Recommended Posts

Publicado

boas fui a uma loja aqui na zona e vi la uns kits para bettas,ou seja é um aquario paí cm 20*10*15 em plastico com decoraçao artificial,tinha la um beta k parecia k tava morto mal se mexia,será que aquilo é muito mau para o peixe,talves lhe cause stress etc..

que teem a dizer sobre isto?

Publicado:

Boas.

Esse kit de que falas, julgo já o ter visto noutros sítios. A minha opinião sobre isso é que nessas condições, o betta apenas vai sobrevivendo, e que esses chamados "kits" são autênticas caixas de tortura para qualquer peixe...

As lojas muitas vezes transmitem a ideia errada sobre a manutenção destes peixes, por estarem expostos naqueles cubículos de vidro, sem qualquer tipo de manutenção (aquecimento e filtragem), e, muitas vezes, com um nível de água mínimo... Isto porque o betta é capaz de alterar o seu metabolismo, para se adaptar às condições de "água fria", e por sobreviver em águas com teores mínimos de oxigénio, devido ao orgão respiratório auxiliar, o labirinto, que lhe permite respirar oxigénio atmosférico. Isto para referir apenas duas razões pelas quais os bettas sobrevivem nos cubículos...

A melhor coisa a fazer por um betta é mantê-lo num aquário grande, aquecido, e aí poderemos ver um betta saudável e em todo o seu explendor...

Publicado:

obrigado pelas informações,pois aquilo nem aquecimento teem,os peixes nem se mexiam que impressao que faziam,mesmo mal tratados e depois vi em cima de um balcao 4 sacas de plastico que cabem 6 berlinds nao mais,com agua e pouco de ar,com um betta cada,que impressao todos espalmados

Publicado:

não sei como é que pessoas que comercializam betas conseguem mete-los em cubiculuzinhos tão pequenos, supostamente quem começa um negócio de animais é por paixão a estes.... ás vezes mete raiva!

a loja onde compro comida para os meus animais, o senhor fez um aquário com 2 metros onde apenas tem plantas aquáticas, e aí mete os betas, digo-vos que vejo lá betas dignos de fotos pa por na net!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Eu tenho o meu betta num desses kits, mas n pk eu kero, mas pk teve k ser, tinha-o no comunitario mas ele atacava os meus peixes, entao como n tinha mais aquas aki tive k por no kit, mas foi so ontem e é ate sabado pk no sabado vou comprar um aqua de 100x40x30 :P

Na loja onde comprei o meu betta tb estao nesses cubiculos de vidro onde mal se podem mexer... N sei como conseguem po-los aí sendo o betta um dos peixes mais bonitos k ha :?

Publicado:

Olá!

Pois é meus caros, quem diz que os bettas sao dos mais bonitos peixes que existem é bem verdade, tenho pena é que as lojas nao dêm condiçoes aos peixes para que eles mostrem todo o seu explendor!

Os objectivo da associaçao portuguesa de bettas (APB), criada a pouco tempo por um grupo pequeno de membros em que tou inserido, tem como objectivo tentar resolver esse assunto claro que dará mto trabalho mas espero com o tempo resolver isso...

quem tiver interessado em partecipar pode ver este topico e inscrever se

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32931

eu sempre pensei que os lojistas criavam e planeavam abrir as lojas por gosto aos animais e peixes... Mas o que tenho visto sao lojas que so pensam em lucro da loja, ficar rico á custa dos pobres animais... desde manter os bettas em compinhos em que o corpo tem de ficar curvado prar caber lá, ao monte de peixes que sao colocados em aquarios pequenos em que morrem so do stress um dos outros... á algumas lojas que poe a margem de lucro dos produtos para aquarios no maximo... Parece que eles querem vender caro e pouco do que vender um pouco mais barato e mais! Acho que a concorrencia dos lojistas em portugal tá muito doente, nao ha espirito de comcorrencia! se uns aumentam de preço os outros tb... é por isso que vejo algumas lojas abrirem e em 3 anos fecharem novamante.... mas como ja me tou a desviar do tema paro aqui...

e so digo mais uma coisa o que vejo em relaçao aos bettas revolta me mto! e sempre que vou a uma loja e vejo em saquinhos pergunto ao lojista de se tb gostava de viver a vida dele dentro do quarto dele... ficam com ar de xatiados cmg, mas bem, acho que os animais tem de ser respeitados...

Cumprimentos JOrge

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Publicado:

eu nao tou a falar mal na loja porque até o homem noutros peixes trata bem deles e nao os vende logo,deixa primeiro os ambientar,e só depois é que os vende,ou seja tem os cuidados e nao é daqueles de querer vender,mas na questao dos bettas axo que falharam,da impressao velos nakeles kits sem vida,tambem nao sei de quem foi a ideia de criar akeles kits,mas de certeza que ja ganhou algum com isso,são daqueles que so querem vender...

so mais uma coisa,os bettas nao sa aconselhados estarem com outros peixes pois n?por serem agressivos ou por outros peixes lhe morderem as caudas etc..qual os compativeis?

isto é compativel?:

red cherry

ancistrus gold

gupies

neons verdes e azuis

cumps

Publicado:

Boas.

Não pretendo defender os donos das lojas, mas de facto é preciso lembrar que as beteiras são apenas uma solução provisória, ou seja, não se espera que o betta fique por lá muito tempo... Mas concordo que é muito stressante para o peixe estar naquelas condições, deveria ser tratado como outro peixe qualquer, atendendo aos seus melhores requisitos... Enfim, foi mais um desabafo...

Dinhodog: se fosse a ti, eu riscava os guppies dessa lista, já que os bettas o podem confundir com outro macho (devido às suas grandes barbatanas caudais). De resto, não me parece que haja mais incompatibilidades.

Cumprimentos.