RobertoCC Publicado Janeiro 17, 2004 Share Publicado Janeiro 17, 2004 Neste momento possuo 2 lampadas fluorescentes Philips Aqua Relle de 90 cm cada num aquario de 1*45*45 Que acham destas lampadas? São boas para plantas como as bleheri? Possiveis alterações? P.S. Estas lampadas na foram baratas (cerca de 10 euros cada) o que me parece muito comparativamente aos preços que vejo aqui das lampadas hqi Obg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Queiroga Publicado: Janeiro 17, 2004 Share Publicado: Janeiro 17, 2004 Olá Gosto muito dessas lâmpadas: excelentes para as plantas e com um efeito lindíssimo. Abraço Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Janeiro 20, 2004 Share Publicado: Janeiro 20, 2004 RobertoCC podia saber onde comprastes essas lampadas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Janeiro 20, 2004 Share Publicado: Janeiro 20, 2004 Não conheço essa lâmpada, mas posso dar-te uma informação que me parece relevante. No livro "Ecology of the Planted Aquarium" da Drª Diana Walstad ela faz uma comparação do ritmo de crescimento medido com as combinações 2 a 2 de 4 tipos de lâmpadas diferentes, e embora haja umas melhores que outras, os melhores resultados obtêm-se usando duas lâmpadas diferentes em deterimento de quaisquer duas iguais. Presumo que a sobreposição de espectros de duas lâmpadas diferentes colmate algumas falhas de cada uma em individual. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Janeiro 21, 2004 Share Publicado: Janeiro 21, 2004 MrPCB, já eu tinha referido aqui esse facto...usem o search engine deste forum... tal como eu tinha referido, as frequências estendem-se como uma normal...mais parecendo uma dsitribuição uniforme... eu num post anterior disse por erro que a distribuição das frequências da luz do sol seria uma uniforme...bom trata-se de uma normal com "caules" estendidos...quase uma uniforme... Existe um teorema em estatística que diz o seguinte: A maior parte da soma de elementos de uma população (da maior parte das populações, por exemplo as lâmpadas) tem como distribuição uma normal...(ou distribuição gaussiana) E se a coisa se parecer com a luz do sol...melhor.... pois é isso que acontece com a soma de elementos diferentes da população... A soma dos diferentes espectros irá-se parecer mais com o sol...e as plantas estão adaptados com a luz do sol e não com a luz das lâmpadas. A matemática dá a teoria...e a experiência da Diana prova... mas claro se colocarem mais lâmpadas elas ainda crescerão mais rápido...(mais energia) Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Janeiro 21, 2004 Share Publicado: Janeiro 21, 2004 Ah este fórum têm search engine Pois tem! baril Já agora podias poupar-nos o trabalho e metias o link para o dito post, huh? Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Leal Publicado: Janeiro 21, 2004 Share Publicado: Janeiro 21, 2004 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=2578&start=25 Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RobertoCC Publicado: Janeiro 30, 2004 Autor Share Publicado: Janeiro 30, 2004 João, sou do Funchal e comprei numa loja de electronica perto da minha casa. Eles fizeram a encomenda à Philips directamente. Já agora, o suporte de uma luz florescente convencional serve para adaptar aquelas que s compram nas lojas de animais??? Aos restantes o meu muito obg pelas suas excelentes e uteis intervenções. Já vou comprar uma outra lampada. OBG Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Janeiro 30, 2004 Share Publicado: Janeiro 30, 2004 Sim, as lâmpadas são iguais, o que muda é a contaminação da camada de fósforo que transforma a luz ultravioleta do tubo em luz visível. Nas lâmpadas convencionais essa contaminação está direccionada p+ara o olho humano, nas específicas do hobby estão vocacionadas para vários objectivos (p.e. fotossíntese) Convém no entanto que esses encaixes sejam herméticos por razões óbvias. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3752 Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MoreiraMan Publicado: Janeiro 30, 2004 Share Publicado: Janeiro 30, 2004 Eu tinha duas Aquarelle de 25W e troquei-as antes de ser necessário porque o seu IRC é baixo (70) e não ajudam muito as plantas a crescer. Agora estou a experimentar 2 diferentes (Sera) e estou a gostar mais do efeito, apesar de não se notar grande diferença na intensidade (o que era meu objectivo) as plantas estão a crescer melhor e os peixes estão mais realçados. Se alguém quiser as Aquarelle diga porque as ofereço a quem as vier buscar. (Claro que se tiverem algo para troca, a gerência agradece) João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts