Samufish Publicado Janeiro 5, 2006 Publicado Janeiro 5, 2006 Ola. Vou voltar a montar um aquario com ciclideos africanos. Tenho um aquario de 54 litros ja montado com areia de silica, rochas e conchas, de plantas tenho valisnerias, feto e musgo de java e Anubias Nana, e para ja vou colocar um casal de Neolamprologus brevis, para alem de umas ampularias. Como gosto muito de Julidochromis transcriptus estava a pensar se serao compativeis, visto os Brevis serem conchicolas e os Transcriptus habitarem nas rochas. Gostava de saber a vossa opiniao. Havera problemas no caso de alguma das especies procriar? Ainda quanto aos Transcriptus, visto ser dificil identificar um casal juvenil, quantos peixes aconselham a colocar neste aquario para tentar juntar um casal? Cumprimentos, Samuel.
Samufish Publicado: Janeiro 5, 2006 Autor Publicado: Janeiro 5, 2006 Ola Nelson. Obrigado pela ajuda. Ja percebi que vai ser complicado por causa da territorialidade dos Julies. Presumo que nao exista nenhuma especia de ciclideo que possa partilhar pacificamente estes 54 litros com os brevis? Cumprimentos, Samuel.
Mário Ribeiro Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Não os juntes. Eu não tenho boas experiências com Julies / Conchiculas. A história mais recente é triste.. Eu tenho 2 x 18w de iluminação (Aquário 80x40x50). À 2 noites precisei de "replantar" uma anúbia e para não me cortar nos reflectores metálicos inverti o sentido do mesmo. Fiquei com os 18w de iluminação restantes... Como era de noite.. pensei "olha.. giro efeito por do sol". Passado uma hora desliguei tudol. Na manha seguinte não voltei a colocar o reflector na posição correcta, esqueci-me. Ficaram o dia todo assim... Quando cheguei a casa cumpri a rotina de alimentar os peixes da casa.. quando cheguei perto do aquário.. reparei que havia muita "movimentação" ......... Resumindo.. o Julidochromis "dominador" aproveitou-se da alteração da luz para fazer o gosto ao dente... devorou-me 15 alevinos de Ocellatus com mais de 45 dias... O panhonha do pai Ocellatus andava desorientado por causa da alteração da luz.. porque na normalidade se o Marlieri não pode sair da área reservadas (conchas). Esta é algumas das experiências más que tenho com Julis / Conchiculas. Deixo então aqui a minha opinião... Em 60cm Julies e Conchiculas está fora de questão...
aquaben Publicado: Janeiro 6, 2006 Publicado: Janeiro 6, 2006 Boas O problema não ia ser a territorialidade dos transkriptus, mas sim a dos brevis. Os brevis não são como os ocellatus…nem os transkryptus como os marlieri! Faz uma colónia só te uma espécie de conchiculas, vais ver que é mais que suficiente para um aqua desse tamanho. Fiquem bem José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Samufish Publicado: Janeiro 6, 2006 Autor Publicado: Janeiro 6, 2006 Ola a todos. Ja pus de lado a ideia de juntar os Julies com os Brevis. Amanha vou buscar um casalinho de Brevis para o aquario. Ja tenho a decoracao pronta para eles. Queria mesmo era uma especie de peixe que habitassem o resto do aquario, compreendo que o aquario nao seja muito grande dai o meu cuidado para nao fazer asneiras. O Nelson sugeriu o Cyprichromis para colocar no mesmo aquario, estive a pesquisar e gostei muito do peixe. Se ele nao interferir nas posturas dos Brevis talvez pense em colocar uns 3 no aquario. Podem indicar-me em que lojas de Lisboa ou arredores costuma haver e qual o seu preco medio? Cumprimentos, Samu.
Recommended Posts