Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal

Eu estou a montar um aquário de desova no qual quero que a água esteja ácida (por volta dos 6,5). Contudo, quando introduzo azul de metileno como anti-fungico dos ovos, as leituras do PH disparam para valores da ordem dos 7,5... :D

O azul de metileno altera o PH da água ou as leituras estão a ser mascaradas pela cor do produto?

desde já obrigado pelas respostas

Luis

Publicado:

Olá.

Tanto quanto sei, o azul de metileno, nas doses utilizadas, não altera o pH do meio...

Na utilização de muito, na realidade poderá causar um aumento do pH, devido a ter dois grupos amina (N(CH3)2) que podem ser protonados, ainda para mais, com os aneis benzénicos a ajudar a ressonância pi (não liguem... conversa de químico).

mebludis.gif

O bicharoco... para quem não o conhecia... :D

Methylene Blue - MSDS Ficha de segurança do Azul de Metileno. Se reparares, não vem nenhuma indicação para um valor de pH específico, devido à dissolução do Azul de Metileno. Resta agora saber se o produto que estás a usar é apenas Azul de Metileno. Poderá muito bem ter qualquer outro produto básico "neutro", tipo excipiente, que esteja a alterar o pH...

Bem... esta é a resposta de um químico (ok, estudante de química). Agora aconselho-te a ouvires também a resposta de alguém que use o Azul de Metileno, pois eu nunca o usei... apenas a minha opinião. Talvez o João Machado te possa dizer qualquer coisa. Ou outra qualquer pessoa que mantenha discus e lhes costume fazer tratamentos.

Espero ter ajudado. Nem que seja para terem aprendido uns palavrões novos.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!