Philips Aqua Relle

RobertoCC

Recommended Posts

Neste momento possuo 2 lampadas fluorescentes Philips Aqua Relle de 90 cm cada num aquario de 1*45*45

Que acham destas lampadas? São boas para plantas como as bleheri?

Possiveis alterações?

P.S. Estas lampadas na foram baratas (cerca de 10 euros cada) o que me parece muito comparativamente aos preços que vejo aqui das lampadas hqi

Obg

Partilhar nas redes sociais

Olá

Gosto muito dessas lâmpadas: excelentes para as plantas e com um efeito lindíssimo.

Abraço

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Não conheço essa lâmpada, mas posso dar-te uma informação que me parece relevante. No livro "Ecology of the Planted Aquarium" da Drª Diana Walstad ela faz uma comparação do ritmo de crescimento medido com as combinações 2 a 2 de 4 tipos de lâmpadas diferentes, e embora haja umas melhores que outras, os melhores resultados obtêm-se usando duas lâmpadas diferentes em deterimento de quaisquer duas iguais. Presumo que a sobreposição de espectros de duas lâmpadas diferentes colmate algumas falhas de cada uma em individual.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

MrPCB, já eu tinha referido aqui esse facto...usem o search engine deste forum...

tal como eu tinha referido, as frequências estendem-se como uma normal...mais parecendo uma dsitribuição uniforme...

eu num post anterior disse por erro que a distribuição das frequências da luz do sol seria uma uniforme...bom trata-se de uma normal com "caules" estendidos...quase uma uniforme...

Existe um teorema em estatística que diz o seguinte:

A maior parte da soma de elementos de uma população (da maior parte das populações, por exemplo as lâmpadas) tem como distribuição uma normal...(ou distribuição gaussiana)

E se a coisa se parecer com a luz do sol...melhor....

pois é isso que acontece com a soma de elementos diferentes da população...

A soma dos diferentes espectros irá-se parecer mais com o sol...e as plantas estão adaptados com a luz do sol e não com a luz das lâmpadas.

A matemática dá a teoria...e a experiência da Diana prova...

mas claro se colocarem mais lâmpadas elas ainda crescerão mais rápido...(mais energia)

Abraços!

• 2 semanas depois...

João, sou do Funchal e comprei numa loja de electronica perto da minha casa. Eles fizeram a encomenda à Philips directamente.

Já agora, o suporte de uma luz florescente convencional serve para adaptar aquelas que s compram nas lojas de animais???

Aos restantes o meu muito obg pelas suas excelentes e uteis intervenções. Já vou comprar uma outra lampada.

OBG

Sim, as lâmpadas são iguais, o que muda é a contaminação da camada de fósforo que transforma a luz ultravioleta do tubo em luz visível. Nas lâmpadas convencionais essa contaminação está direccionada p+ara o olho humano, nas específicas do hobby estão vocacionadas para vários objectivos (p.e. fotossíntese)

Convém no entanto que esses encaixes sejam herméticos por razões óbvias. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3752

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Eu tinha duas Aquarelle de 25W e troquei-as antes de ser necessário porque o seu IRC é baixo (70) e não ajudam muito as plantas a crescer. Agora estou a experimentar 2 diferentes (Sera) e estou a gostar mais do efeito, apesar de não se notar grande diferença na intensidade (o que era meu objectivo) as plantas estão a crescer melhor e os peixes estão mais realçados.

Se alguém quiser as Aquarelle diga porque as ofereço a quem as vier buscar. (Claro que se tiverem algo para troca, a gerência agradece)

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein