KuSsTa Publicado Janeiro 6, 2006 Publicado Janeiro 6, 2006 Pessoal preciso de uma ajudinha. Comprei uma lampada Económica para a calha do meu aqua e não consigo liga-la. A lampada tras um transformador electronico já incluido. É daquelas lampadas que são tipo 2 fluorscentes pequenas dobradas. O meu problema é que a lampada tem 4 pinos de ligação, eu liguei a corrente 2... e a lampada rebentou. Alguem me pode ajudar? Citar
Rui_Patricio Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Não estaras a fazer confusão? Parece-me a mim que o que a lampada tras incluido é o arrancador, não o balastro, ou seja, vais sempre precisar do balastro para ligar a lampada e do respectivo casquilho para a fixar.... Mas se conseguires postar fotos da lampada torna-se mais facil de ajudar... Citar "Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel." "Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos." Leis de Murphy
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Olá. Não entendendo muito de lâmpadas, resta-me perguntar-te se ligaste à corrente como? Ligaste directamente a 220 Volts AC? O melhor é colocares aqui um esquema de como montaste o circuito para o pessoal te ajudar. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Se rebentou, ja não precisas do esquema de ligações LOL, agora a sério, se tens de comprar outra lampada, compra também o casquilho e loja de electricidade eles lá dizem-te o que precisas mais... pois essas lampadas, umas precisam de arrancador e balastro. outras já trazem arrancador, só precisam de balastro, outras não precisam de nada, já trazem tudo incluido... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Ok... Já percebi que ligaste a lâmpada a 220 Volts AC directamente... Essas lâmpadas, creio que têm de ser acesas com um balastro electrónico. Pelo que percebi, é uma lâmpada de casquilho 2g11 Vê lá se é uma destas? A debaixo, é óbvio... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
KuSsTa Publicado: Janeiro 6, 2006 Autor Publicado: Janeiro 6, 2006 É muito parecida com a G23, mas tem 4 pinos em vez de 2, porque são 2 lampadas em vez de uma como na imagem. São 2 lampadas daquelas. O casquilho é G24q e na parte de tras da caixa da lampada dix Transformador electrónico. Isto quer dizer que tras incluido certo?... visto isto tar a dizer na parte das especificações da lampada. Eu liguei 2 terminais directamente a 220v AC pensando que se acenderia uma das lampadas mas não... estoirou. Mas já comprei outra. Como poderei fazer?? Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Olá. Não sabendo dar a certeza, creio que dependendo da potência dessa lâmpada, tanto poderá ser acessa com um balastro convencional, como com um electrónico. É de que marca a lâmpada? Phillips? Osram? Tenta ir ao site do fabricante e vê que balastros é que podes utilizar. Agora uma coisa é certa, a 220 Volts AC, as únicas que conheço que se possam ligar são as de filamento e as de halogéneo. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Agora uma coisa é certa, a 220 Volts AC, as únicas que conheço que se possam ligar são as de filamento e as de halogéneo. Há PC's em casquilho E14 ou E27 que é só ligar a 230V AC... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 7, 2006 Publicado: Janeiro 7, 2006 Olá. Pois Nuno, mas essas têm balastros e arrancadores (não sei) incorporados... E a diferença de potencial e corrente que é aplicada nos electrodos, ou melhor, nos terminais da lâmpada, não é 220 Volts AC e não sei quantos Amperes. Nas de filamento e nas de halogéneo, tanto quanto sei, o que passa pelo filamento e pela própria lâmpada é 220 Volts AC. Nessas económicas de enroscar, o que passa pelos tubos enrolados onde há vapor de mercúrio, de certeza que não é 220 Volts AC. Por isso, se formos a ver todas as lâmpadas se ligam a 220 Volts AC... umas têm é balastros, arrancadores, reactâncias, etc... Acho que fui explícito Um abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Janeiro 7, 2006 Publicado: Janeiro 7, 2006 Luís, não sejas mau feitio, o que eu quis dizer era que há lampadas economizadoras que podes ligar directamente e outras que não, precisam de igntores ou balastros, de qualquer modo, nenhuma lampada flourescente tem 230V a ionizar o gás, é sempre bem menos... Acho que me vou deitar, o sono ja tomou conta de mim, já não digo nada com nada... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
KuSsTa Publicado: Janeiro 7, 2006 Autor Publicado: Janeiro 7, 2006 A marca da lampada e Newtone. (lol). Comprei a no Leroy Merlin por ser barata e por ser luz do dia. Mas tou a ver que agora é que vem os problemas, porque nem acho um site do fabricante nem nada. Amanha vou a uma loja de electrónica que a perto da minha casa ver se me dizem alguma coisa. É que esta lampada e económica mas não é de enroscar. Quase de certeza que precisa de um balastro, a unica coisa que me faz confusão é atras na caixa dizer "Transformador Electrónico". Obrigado a todos. Citar
Oinq Publicado: Janeiro 7, 2006 Publicado: Janeiro 7, 2006 secalhar diz transformador electronico, para alertar que precisa de um... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
KuSsTa Publicado: Janeiro 10, 2006 Autor Publicado: Janeiro 10, 2006 Olá a todos. Ainda não consegui ligar a tal lampada (não consigo comprar o casquilho e também ninguem me sabe ajudar como ligá-la). A lampada que falo e deste tipo : http://interlampadas.pt/shop/index.php?cPath=151_160 . Já me disseram que posso ligá-la directamente a 220v pois na caixa da lampada é o que dix 220v , 50Hz. Ajudem-me. Obrigado Citar
KuSsTa Publicado: Janeiro 10, 2006 Autor Publicado: Janeiro 10, 2006 Mais uma imagem da tal lampada, (só que a minha não é desta marca). http://www.nam.lighting.philips.com/us/eca.../pdf/p-5295.pdf Citar
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 11, 2006 Publicado: Janeiro 11, 2006 Vais ter de ir a uma casa de materiais electricos e pedir um casquilho de acordo com a norma G24q. Parece-me que também vais necessitar de um balastro electrónico para a potencia da lampada, mas quanto a isso na loja onde te venderem o casquilho, te informarão de certeza. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts