Recommended Posts

Publicado

Boas tardes a todos.

tenho 2 discus, que a aparentemente estao saudaveis, mas tenho 2 botias, em que 1 deles esta com alguns pontos brancos, e nao custa a nadar.

Reparei que tenho tb 1 ou 2 cardinais com os mesmos sintomas.

O que posso fazer para ajudar estes peixes sem colocar os discus em perigo?

Tenho um tratamento Sera Costapur. será que dá para tratar com este medicamento?

Obrigado

Nuno

Publicado:

Será ictio??

a que tempertura tens o aqua?

Se for ictio e não for muito grave, basta um ligeiro aumento na temperatura, que deves conseguir controlar isso.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

É muito dificil de opinar, pois nas doenças s´mesmo vendo...mas se constatares que é ictio, sobe a temperatura para os 30/31ºC, durante uns três a quatro dias, e vê vai vendo a reação deles...não te esqueças de aumentar a oxigenação, pois quanto mais alta a temperatura....

vai dizendo coisas.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Bom dia.

Apesar de estar tudo "controlado" queria só acrescentar:

Os Protosoários, com por exemplo o ictio, necessitam de luz, para completar o seu ciclo reprodutivo.

Portanto caso seja possivel reduzir ao maximo a entrada de luz vamos estar a combater a proliferação de mais "bichinhos".

o IDEAL é manter o aqua, sem luz e tapado com jornais durante uns 2/3 dias.

Um abraço aos intervenientes.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas.

hoje ja morreu um botia :?

os pontinhos brancos nao fazem tipo camado esponjosa. Sao salteados.

Os meus cardinais tem imensos.

e alem das vossas dicas, nao é melhor usar nada? digo eu, nao sei.

sou leigo nestas coisas de fungos etc.

Publicado:

:? .

Tipo telegrama....

Sobe a temperatura, tapa a luz do aqua compra PROTOZIN da WATERLIFE e segue as instruções.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

exactamente, tipo telegrama.

OK, vou ja comprar isso.

Obrigado pelas ajudas

Nuno

Publicado:

Mais uma....

Se tivesses preenchido o local de origem, no perfil, podiamos indicar-te tambem a loja :? .

Não doi nada!

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Alfornelos-Pontinha-Amadora,

toda essa zona

p.s.: vou corrigir o perfil entao

Publicado:

Bons dias.

digam-me so + uma coisa, durante o tratamento com o protozin, posso efectuar mudas de água parciais? se nao, quando posso efectuar as mesmas? logo após o final do tratamento?

Obrigado

Nuno

Publicado:

Bom dia.

Podes efectuar TPAS ANTES da aplicação do medicamento.

Por expl.

dia 1 muda agua, põe medicamento....dia 3 muda agua, põe medicamento.

Os medicamentos, que conheço, de multi-aplicação, a mesma é para REPOR o quimico na àgua pois o mesmo desaparece ao fim de dias/horas.

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Viva,

estou no 5º dia de tratamento com protozin, ou seja, segundo as indicacoes, é o 2º dia sem aplicar a dose. so amanha aplico de novo, uma ultima dose.

acontece, que os cardinais tem ido todos à vida. ja so tenho 3. o botia, anda por lá, mas ainda continua com pontos brancos do ictio.

que posso fazer mais?

esperar?

Obrigado

Publicado:

eu também já pus em causa o resultado desses tratamentos... visto já ter tido ictio em 2 guppies (datas diferentes em 2 semanas), ter feito tratamento e nada.. 29º tava em 26º, tapado, luz 6h por dia, tpa's e doses como dizia nas instruções. O que é facto, é que não reduziu sequer a quantidade de pontos e passados uns 2/3 dias morreram. Tive que fazer logo uma limpeza geral, e pelo menos até agora.. nada a registar :wink:

Publicado:

Viva,

estou no 5º dia de tratamento com protozin, ou seja, segundo as indicacoes, é o 2º dia sem aplicar a dose. so amanha aplico de novo, uma ultima dose.

acontece, que os cardinais tem ido todos à vida. ja so tenho 3. o botia, anda por lá, mas ainda continua com pontos brancos do ictio.

que posso fazer mais?

esperar?

Obrigado

Publicado:

hoje é o ultimo dia do tratamento.

Faço de novo o tratamento? apartir de quando?

Qdo posso agora fazer uma muda parcial da agua, e ate mesmo uma mexida nos filtros?

Obrigado pela ajuda

Nuno