteis à base de húmus no aquário? É que se sim, tão cedo não vais conseguir retirar o amarelado da água O amarelo da água é devido aos taninos que se encontram em grandes quantidades nos troncos e húmus. Óbvio, que com o tempo e com as trocas de água, esse amarelado vai desaparecendo. Mas não é nada do dia para a noite. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts