José Lima Duque Publicado Janeiro 4, 2006 Publicado Janeiro 4, 2006 Olá Tenho um aquário de cerca de 400l, plantado há um ano e meio. Além de sistema de CO2, solo fértil da Seachem tenho iluminação com T8 no total de 260 watts. Faço trocas semanais de 80 litros de água e as plantas crescem bem, com poucas algas, controladas. Na química nunca tive fosfatos embora tenha bastantes peixes e somente alguns nitratos que baixam significativamente após as mudanças de água. Tenho plantas várias incluindo rotalas macranda com crescimento rápido. O problema sempre foi o "tapete" com echinodorus tenellus que cresceu pouco cobrindo-se de algas escuras tipo "bolor", de modo que desisti dele. Suponho que o problema sempre foi a luz na parte da frente relativamente escassa. Ora chegou a altura de trocar de lampadas e então optei por mudar as calhas para T5 e vou ficar com 320 Watts de T5. Como ainda não comprei as lampadas (só adquiri as calhas e os reflectores), pergunto aos mais experientes: -Quais as lampadas T5 que me aconselham, nomeadamente a sua distribuição de modo a ter penetração e intensidade suficiente Á FRENTE, para plantar glosso? -Quais os cuidados a ter para não ter um "bloom" de algas? Saudações aquariófilas. Duque
ART ART Publicado: Janeiro 5, 2006 Publicado: Janeiro 5, 2006 imediatamente antes de pores nova iluminação, deves mudar cerca de 40 a 50% da agua, senão acontece-te o mesmo que a mim: ALGAS! eu punha uma lampada de 8000k a 10000k(branco/azul) a frente, pois têm uma taxa de penetração de luz superior, se queres mesmo por um relvado, ou uma de 6500k(branca) que para mim sao as melhores no aspecto global, mas cada qual terá a sua opiniao, o sr.Amano defende as 8000k outros defendem as 6500k, outros as de 4000k, etc. Boa Sorte!
sergioveterano Publicado: Janeiro 5, 2006 Publicado: Janeiro 5, 2006 Viva, concordo com o que o ART ART disse, com menos luz as plantas crescem a um ritmo diferente, deixando sempre acumular alguns nutrientes. Embora no caso do José e segundo o que diz perece ter a situação bem controlada. No que respeita à escolha das lâmpadas devias fazer uma mistura de vários espectros, e tal como disse o ART colocaria o espectro mais alto para a frente do aquário. Enfim não acrescento nada de novo é só mais para reforçar a ideia que já foi escrita.
José Lima Duque Publicado: Janeiro 6, 2006 Autor Publicado: Janeiro 6, 2006 OLÁ Agradeço as vossas sugestões. Assim, comecei a fazer mais trocas de água do que ocostume, talvez 3x, 30% cada vez até à próxima 5ª ou 6ª feira, altura em que farei a mudança das lâmpadas. Depois manterei 1 semana as mesmas plantas sem podas e continuarei as mudanças de água ao mesmo ritmo. Sò então começarei com as mudanças na plantação. Quanto aos tubos estou a pensar da frente para trás:-2 Aquamedic 10000K, 2 JBL Natur 9000K, 2 Aquamedic plant 6500K e 2 JBL tropic 4000K. O objectivo será alrgar o espectro luminoso tendo a maior penetração à frente e mais vermelhos atrás, para estimular ocrescimento em altura nesse sector. O que pensam disto tudo? Saudações aquariófilas. Duque
Recommended Posts