Recommended Posts

Publicado

Bom dia

Embalado pela quantidade de circulação (50x) implantado no reef do Diogo Lopes, decidi implantar no meu aquário de 200L (ainda não disse Reef e desisti de o dizer... por enquanto) mais ou menos o mesmo valor.

Decidi então encomendar uma 2ª Tunze 7200/2 (2400L/h) e adquirir 2 Wave Marea 2400. Neste momento ainda só coloquei uma Wave Marea (a outra Marea e a outra Tunze ainda não chegaram), mas uma coisa deu para perceber, os 20x ou 50x é muito relativo!

Queremos ter 20x ou 50x com bombas cuja velocidade do fluxo é de 4,0 m/s ?

Queremos ter 20x ou 50x com bombas cuja velocidade do fluxo é de 2,9 m/s ?

Queremos ter 20x ou 50x com bombas cuja velocidade do fluxo é de 1,7 m/s ?

Eu vou ter cerca de 50x de circulação. Sim, dos quais 26x são com fluxo de 2,9m/s e outros 26x com fluxo de cerca de 1,7m/s.

Será que é isto que é pretendido? Pelas minhas observações, uma bomba de 2400l/h tipo "Stream" não tem nada a ver com uma bomba de 2400L/h tipo "Powerhead" e julgo que o efeito que eu pretendia (grandes turbulências) não se vai concretizar.

Penso eu então. Será que uma bomba Tunze Stream 6060 (6000L/h), terá uma potência algo parecida com uma Powerhead de 2400L/h, variando então apenas o seu diâmetro e direcção de trabalho?

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Olá Pedro,

Por ventura, serei a pessoa ideal para te responder!!! Pelo menos sinto-me obrigado a tal!

Pelas minhas observações, uma bomba de 2400l/h tipo "Stream" não tem nada a ver com uma bomba de 2400L/h tipo "Powerhead" e julgo que o efeito que eu pretendia (grandes turbulências) não se vai concretizar.

De facto o efeito produzido por uma powerhead normal e por uma bomba tipo stream é bem diferente - o fluxo das primeiras é laminar e muito direccionado, provocando assim correntes mais intensas mas menos abrangentes. Já as segundas dividiria em dois tipos diferentes as de fluxo constante e as de fluxo não só controlável como variável - aqui sim notamos uma diferença ainda maior. Se nas de fluxo contínuo a corrente produzida é alargada, não deixa de ser laminar pois não tem alterações de intensidade, provocando as tão desejadas correntes. As segundas (as mais caras) são sem dúvida a melhor solução.

Penso eu então. Será que uma bomba Tunze Stream 6060 (6000L/h), terá uma potência algo parecida com uma Powerhead de 2400L/h, variando então apenas o seu diâmetro e direcção de trabalho?

Generalizando, podemos dizer que o resultado final pode ser parecido, embora a Stream seja bastante mais abrangente.

Considero de uma importância extrema a colocação de pelo menos uma bomba de fluxos variáveis de preferência ligada a um controlador - isso fará toda a diferença!

No meu caso tenho duas Turbelle 7400/2 (700-4000 l/h) mais uma Stream 6100 (4000-12000 l/h) todas ligadas a um multicontroler - só aqui tenho considerando os fluxos máximos, cerca de 20000 l/h (40x o volume do aqua). Depois tenho os retornos que são feitos, neste momento por uma bomba Iwaki de 75 l/m ou seja 4500 l/h com o fluxo dividido por 2 SCWD´s - isto representará mais 9x o volume do aqua.

Além disto tenho ainda o fluxo que vem do refúgio superior, mas que não tem grande importância.

Em conclusão - baixei um pouco o turnover com a inclusão da Iwaki mas reduzi muito o consumo e o aquacimento provocado pelas duas Eheim 1260 que tinha anteriormente.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Bom dia Diogo

Obrigado

Eu vou ficar com 2 Tunze 7200/2 (500-2400L/h) ligadas a um singlecontroller. (Multicontroller eventualmente para o ano)

Vou ficar com 2 Wave Marea 2400.

Nao estava a contabilizar o valor da bomba de retorno. 1 Aquaclear 901 (3500L/h) liga a 1 SCWD.

Sendo assim 13100L/h / +-180L aqua = +-72.7x! :roll:

Grato pela atençao

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Olá,

Sendo assim 13100L/h  / +-180L aqua = +-72.7x

Pois isso é capaz de ser suficiente!!!

Abraço,

Diogo