Pedro Ferrer Publicado Janeiro 4, 2006 Publicado Janeiro 4, 2006 Bom dia Embalado pela quantidade de circulação (50x) implantado no reef do Diogo Lopes, decidi implantar no meu aquário de 200L (ainda não disse Reef e desisti de o dizer... por enquanto) mais ou menos o mesmo valor. Decidi então encomendar uma 2ª Tunze 7200/2 (2400L/h) e adquirir 2 Wave Marea 2400. Neste momento ainda só coloquei uma Wave Marea (a outra Marea e a outra Tunze ainda não chegaram), mas uma coisa deu para perceber, os 20x ou 50x é muito relativo! Queremos ter 20x ou 50x com bombas cuja velocidade do fluxo é de 4,0 m/s ? Queremos ter 20x ou 50x com bombas cuja velocidade do fluxo é de 2,9 m/s ? Queremos ter 20x ou 50x com bombas cuja velocidade do fluxo é de 1,7 m/s ? Eu vou ter cerca de 50x de circulação. Sim, dos quais 26x são com fluxo de 2,9m/s e outros 26x com fluxo de cerca de 1,7m/s. Será que é isto que é pretendido? Pelas minhas observações, uma bomba de 2400l/h tipo "Stream" não tem nada a ver com uma bomba de 2400L/h tipo "Powerhead" e julgo que o efeito que eu pretendia (grandes turbulências) não se vai concretizar. Penso eu então. Será que uma bomba Tunze Stream 6060 (6000L/h), terá uma potência algo parecida com uma Powerhead de 2400L/h, variando então apenas o seu diâmetro e direcção de trabalho? Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 4, 2006 Publicado: Janeiro 4, 2006 Olá Pedro, Por ventura, serei a pessoa ideal para te responder!!! Pelo menos sinto-me obrigado a tal! Pelas minhas observações, uma bomba de 2400l/h tipo "Stream" não tem nada a ver com uma bomba de 2400L/h tipo "Powerhead" e julgo que o efeito que eu pretendia (grandes turbulências) não se vai concretizar. De facto o efeito produzido por uma powerhead normal e por uma bomba tipo stream é bem diferente - o fluxo das primeiras é laminar e muito direccionado, provocando assim correntes mais intensas mas menos abrangentes. Já as segundas dividiria em dois tipos diferentes as de fluxo constante e as de fluxo não só controlável como variável - aqui sim notamos uma diferença ainda maior. Se nas de fluxo contínuo a corrente produzida é alargada, não deixa de ser laminar pois não tem alterações de intensidade, provocando as tão desejadas correntes. As segundas (as mais caras) são sem dúvida a melhor solução. Penso eu então. Será que uma bomba Tunze Stream 6060 (6000L/h), terá uma potência algo parecida com uma Powerhead de 2400L/h, variando então apenas o seu diâmetro e direcção de trabalho? Generalizando, podemos dizer que o resultado final pode ser parecido, embora a Stream seja bastante mais abrangente. Considero de uma importância extrema a colocação de pelo menos uma bomba de fluxos variáveis de preferência ligada a um controlador - isso fará toda a diferença! No meu caso tenho duas Turbelle 7400/2 (700-4000 l/h) mais uma Stream 6100 (4000-12000 l/h) todas ligadas a um multicontroler - só aqui tenho considerando os fluxos máximos, cerca de 20000 l/h (40x o volume do aqua). Depois tenho os retornos que são feitos, neste momento por uma bomba Iwaki de 75 l/m ou seja 4500 l/h com o fluxo dividido por 2 SCWD´s - isto representará mais 9x o volume do aqua. Além disto tenho ainda o fluxo que vem do refúgio superior, mas que não tem grande importância. Em conclusão - baixei um pouco o turnover com a inclusão da Iwaki mas reduzi muito o consumo e o aquacimento provocado pelas duas Eheim 1260 que tinha anteriormente. Espero ter ajudado! Abraço, Diogo
Pedro Ferrer Publicado: Janeiro 4, 2006 Autor Publicado: Janeiro 4, 2006 Bom dia Diogo Obrigado Eu vou ficar com 2 Tunze 7200/2 (500-2400L/h) ligadas a um singlecontroller. (Multicontroller eventualmente para o ano) Vou ficar com 2 Wave Marea 2400. Nao estava a contabilizar o valor da bomba de retorno. 1 Aquaclear 901 (3500L/h) liga a 1 SCWD. Sendo assim 13100L/h / +-180L aqua = +-72.7x! Grato pela atençao Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 4, 2006 Publicado: Janeiro 4, 2006 Olá, Sendo assim 13100L/h / +-180L aqua = +-72.7x Pois isso é capaz de ser suficiente!!! Abraço, Diogo
Recommended Posts