Recommended Posts

Publicado

possuo um dragao de que um dia para o otro começou a aparecer com as barbatnas rasgadas e comçou a piorar de dia para dia! agora quase nao possui barbatanas peitorais e caudal! ate os grandes raios das barbatanas peitorais começaram a desaparecer!

ele so divide o aquario com um imperador juvenil ,com uma anemona carpete! e possivelmente desconfio que esteja intalado um mantio na rocha! devido aos peixes que me tem vindo a desaparecer!

preciso de ajuda! alguem me sabe dizer a causa e o que devo fazer??

cumprimentos

cumprimentos

Miguel Fernandes

Publicado:

Olá Miguel

Se calhar era melhor dizeres os testes da tua água para tentar perceber melhor o teu problema, o setup tambem é capaz de ajudar a dar uma opinião sobre o que possa ser.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

boas o setup é o seguinte:

aquario com 80x50x40cm

circulaçao uma bomba de 2000l/h dividida pa2 caudais diferntes! mais uma aquaclear a debitar 1800l/h

escumador acuacare para aquarios ate 500l ligada a uma heim de 1200l/h

uma hqi de 150w 10000k

termostato tetra 150 w

23kg de rv

areao coral so para cobrir o fundo!

aquario a trabalhar a 5meses

testes

nitratos 0

nitritos 0

amonia 0

os otros nao sei ao certo os valores pois nao tenho medido com regularidade! mas a ultima mediçao que fiz numa loja dava tud ok! tendo o magnesio um pouco baixo!

cumprimentos

Miguel Fernandes

Publicado:

Olá Miguel

O que eu acho é que para já deves fazer umas mudas de água de 10 % de doi s em dois dias, e ter em atenção a temp. e a salinidade a que se encontra o aquario, se poderes por esses valores era mais uma ajuda para te poder ajudar com o teu peixe.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Boas Miguel,

Para ja o que devias fazer primeiramente era trocar de aqua porque na minha opinião nao deverias manter um pterois num aquario desse tamanho e ainda por cima tens mais um imperador se bem que ainda juvenil. Não puseste a hipotese de que o problema possa ser esse ja que os valores da agua aparentam estar bons.

Um abraço,Miguel

Publicado:

De facto, esse aquário não serve para ter um Pterois ( suponho que seja esse a que chamas dragão ,mas ele é conhecido como peixe leão no nome comum e não dragão )e muito menos um imperador.

Não ter amonia nem nitritos não é sinónimo de ter boa qualidade de água.

Atenção à densidade ( e os densimetros de caixa não prestam porque na maioria dos casois dão densidades muito abaixo da realidade ) , e à alcalinidade ( alcalinidades baixas favorecem o aparecimento de infecções bacterianas ).

O peixe pela tua descrição tem uma infecção bacteriana.

Sugiro que o isoles faças um tratamento com um antibiotico como por exemplo o Kanaplex da Seachem. Atenção que a infecção bacteriana pode ser secundária a Cryptocarium ( pontos brancos ).

Os peixes leão necessitam de comer pelo menos 2 a 3 x por semana at

é ficarem satisfeitos. O ideal é habitua-los a comida morta congelada como pequenos peixes e camarões.

Este topico deveria estar nas Doenças !

Cump

Rui

Os peixes anjos grandes necessitam de aquarios com mais de 400 litros de água.

Publicado:

Este topico deveria estar nas Doenças !

Já está!

Publicado:

Caro Rui:

Sou natural do Porto, mas residi durante 30 anos em Cascais, onde casei e tive uma filha.

Vem isto a propósito do desconhecimento de que há muitos anos que o Pterois é conhecido por PEIXE-DRAGÃO!

Tenho cédula de pescador obtida na Capitania de Cascais, andei na pesca aí mesmo em Cascais e sempre se falou no peixe-dragão!

Sei que "DRAGÃO", é um nome a abolir para o pessoal do sul, mas não podemos escamotear a verdade.

Deixo um pequeno exemplo, mas mais poderei publicar se necessário.

Cumprimentos...e não tenham medo do DRAGÃO! É um nome mitológico!

Pic_5522_17.jpg

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

lllllllllllllooooooooooooollllllllllll Melo Ribeiro

Já descobri porque é que o teu Chelmon morreu. Foi mesmo de susto . Calhou num aquário portista e apanhou com o Bobby e o Tareco :twisted::lol::lol:

SLBBBBBBBBBBBBBB!

É verdade que alguns livros aparece como peixe dragão , mas essa designação é geralmente atribuida a um cavalo marinho australiano sendo muito mais comum chamar peixe leão ,nomeadamente pelos anglo-saxonicos ( lionfish ) aos Pterois e afins.

Cump.

Rui

Publicado:

É claro que entre peixe leão e peixe dragão venha o diabo e escolha :lol: ...!!!! :lol:

Tem muito mais pinta um peixe falcão ( o mais parecido com uma águia), nomeadamente o Neocirrithes armatus que além do mais tem uma cor como deve de ser. :twisted:

Cump.

Rui

Publicado:

Caro Rui:

Com um pequeno "esforço" ainda se virá a rebatizar um qualquer peixe como "peixe-águia".

Cumprimentos

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Boas,

Pelo menos, o simbolo do Belém não deixa dúvidas. Não é peixe, não é ave, não é felino, não é mitológico e toda a gente acha simpático. É mamífero. O Golfinho ! Hehehehehe. Quem já andou a brincar com eles no Sado durante um mergulho, sabe do que estou a falar. Que saudades de os ver no Tejo.... !

Abraço

Publicado:

Olá,

Não vou discutir o melhor nome para o peixe embora deixe claro que não gosto de dragões!!! :wink::lol:

Já que estamos numa de aprender qualquer coisa, gostava apenas de referir que a foto apresentada nesse livro de "dragões" ( :lol::lol: ) tem uma legenda que diz Pterois volitans quando na realidade a foto é de um Pterois Antennata!!!! Conclusão... esse livro é para dragão ver!!! :lol::lol:

Abraços benfiquistas,

Diogo

Publicado:

Como não costumo deixar nada inacabado, volto à carga, apesar de ter a noção de que nos estamos a afastar do problema inicial do tópico.

No entanto, como estamos sempre a aprender, e um nome de peixe é algo que se deve discutir, entendo que o livro que tenho, não é um qualquer "pasquim", mas sim uma obra cara e de autoria insuspeita. (não dragoniana)

Apesar de aceitar todas as sugestões de quem sabe mais do que eu, desta vez, permito-me aceitar como boa a informação do referido livro.

Pic_5522_18.jpg

Quanto aos abraços...retribuo mas sem qualquer conotação! :wink:

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Boas,

Melo Ribeiro - Sem querer entar em polémicas e muito menos ferir susceptibilidades, não vejo a ligação entre ter a carta de pescador passada na Capitania de Cascais e falar de Pterois. Eu sou instructor de mergulho desde o junho de 1985 e nunca vi nas àguas continentais, madeira ou açores, semelhante peixe. Vi, sim, em Sharm-el-sheik. Trata-se de uma espécie tropical que não existe em portugal, muito menos em Cascais, Peniche, Sagres ou Vila Nova de Cerveira. O livro pode ter sido comprado a peso de ouro, mas, a espécie da foto não é com toda a certeza um Volitans. Vou pesquisar e amanhâ vou tentar colocar aqui o nome científico correcto do peixe da foto.

Abração para todos.

Publicado:

Para o "Octopus", lamento o tom irónico do seu comentário, do qual é paradigmático a alusão a Vª. Nova de Cerveira, que não é uma localidade marítima.

Quanto à sua viajada experiência, apenas lhe digo de uma forma superficial, que tenho o grande prazer e orgulho de ter calcorreado os 5 continentes, conforme o atesta a minha folha de navegação maritima.

Quando falei em Cascais, foi apenas uma forma de aludir ao Ricardo que tem como localidade de origem "Cascais".

E, para finalizar, caro Diogo Lopes, o "antennata" também é conhecido por "DRAGÃO"

http://www.oceanario.pt/site/ol_pesquisa_0...quisa=antennata

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Não se zanguem. Leão, dragão ....enfim é tudo a mesma coisa :oops::oops:

Há de facto uma troca de fotos no livro . Chamam Pterois volitans e colocam uma foto de um antennata , mas isso não é motivo para nos aborrecermos. Sinto-me responsável por ter desencadeado esta discussão. Reconheço que "dragão" é um nome alternativo mas claro secundário :roll:

Cump.

Rui

Publicado:

Caro Melo Ribeiro,

Parece que estás a conotar as nossas palavras de uma forma que nem eu nem com toda a certeza o Paulo e o Rui desejamos - estamos todos a brincar! Pelos vistos não podemos...

E, para finalizar, caro Diogo Lopes, o "antennata" também é conhecido por "DRAGÃO"

Eu não tenho carta de marinheiro nem tão pouco sou mergulhador (infelizmente) mas acontece que já tive os dois em aquário e portanto sei distingui-los bem! Não pus em causa o nome dragão.

Quanto ao livro, podia até ser do Papa... está errado.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá a todos

Eu sem querer entrar em qualquer discução que não a do peixe "dragão" ou "Leão", devo dizer que esse é sem margens para duvidas um Pterois Antennata.

Abraços

Pic_1236_22.jpg
  • 4 semanas depois...
Publicado:

P.S. O peixe ainda está vivo?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon