gonçalo_duarte Publicado Janeiro 2, 2006 Publicado Janeiro 2, 2006 Algue tem percas ou achigas em lago? ja conseguiram a sua reproduçao? Que habitats deveremos criar no lago para que se sintam a vontade? Muito obrigado! fishman
warlock Publicado: Janeiro 18, 2006 Publicado: Janeiro 18, 2006 eu já vi percas criar num tanque de 5 mil litros ! eram só 3 sozinhas e já bem grandes nem sei o que era macho e o que era femea e adultas e o tanque tina cerca de 3 ou 4 dedos de residuos(lama etc..) no fundo onde elas fizeram o ninho! craro que depois comeram os filhos quando o instinto maternal passou e a fome apertou! an vi a incubação nem os ovos nem nada mas a minha vizinha que é dona do tanque disse que viu os peixes e que depois cada dia via menos eu até tava a pensar que elea falava dos adultos mas eram dos pequenos! cumps os meus Canito/as
gonçalo_duarte Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 ola warlock! Na verdade eu tenho um tanque com 30.000 litros, haaha,, e verdade e nele também tenho 4 percas, uns quantos peixes vermelhos, chancitos até mais não, etc... Obrigado pela participação, o que eu queria era mesmo saber das experiências de outras pessoas. Vo esperar pela primavera para ver alguns resultados!!! Ps: também tenho uma grande camada de lodo no fundo! mas o resto da água esta limpa. Muito obrigado pela participação! fishman
aquaben Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Boas Se a tua ideia é reproduzir Achegã, talvez te possa ajudar. Diz-me quantos achegãs tens e se sabes o sexo deles. A camada de lodo no fundo, tirando as verdemãs para os outros peixes é prejudicial, é lógico que num lago desses limpar o lodo é pior do que deixar estar. O que tens a fazer, tanto para os achegãs como para as percas, e deduzo que sejam percas sol, é criares uma zona do lago com cascalho ou areia grossa. Para os achegãs a altura da água pode ser de 50cm, colocas tijolos deitados numa área de 0,75m2 a 1m2, com outros tijolos ao alto a formar uma parede em U, basta uma fileira de tijolos, a parte de cima não é necessário cobrir, mas se cobrires metade eles agradecem, a zona de nidificação está pronta, agora é só preciso teres uma fêmea com 2 anos e com um macho com mais ou menos a mesma idade. As percas, fazes a tal zona de cascalho ou areão com uma camada com uns 3 a 4 dedos de altura e não precisa de ser uma área muito grande, mas de preferência deve ser junto a uma margem, 15 a 20cm de água são suficientes umas plantas também vêm a calhar Agora só tens que esperar pela Primavera. As dicas que te dei acima é para que eles desovem num sitio em que tu tenhas acesso, caso queiras retirar os alevins para lhes dar melhores hipóteses de sobrevivência, porque num lago desse tamanho o difícil é eles não desovarem. Se por acaso também quiseres aproveitas as desovas das carpas e não souberes como recolher os ovos avisa. Um abraço e boa sorte José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
andrejnr Publicado: Janeiro 30, 2006 Publicado: Janeiro 30, 2006 Por acaso não estás interessado em desfazeres-te de alguns chanchitos?
gonçalo_duarte Publicado: Janeiro 30, 2006 Autor Publicado: Janeiro 30, 2006 Para ja vo esperar pela primavera, esperar que os casais criem de novo, ai arranjo.te os peixes que quiseres. Nao e um lago e um tanque, em Ferreira do Zezere, a altura e de sensivelmente 2m por isso vo fazer a tal zona de reprodução com uma estrutura suspensa. Muito Obrigado! fishman
andrejnr Publicado: Janeiro 31, 2006 Publicado: Janeiro 31, 2006 Óptimo então depois diz qualquer coisa nessa altura que eu devo ter plantas e peixes para troca. Um Abraço André Rodrigues
aquaben Publicado: Fevereiro 1, 2006 Publicado: Fevereiro 1, 2006 Boas Os acheçãs também fazem ninho a essa profundidade, mas a profundidade que te disse tens varias vantagens começando pela temperatura, melhor acesso para poderes retirar parte dos alevins nascidos, se vais fazer na mesma plataforma para o ninho dos achegas e das percas, ou mesmo dos chancitos, vai ser difícil estes lá pararem pois os achegas guardam a desova e os alevins da mesma maneira que os ciclideos, de certeza que não vão tolerar nenhum peixe na zona do ninho. Um abraço e boa sorte. José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
gonçalo_duarte Publicado: Fevereiro 3, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2006 Ola! Pois de facto e verdade, quanto ao comportamento protector dos achigas...Mas como o espaço me proporciona vou tentar fazer duas plataformas em locais opostos. A segunda será para a s percas. Os chancitos desovam nas paredes do tanque a cerca de 20 a 40 cm de profundidade, por isso nao necessitarao de plataforma. Muito Obrigado! fishman
Recommended Posts