Recommended Posts

Publicado:

tens a certeza? podes ter alguns carbonatos na agua que nao se revelavam porque o pH era alto e não se dissolviam, com a injecção de Co2 o pH baixa e os carbonatos dissolvem-se. é basicamente o principio do reactor de cálcio.

Outra hipotese é teres usado quer um buffer (normalmente fosfatados) ou teres por alguma razão adicionado fosfatos (algum carvão activo liberta fosfatos) que vai alterar o equilibrio do pH e KH.

ainda tens a ultima hipotese :?, mediste mal (o frasco não estava limpo,enganaste-te a contar gotas ou a medir o reagente) ou o teste marou!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
tens a certeza? podes ter alguns carbonatos na agua que não se revelavam porque o pH era alto e não se dissolviam, com a injecção de Co2 o pH baixa e os carbonatos dissolvem-se. é basicamente o principio do reactor de cálcio.

De facto pode ser mesmo disso. O kH sai da torneira a 2 e pH 8. Eu faço mudas de 40% da agua de 3 em 3 dias e aumentei a introdução de co2 justamente para baixar o pH.

O curioso é que o pH baixou 0.4 ou seja está em 7.6 ou 7.5 e o kH está nos 8 e com tendencia a subir. Maldição!

Bom, isto só 'lá vai' com muita turfa ou muita resina ou então uma osmose, não?

Luis.Dias

Publicado:

Olá.

tens a certeza? podes ter alguns carbonatos na agua que não (palavra corrigida) se revelavam porque o pH era alto e não se dissolviam, com a injecção de Co2 o pH baixa e os carbonatos dissolvem-se. é basicamente o principio do reactor de cálcio.

Eu não concordo plenamente com o que tu dizes... :roll:

Ou então deixaste sub-entendido isto...

Se injectas CO2, e o pH baixa, obrigatoriamente o KH tem de aumentar. Não devido, exclusivamente à dissolução de Carbonatos na forma de mineral, mas sim porque para o ácido carbónico baixar o pH, tem de obrigatoriamente aumentar a concentração de Bicarbonatos e Carbonatos na água. E a concentração de Bicarbonatos e Carbonatos na água, não é nada mais que o KH.

Outra hipotese é teres usado quer um buffer (normalmente fosfatados) ou teres por alguma razão adicionado fosfatos (algum carvão activo liberta fosfatos) que vai alterar o equilibrio do pH e KH.

Aqui concordo contigo. Mas não é obrigatório serem fosfatos, qualquer ácido faz isso. Se bem que com ácido fosfórico (ou um sal de uma base de ácido fosfórico) funcione melhor.

O problema é que os ácidos por um lado diminuem o KH (protonam os Bicarbonatos e Carbonatos, originando CO2), por outro, no caso de haver Carbonatos precipitados, deslocam esse equilíbrio para a dissolução destes... :oops: E depois, como é óbvio, torna-se um bocado difícil de ajuízar.

Daí que na minha opinião, a subida brusca do KH se deva ao uso de CO2, quase que exclusivamente. Nem percebo porque não mencionaste isto Pedro... :oops: Esqueceste-te, ou deixaste sub-entendido?

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.