SaFaRi Publicado Janeiro 4, 2006 Publicado Janeiro 4, 2006 Boas, No meu aqua de +/- 60 litros tenho várias cabombas, elódeas e echinodorus parviflorus. Gostava de saber se a iluminação que tenho está adequada... 1 x RESUN D-15w 10000k Caso contrário.. de que forma poderei alterar a tampa de maneira a poder aumentar a potência? (se necessario alterar a tampa) Já me falaram de PC's mas mesmo pesquisando no fórum não consegui entender o que são e onde as encontrar... :D Foto da tampa: Obrigado Citar Cumprimentos, Carlos Dias
hatchim Publicado: Janeiro 4, 2006 Publicado: Janeiro 4, 2006 Acho 15w para 60 litros pouco e a lampada de 10000ºK não é aconselhavel para agua doce no maximo até aos 6500ºK. A unica maneira de alterar essa calha é colocares 2 PCLamps encontram-se nas grandes superficies de bricolage além de nas lojas de iluminação são umas lampadas muito comuns nos candeiros de secretária. Quanto á alteração podes pesquisar no forum que existem vários DIY. Citar
ricf Publicado: Janeiro 5, 2006 Publicado: Janeiro 5, 2006 A tua tampa parece ter muito espaço. No teu caso e para o teu objectivo eu tentaria optar pelas fluorescentes tubulares normais. A electricidade associada a elas é muito simples de compreender, e a dispersão da luz é muito mais homogénia. Eu diria que aí consegues colocar umas 3 lampadas 15W, e se não estou em erro existem balastros electrónicos para 3 lampadas. Conseguirias uma opção bastante mais interessante. Em termos de lampadas optaria por life-glo e flora-glo da hagen. Se quiseres tenho aqui o meu DIY, que foi infeliz num pormenor e por essa razão ainda não está montado. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33155 Abraços e boa Sorte Ricardo Feliciano Citar
SaFaRi Publicado: Janeiro 5, 2006 Autor Publicado: Janeiro 5, 2006 Boas, A tua tampa parece ter muito espaço.No teu caso e para o teu objectivo eu tentaria optar pelas fluorescentes tubulares normais. A electricidade associada a elas é muito simples de compreender, e a dispersão da luz é muito mais homogénia. Eu diria que aí consegues colocar umas 3 lampadas 15W, e se não estou em erro existem balastros electrónicos para 3 lampadas. Infelizmente não há espaço nenhum.. visto que "aquele espaço" que vês em frente à única lampada é uma tampa que abre para fora para alimentar os peixes, etc.. Gostava de alterar a calha de maneira a ficar com a potência desejada mas esteticamente bonita.. O único problema é que por mais ideias que veja ou por mais DIY que leia, continuo a ser um zero à esquerda no que toca a electricidade.. e mesmo tentado partir para um DIY não quero arriscar.. com a inexperiência ainda provocava bastantes danos... :D Obrigado Citar Cumprimentos, Carlos Dias
Recommended Posts