José S. Alves Publicado Janeiro 6, 2006 Publicado Janeiro 6, 2006 Caros amigos Alguem me pode iucidar sobre o que é o perling (nem sei se é assim que se escreve) é que já li sobre isto mas não chego a grandes conclusões. Cumps
kromoAqua Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 as plantas iniciam o processo de oxigenação e formam bolhas de ar nas suas folhas, que não passa de oxigenio. que acabam por libertar.
Space Cowboy Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 o pearling consiste na acumulação de oxigenio nas folhas,proveniente da fotossíntese, quando a água atinge condições de saturação em oxigenio. por isso é que o pearling não aparece logo apos as luzes ligarem. demora um certo tempo até que a agua fique saturada e permita a acumulação nas folhas. Go ahead...make my day
rcgomes Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Tb me começou a aparecer nas minhas plantas. Agora a questão : isso é prejudicial? É uma ocorrência natural? Agradeço que me elucidem Obrigado Ricardo
Oinq Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 também (palavra corrigida) me começou a aparecer nas minhas plantas. Agora a questão : isso é prejudicial? É uma ocorrência natural? Agradeço que me elucidemObrigado É mais que natural... é o dever das plantas Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
José S. Alves Publicado: Janeiro 6, 2006 Autor Publicado: Janeiro 6, 2006 Caros amigos Mt obrigada a todos pela ajuda é que tinha medo que fosse prejudicial, já agora é algum tipo de indicador de qualidade da água ou da fotosintesse ? Cumps
Oinq Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Quer dizer que está ser feita a fotosintese... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
José S. Alves Publicado: Janeiro 6, 2006 Autor Publicado: Janeiro 6, 2006 Caros Amigos Desculpem lá a insistência mas já tenho este aqua hà +- 8 meses e só agora é que registei esse fenomeno, será por ter colocado mais iluminação no aqua ? Cumps
Oinq Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Nem mais, um requesito para a fotosíntese é a iluminação... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
José S. Alves Publicado: Janeiro 8, 2006 Autor Publicado: Janeiro 8, 2006 Caros Amigos, Ok mt obrigada , mais uma vez vi aqui neste forum as minhas duvidas exclarecidas . Cumps
Just_me Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 ainda deve existir por ai um thread antigo qualquer em que se discutiu os efeitos do pearling e consequentemente da saturação em oxigénio da agua para a demais vida no aquario. Já agora, a riccia consegue exibir pearling antes da agua do aquario estar saturada em oxigénio. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Olá. ainda deve existir por ai um thread antigo qualquer em que se discutiu os efeitos do pearling e consequentemente da saturação em oxigénio da agua para a demais vida no aquario. Não poderá também ser prejudicial às plantas? Obrigá-las a um ritmo biológico mais elevado... Ou na natureza também ocorre pearling? Já agora, a riccia consegue exibir pearling antes da agua do aquario estar saturada em oxigénio. Sabes porquê? Tem alguma coisa a ver com a textura superficial da folha? Permitindo uma melhor "fixação" das bolhas de oxigénio? diminuindo assim a tensão superficial da bolha? Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
José S. Alves Publicado: Janeiro 8, 2006 Autor Publicado: Janeiro 8, 2006 Caro Just me (desculpa lá tratar-te assim) Não percebi mt bem o querias dizer se não fôr mt maçada poderias tentar explicar melhor Cumps
Just_me Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Ivanpantz: Estou-me a refeir ao efeito da concentração do O2 na agua, quanto ao aumento da fotossintese não é nada prejudicial ás plantas desde que se saiba manter os nutrientes em niveis certos. Pode ainda devido ao seu grande poder oxidante, oxidar tudo o que é micros, o que nao é nada bom! na natureza o pearling não é um fenomeno que ocorra em abundâbncia excepto em zonas com bastantes algas e em que o pearling é causado pelas algas já que estas reteem o O2 no seu emaranhado ou na sua camada (cianos) antes da impulsão ser suficiente para as libertar. quanto á riccia: 1- e mais importante, conseguem taxas de produção de oxigénio maiores que as taxas de dissolução do mesmo na agua 2- a razão por ti apontada lili, qual é o problema de tratares assim por mim desde que nao haja faltas ao respeito nem formalismos a mais, estamos todos á vontade! existe uma discussão neste forum sobre os efeitos da saturação em oxigénio da agua do aquario, porque apesar do oxigénio ser um dos elementos indispensaveis á vida, em concentrações elevadas pode ser responsavel por doenças, mutações e morte, isto nos humanos. O oxigénio é um poderoso redutor , especialmente quando sob a forma de radical livre e pode inclusive originar mutações nas células a niel do DNA. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 Olá novamente. Obrigado Alves. Já sabia que a riccia tinha um metabolismo muito acelerado, mas nem me passou pela cabeça a taxa de produção de O2 ser maior que à de dissolução do O2 O oxigénio é um poderoso redutor , especialmente quando sob a forma de radical livre e pode inclusive originar mutações nas células a niel do DNA. Estás a falar de O. (um átomo de oxigénio com um electrão a mais)? Não querias antes dizer que o Oxigénio é um bom oxidante...? Logo, reduz-se facilmente...? Acho que a única forma de Oxigénio que é redutora é o superóxido O(2-). Um abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Janeiro 8, 2006 Publicado: Janeiro 8, 2006 sim, sim, oxidante! na maior parte das vezes mas em ambientes supersaturados de Oxigénio existe a formação de radicais livres, tipicamente resultante de processos biológicos, exactamente o O(2-) que sim, são reponsaveis por mutações. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts