Gonçalo Publicado Janeiro 7, 2006 Publicado Janeiro 7, 2006 boas pessoal!!! :D No natal montei um aqua de 200l litros para ciclideos africanos do lago tanganika! :D Eu já lá meti uns peixitos: 2 lamprologus simillis 2 neolamprologus brevis 2 ocellatus gold 1 ocellatus orande 2 altolamprologus calvus black Tambám pus umas vaslinerias ( axei que ficava bem) :D A minha questão é : será que há algum tipo de incompatibilidade em relação aos peixes que coloquei no aqua? Já agora ...dêm-me as vossas sugestões (ainda sou novo nos tanganikas ) cumpts!! p.s.: aguardo respostas; assim que possivel hei-de postar fotos no topico O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Gonçalo Publicado: Janeiro 7, 2006 Autor Publicado: Janeiro 7, 2006 boas!!! cá vão as fotos é a primeira vês que vou postar fotos no forum ...vamos ver se isto me corre bem estes sao os meus similis as valisnerias o meu ocellatus gold (penso que seja um macho) esta nao esta muito boa, mas e um dos meus calvus black, penso que seja uma femea este e o ocellatus orange, aproveito para pergundar o que acham se e macho ou femea? aqui estão novamente os meus simillis, e o outro calvus que penso que seja um macho este e um dos dois brevis que tenho, nao faço ideia qual é o sexo dele agora mais perto o calvus (suposto macho) aqui e o lado esquerdo do aqua e a zona dos dois brevis da para ver a cabeça de um dos calvus (a suposta femea) e por ultimo uma imagem do aqua aproveito também para perguntar se axam que este areao e o indicado cumpts, e ate breve O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Pedro da silva jorge Publicado: Janeiro 7, 2006 Publicado: Janeiro 7, 2006 Boas o aqua ta muito fixe ,mas na minha maneira axo que a areia mais indicada seria o aragonite do tipo sugar size,e que tal se aumentasses essa colonia de similis,mas com o tempo vais lá continua.Cumps. [IMG]http://imageshack.us/a/img94/8245/pedrol.jpg[/IMG
Gonçalo Publicado: Janeiro 7, 2006 Autor Publicado: Janeiro 7, 2006 boas!!! obrigado pedro....mas está a ser estudada a hipotese de meter uma coloniazinha de similis ja tenho dois talvez ponha la mais uns 13. que e que achão? sera muitos?? O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Pedro da silva jorge Publicado: Janeiro 7, 2006 Publicado: Janeiro 7, 2006 Talvez seja um pouco exagerado ,mas n~so sei aposta num peixes mais de superficie tipo leptosomas,ou algo que te agrade mais,fica bem e continuacao de bom projecto [IMG]http://imageshack.us/a/img94/8245/pedrol.jpg[/IMG
Gonçalo Publicado: Janeiro 7, 2006 Autor Publicado: Janeiro 7, 2006 esquecime de dizer....quanto a decoraçao ainda vai levar mais uma rocha no meio do aqua que o membro Pedro da silva jorge fez o favor de me oferecer, também vai levar mais duas plantas, duas anubias. cumpts O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Daniel Marques Publicado: Janeiro 7, 2006 Publicado: Janeiro 7, 2006 Como é que é feito aquele fundo ? É papel ?
Gonçalo Publicado: Janeiro 7, 2006 Autor Publicado: Janeiro 7, 2006 boas!! Sim, o fundo é feito de um papel que se amachuca e estica-se fazendo aquele efeito. cumpts O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Ricardo Pinto Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Boas, Tens demasiadas espécies de conchiculas nesse aquário. São espécies que ocupam a mesma area. Depois tens altolamprologus calvus... por isso não estou a ver essa colonia de simillis a crescer muito. Eu tirava duas espécies de conchiculas e optava só por uma. Caso não queiras fazer grandes reproduções continuava com os altolamprologus. E tentava apostar noutro tipo de peixes que ocupem outras zonas do aquário... julidochroimis e cyprichromis pode ser uma boa solução. Abraço,
paulo_lourenço Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Boas! Concordo com o que o membro Ricardo Pinto disse. Os calvus são predadores naturais de conchicolas! Mais tarde poderás ter problemas! E já agora, porque dizes que se tratam de dois macho? abraço
Ricardo C Sousa Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Tenho que concordar com o Ricardo Pinto, tens demasiadas especies de conchiculas. O ideal é ficares apenas com uma ou no máximo duas, para teres duas tens que conseguir definir dois territórios divididos (sem linha de vista) com pedras ou um monte de areia e pesquisar bem de forma a que seja possivel a coabitação. Para complementares a fauna, coloca um casal duma especie de Rock-Dwellers (Julidochromis ou Neolamprologus). Para a parte superior do aquário, coloca algo como Cyprichromis (variantes não Jumbo) ou Paracyprichromis. Podes complementar com ou não com Synodontis petricola (peixe-gato). Cumps e boa sorte. Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
Gonçalo Publicado: Janeiro 8, 2006 Autor Publicado: Janeiro 8, 2006 boas pessoal!!! Antes de mais nada, quero agradecer as respostas ao topico. Eu estive a pensar e vou em principio apostar apanes na comunidade de simillis, deixando apenas o casal de brevis!! Talvez siga o vosso conselho e ponha la uns cyprichromis, ou uns julies. Logo á noite posto novas fotos com a nova decoração do aqua. cumpts O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Gonçalo Publicado: Janeiro 8, 2006 Autor Publicado: Janeiro 8, 2006 esqueci-me de perguntar: será que faz mal meter uns leptossomas? cumps O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 boas pessoal!!! No natal montei um aqua de 200l litros para ciclideos africanos do lago tanganika! Eu já lá meti uns peixitos: 2 lamprologus simillis 2 neolamprologus brevis 2 ocellatus gold 1 ocellatus orande 2 altolamprologus calvus black Boas Esse aquário ciclou completamente? Parece-me muito pouco tempo para ter ciclado em condições. Toma atenção a isso e vai vigiando porque os peixes do tanganika são mais sensiveis a más condições de água (amonia alta) que os outros peixes. De resto já te disseram tudo. Altolamprologus com conchiculas é má politica e tens demasiadas espécies de conchiculas que vão competir directamente pelas conchas. No teu caso quem vai perder a "guerra" devem ser os similis pois são os mais pequenitos. Julies com conchiculas da experiencia que tenho é má combinação mas há pessoal por aqui que os mantem sem grandes problemas, desde que uns não invadam o território dos outros. Talvez colocares um cardume aí na meia água desse algum resultado. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gonçalo Publicado: Janeiro 8, 2006 Autor Publicado: Janeiro 8, 2006 boas!! Mais uma vez obrigado pelos concelhos! Nuno Antunes, o que me aconselhas a fazer agora, visto que o aqua nao ciclou bem, eu pensei que o tempo fosse o suficiente! Bem, ca vao mais umas fotitas com a nova decoração: cumpts e em breve digo coisas!! O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Nuno Antunes, o que me aconselhas a fazer agora, visto que o aqua não ciclou bem, eu pensei que o tempo fosse o suficiente! Pois, o ciclo do aquário não é medido em tempo... a dizeres isso calculo que não tenhas verificado os parâmetros da tua água o que é um erro que nos tanganikas pode custar caro. Agora que tens tudo montado e já lá tens os peixes o meu conselho é que periodicamente (2 em 2 dias) verifiques especialmente os valores de nh4/nh3 (amoniaco). Se topares os valores a subirem muito terás de fazer tpa's. Lembro-te que em ph 8,5 (o normal para tanganika) , 0,5mg/l de amoniaco são tóxicos se mantidos por longo tempo. Valores acima de 0,5mg/l podem-se tornar letais em poucas horas. O ciclo do aquário implica um pico de amónia, seguido de um pico de nitritos e depois um de nitratos. Só quando a amónia e os nitritos vão a zero depois de terem o pico é que o ciclo está concluído. No teu caso o ciclo pode ter ficado incompleto pelo que só mesmo monitorizando com cuidado e frequência os valores é que podes evitar problemas de maior. E, mais importante ainda, não metas mais peixes para já. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Ricardo Pinto Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 No teu caso quem vai perder a "guerra" devem ser os similis pois são os mais pequenitos Olha que não sei se vai ser bem assim! Mas também não interessa a ninguém saber o desfecho desta "guerra". O melhor era mesmo retirares uma ou duas espécies daí. Abraço,
Mário Ribeiro Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Boas, Como já foi aqui dito são conchiculas a mais para o aquário. Brevis, Ocellatus e Similis juntos é demais. Adicionares13 Similis ?!? É uma hipotese se retirares os Ocellatus e Brevis. O Calvus pode ficar mas muito provavelmente haverá predação. Esse areão não é o mais indicado para conchiculas. Se queres "deliciar-te" utiliza areia (da praia por exemplo, do rio ou aragonite "sugar size"). Em relação à decoração / layout não te digo se está bom / mau porque não faz sentido falar dela quando a fauna não é "compatível" e está desajustada.
Arquimedes Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Nuno: Já agora... Tu falaste num pico de Nitratos... isso não tem tendência a despoletar um boom de algas? Pergunto isso porque o meu aquário foi montado há menos de 2 meses e de repente: boom - água completamente verde. No entanto foi demasiado fácil ver-me livre das algas através de uma pequena alteração na iluminação (concentrei sobre um monte de vallisnerias e apaguei no resto do aquário) e 2 TPA's. Daí que faça a pergunta: um boom de algas pode fazer parte do ciclo?
Kajo Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Eu tenho Julies com brevis, não tenho problemas de maior embora no inicio me tenham desaparecido 2 brevis devido as Julies que volta e meia ainda se viram aos brevis portanto não aconselho mesmo. Assim que puder monetariamente irei só fazer os 200Litros que tenho em conchicolas e leptsomas : ) ¸.·´¯`·.¸><((((º> Carlos Escórcio
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 Nuno: Já agora... Tu falaste num pico de Nitratos... isso não tem tendência a despoletar um boom de algas? Pergunto isso porque o meu aquário foi montado há menos de 2 meses e de repente: boom - água completamente verde. No entanto foi demasiado fácil ver-me livre das algas através de uma pequena alteração na iluminação (concentrei sobre um monte de vallisnerias e apaguei no resto do aquário) e 2 TPA's. Daí que faça a pergunta: um boom de algas pode fazer parte do ciclo? Pode sim, especialmente em aquários como os nossos onde existem poucas plantas para os absorverem. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 9, 2006 Publicado: Janeiro 9, 2006 No teu caso quem vai perder a "guerra" devem ser os similis pois são os mais pequenitos. Nada mais errado Nuno... Entre os Similis e os Ocellatus venha o diabo e escolha... Os Brevis é que não terão qualquer hipotese se a coisa der para o torto... Sério? tinha a ideia que os similis não eram assim muito resistentes quando toca à pancadaria. Mas se o pessoal diz que eles se aguentam à bronca eu cá acredito. Eu mantenho multies e a ideia com que fiquei deles quando estiveram com as julies e o alto é que não se aguentavam muito à bronca (perdi 2 por ataque nesse periodo). Como os similis são "primos" dos multies, assumi que teriam as mesmas dificuldades. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gonçalo Publicado: Janeiro 9, 2006 Autor Publicado: Janeiro 9, 2006 boas! Obrigado pelas respostas. Em principio já sei o que hei-de fazer, nao para já, pois quero que a água estabelise. Deixo ficar apenas os brevis e os similis, aumento a minha colonia de similis para ficar com uns 8, 10 no maximo, e acrescento uns leptosomas, talvez uns 5 ou 6! O que acham? cumpts O meu aqua de tangas!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36138
gorgeous Publicado: Janeiro 11, 2006 Publicado: Janeiro 11, 2006 Podes sempre usar TETRA BACTOZYM , não tendos feito o ciclo podes sempre dar uma ajuda colocando este produto no filtro externo. Se por ventura quiseres dispensar os altolamprologus calvus black diz-me qq coisa
Recommended Posts