Recommended Posts

Publicado

Caros Amigos

Tenho umas duvidas que gostaria que exclarecessem

No meu aqua uso um substato da Sera (Florodeporte) é bom?

Fertilizo tb com um fertilizante liquido da Sera (Florena) acham que vale a pena?

Mas a minha verdadeira duvida é a seguinte será que podemos usar fertilizante liquido das plantas sem serem plantas aquaticas (plantas cá de casa) no aquario sem prejudicar os peixes, eu uso um que é o Substral que tem a seguinte composição: Adubo NPK 6-2-6; Azoto-6

%, Fosfato-3%, Potassio-6%, Ferro-6%, Oligoelementos, Boro, Cobre, Manganês, Molibdénio e zinco.

O que acham ? é que a fertilização liquida para plantas aquaticas é mt cara e este Substral é bastante em conta será seguro ? :wink:

Cumps

Publicado:

Boas!

Eu já li algures neste fórum alguém que utilizava algo do género. Não tenho a certeza se não fará mal à fauna mas à primeira vista não me parece, num ser humano nenhum daqueles oligoelementos faria mal (excepto o molibdénio q não tenho a certeza). Agora o que me parece desadequado é proporção entre N-P-K. Li num outro site que, uma vez que N-P se obtêm facilmente apartir da comida em degradação e dos dejectos da fauna, o K devia ser introduzido na proporção de 20/1.... Para terminar resta-me dizer que como talvez já saibas, deves diluir o fertilizante em cerca de 1l de água para que quando o estiveres a introduzir não possa cair acidentalmente sobre algum peixe que por azar se atravesse sob o líquido e morra por intoxicação...

Publicado:

Um dos problemas que vejo é não indicarem a quantidade em % dos metais pesados, isto se for para um aquario com flora e fauna.

Outro dos problemas é que os micros dessse fertilizante tipicamente não são quelatados e portanto em aquario facilmente se tornam indisponiveis para as plantas.

Tambem me parece que mesmo assim a relação do fosforo é elevada em relação aos restantes. Parece-me um boom de algas a querer aparecer.

podes usa-lo como complemento a outros fertilizantes aquaticos, mas cuidado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Eu não sou exemplo para ninguem :twisted: eu custumo usar Substral diluido em agua como fertilização normal, e depois vou pondo o resto a "olho", mas não aconselho ninguem a fazer isto. :twisted: