Recommended Posts

Publicado:
Nem sei mais o que dizer sobre a reprimenda. Já é a segunda em pouco tempo e em nenhuma delas tive a intenção nem disse o que disse com o sentido que lhes foi atribuído. Pelo menos desta vez não consigo ver muito bem onde errei ou onde poderei ter "ofendido" alguém com o que disse, ou melhor, com a maneira como disse.
Acho que não ofendes-te ninguém!!! Esta descansado!

Sei que "caí aqui de pára-quedas" e fui gentilmente convidado para moderador por uma equipa que já cá estava há muito mais tempo do que eu. É provável que ainda não tenha absorvido e interiorizado bem o modo de estar nesta "casa". Admito-o.

Não caíste de pára-quedas - foste convidado pelo teu desempenho neste fórum. Acho que já absorves-te o suficiente do fórum!!! Por isso te convidámos!!!

O que o Marco escreveu não foi uma reprimenda!! Pelo menos no meu entender! Foi apenas um comentário...

Publicado:

Caro Diogo,

Somos todos amigos e ao contrário do Reefman (que ainda não tive o prazer de conhecer - espero que vá ao nosso aniversário), conheço os dois (Marco e Manklit
Vou fazer os possíveis para estar presente no aniversário. Considerem já a minha inscrição. Penso que terei muito gosto em os conhecer.

Terei de fazer mais alguma coisa para já para me inscrever?

Já que isto está a ficar um pouco off topic, aproveitando a deixa do Diogo:

eu defendo por experiência própria o uso de muita rocha viva, um bom escumador e uma DSB composta por 3/4 cm de areia de coral grossa com 5/6 cm de aragonite por cima

deixo aqui a descrição do sedimento do meu futuro reef (vou montar outro): o fundo vai ser composto por...

...por nada! :shock:

O aquário terá só RV e muita corrente para evitar qualquer tipo de sedimentação.

A DSB com cerca de 10 cm estará na sump (refúgio) com toda a bicharada protegida de predadores.

Um abraço a todos,

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Olá,

Ainda falta um bocado para a montagem do meu aquário chegar a esta fase... No entanto tenho uma dúvida.

O aquário tem só 40 cm de altura, por isso se fizesse uma DSB iria ficar com uma altura de água efectiva muito redizida (cerca de 25 cm). Por isso estou tentado a colocar apenas cerca de 1 cm de areia de coral moída (posso também misturar conchas moídas por mim? ) e fazer a DSB apenas no refugio. No entanto a água do aquário até chegar ao refúgio tem de passar pelo ecumador, como é que faço com toda a "bicheza" que existe (ou deveria existir...) no DSB do refúgio? É preciso alimentá-la de propósito ou os detritos da carga biológica provenientes do aquário (atenção! já parcialmente removidos pelo escumador) são suficientes?

Gostava de saber a vossa opinião sobre a minha situação.

Desde já obrigado

Publicado:

Olá,

Acho que deves fazer como dizes e não te preocupes com a bicharada, pois ela vai se alimentar dos nutrientes produzidos no refúgio e na DSB que lá vais criar.

Boa sorte!

Um abraço,

Diogo

Publicado:
Aqui no Brasil o o pessoal ta esperimentando Calcita, ela tem praticamente a mesma composição da Aragonita.

Penso que o que querias dizer era q calcite e aragonite têm a mm percebtagem de Carbonato de Calcio na sua composição quimica (CaCO3)

Já agora....

A Calcite e Aragonite tem exactamente a mesma composição quimica CaCO3, a diferença entre eles é a estrutura molecular, isto é a geometria das ligações das particulas de Calcio, Carbono e Oxigénio entre si é diferente.

A Calcite é mais estável nas condições de superfície, enquanto que a estrutra da aragonite necessita de maior pressão para manter a geometria, logo os animais de carapaça carbonatada, são na grade maioria de calcite, existem alguns com carapaça aragonítica mas em maiores profundidades...devido à pressão!!!!

Parece-me por isso que o fundo aragonítica seja mais adequado para aquários salagados, dado se dissolver mais rapidamente que a calcite, libertando Calcio para os organismos marinhos que deles dependem...

Fica aqui uma pequena achega a este tema, na esperança de ter contribuido ...

Abraços

Posted Image
Publicado:

Olá..

Granda drama que vai aqui !! he he he :twisted::wink: ...

pessoal,m isto é briga de compadres... nada mais !!

bem já falei com o Manklit sobre o assunto, mas de qualquer maneira gostaria de acrescentar o seguinte...

Como o Diogo disse, não fiz nenhuma reprimenda nem da primeira (que não fui eu) nem desta vez. Nunca repremi ninguem neste forum e não é agora que o vou fazer... , e quem me conhece sabe que nem sequer gosto deste tipo de situações.

Apenas e se repararem bem disse que ele devia ser mais "soft" ao abordar certos assuntos porque para alem de ser moderador existe também a situação de ser um assunto que dá pano para mangas...

Nem sequer tem nada a ver com ele, com o sistema que ele usa ou eu uso, ou nada disso. Apenas tem a ver com a resposta face a um elemento novo e face á maneira como ele o abordou o assunto...

Da mesma maneira que o João Branquinho e eu escolhemos o Diogo, também o Manklit o foi, e eu fui umas das pessoas que apoiâ a dicisão (e ele sabe disso) O Diogo a respeito das qualidades do Mankli para o efeito até já disse tudo...

apenas expresseia a minha opinião e vou continuar a faze-lo sempre que ache necessario para bem do Forum!!

quanto ao resto... é só teatro do menino !! .... ele não gosta é de escrever, tem preguiça!!

:roll::)

Abraço...

Publicado:

Olá Trex,

Eu discorco com pouco do dlopes, por alguns motivos.

Agora sem falar em tipo de substrato tanto faz halimeda ou aragonita cada qual com seus pros e contras.

Bem uma das funções do substrato é a desnitrificação acontece que as bacterias anaerobicas que são responsaveis por esse processo costumam povoar o substrato a uns 6 a 7 centimetros de profundidade, logo voce tem terá essas bacterias no seu tanque principal.

OK, voce ta falando que vai colocar o substrato no refugio, mas qual o tamanho do seu refugio, pois dependendo do tamanho voce terá serios problemas. Vamos imaginar.

Um tanque principal onde de 300 litros 100x50x60 (ComprimentoxLarguraxAltura) voce teria uma area para colocar substrato de 10 cm isso corresponde a 50dcm3, se seu refugio tiver 50x40x30 voce teria que colocar 25 cm de substrato para ter os mesmo 50dcm3. Logo fique atento pois não adianta querer colocar os mesmos 10 cm que colocaria no display principal que o sistema vai ficar deficiente.

Quanto aos micro organimos que serviriam como nutrientes como foi falado acima, bem esses mucro organimos seriam bem mais reduzidos, uma vez que voce quase não terá micro organismos no tanque principal e os micro organimos do refugio teriam que passar por uma bomba de recalque, ou seja uma boa parte já iria morrer por causa dessa bomba.

E tem uma outra informação a respeito da iluminação do refugio. Geralmente as laterais do refugio podem estar iluminadas, isso reduz a camada anaerobica nessas laterais.

Na minha modesta opnião eu colocaria um pouco mais de substrato no tanque principal, algo em torno de 6 a 7 cm, e a diferença colocaria no refugio. E caso tenha algum problema com nitrato voce pode aumentar a camada do substrato.

Publicado:

Bem.acabei por seguir o conselho do manklit :twisted: mas nao totalmente

ou seja,no aquario nao vou colocar substracto nenhum"barebottom" deixandome assim mais á vontade para aumentar a circulacao.

mas no refugio vou fazer uma dsb com 8cm com uma pekena particularidade. o substracto vai ser fisicamente dividido por um vidro

em duas partes.e ao fim de um ano ou dois substituo a areia "aragonite" de um deles

mantendo a outra intacta.repetindo a operacao com segunda dsb uns meses depois,antecipandome assim ao possivel crash.

o ke acham da minha ideia?

"pessoal deixem de andar a porrada e entreajuden-se,é para isso ke nos

estamos aqui" musica

Publicado:

Isto se calhar é um bocadinho off-topic mas queria fazer uma pergunta ao domleitão:

Li ou ouvi, já não me lembro bem, há uns tempos, que Lisboa assenta numa "estrutura geológica" não sei se é assim que se diz :roll: formada por recifes de coral da época em que a posição era diferente. Lembro-me até de ver imagens disso e de falarem especificamente de aragonite.

Isto é verdade? É que se assim for vou pedir à minha irmã se me deixa fazer um buraco lá no quintal.

Já viram o que era o pessoal sempre que precisasse de aragonite, ir apanhar ao quintal? :twisted:

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Obrigado Dlopes e Claudio pelas vossas opiniões.

Em relação às dimensões do refúgo, no meu caso acho que não vou ter problema, pois a sump e o refúgio vão ser montados num aquário de dimensões iguais ao do aquário principal (100x30x40). De momento estou a pensar em ter metade da área para o refúgio e a outra metade para a sump e o depósito de água doce. Neste caso suponho que uma DSB de aproximadamente 20 cm será o suficiente, não?

A comunicação entre o refúgio e o aquário principal vai ser feita por vasos comunicantes e não por bomba de refluxo (recalque?) por isso não espero ter problemas com os mico-organismos e nutrientes no aquário. Esta preocupação era com a manutenção da vida dentro da DSB, mas na opinião do dlopes não preciso de me preocupar...

Cláudio, qual é a relação da luz com a anaerobiose? Só se desencadeia o processo de anaerobiose no escuro? não basta a ausência de oxigenio??

Fizo, podes explicar melhor essa ideia do vidro? (horizontal ou vertical?) o vidro não vai dificultar as trocas entra as camadas (ar, água, nitratos bicharada, etc) ?

Publicado:
é bonita a amizade....

Concordo contigo inteiramente!!!

mas ninguem me curte :)  :?  :)  :wink:

Essa vais ter que explicar!!! :?:?

Publicado:
Isto se calhar é um bocadinho off-topic mas queria fazer uma pergunta ao domleitão:

Li ou ouvi, já não me lembro bem, há uns tempos, que Lisboa assenta numa "estrutura geológica" não sei se é assim que se diz :) formada por recifes de coral da época em que a posição era diferente. Lembro-me até de ver imagens disso e de falarem especificamente de aragonite.

Isto é verdade? É que se assim for vou pedir à minha irmã se me deixa fazer um buraco lá no quintal.  

Já viram o que era o pessoal sempre que precisasse de aragonite, ir apanhar ao quintal? :)  

manklit

He he em lisboa, tens de tudo geologicamente falando...ou quase tudo....os recifes do coral existiram em lisboa e não só há muitos milhões de anos atrás (65milhões) numa altura em q referiste e muito bem o nosso continente não estava aqui mas mais a sul em climas mais tropicais, propicios a ter corais... :? mas os corais da altura eram os Rudistas (espécie extinta) que encontras bastante em fósseis num calcário muito comum em Lisboa oriundo de Pero Pinheiro chama do Calcário de Lioz ou ´so Lioz, a maior parte dos monumentos lisboetas e do pabvimento da cidade (metro inclusivé) usa este tipo de pedra, por isso n precisas de cavar no quintal da tua mana :wink: basta iresa pero pinheiro... Agora a má noticia.... são constituídos por calcite e não aragonite, a diferença expliquei-a no post anterior :?

Ajudou?

Qdo vieres a lisboa a gente almoça eu levo uma carta geológica e mostro-te os sitios onde apanhar esse calcário e outros tipos de calcários...

Posted Image
Publicado:

Cláudio, a dimensão da DSB (em superfície) não tem necessidade de ser idêntica à superfície do aquário.

A minha DSB no refúgio tem uma superfície exactamente de 1/3 da superfície total do aquário e é mais do que suficiente para cumprir as funções de uma DSB. Não tenho vestígios de nitratos e a qualidade da DSB poderá ser muito melhor, já que podemos controlar bem os seres que estão no refúgio. Por outro lado ainda temos toda a RV do aquário.

Quanto à iluminação, é fácil de cobrir as laterais exteriores do vidro onde se localiza a areia com alguma espécie de papel autocolante preto.

Neste caso suponho que uma DSB de aproximadamente 20 cm será o suficiente, não?
Não precisas de tanta profundidade da DSB. Uns 10 a 12 cm é mais do que suficiente.

qual é a relação da luz com a anaerobiose? Só se desencadeia o processo de anaerobiose no escuro? não basta a ausência de oxigenio??

Tanto as bactérias aeróbicas como anaeróbicas desenvolvem-se melhor no escuro.

Fizo, penso que tiveste uma ideia inteligente :arrow: . Nunca tinha ouvido uma destas. Penso que substituires entre 2 a 3 anos é o suficiente. Continua a ter ideias assim. É de pessoas assim que o nosso hobby precisa.

domleitão, muitíssimo interessante essas informações. Tens bibliografia sobre isso?

Reefman

João Cotter

Publicado:

trex a divisao do vidro é muito simples.divides o refugio com um vidro de

10cm de maneira a nao deixar as duas camadas de areia misturarem-se.

nao há problemas nenhuns de troca gasosas e bixarada.encara as duas dsb como duas dsb diferentes completamente separadas.e passado uns anitos limpas uma,deixas estabilizar uns meses e depois limpas a outra.

penso que assim nao há tanta distabilização do aquario,e assim ficam resolvidos os problemas da dsb.

Pessoal tive a tirar a minha DSB de areia da praia nem vos passa pela cabeça a quantidade de merdunga que estava lá dentro,parecia que estava a limpar uma fossa "pelo menos cheirava a isso " :arrow: ,areia podre e bixos mortos :arrow:

Muito obrigado pelo elogio reefman apenas quero ajudar e que me ajudem a mim musica

Publicado:

Olá Reffman,

Quanto maior a camada desnitrificante melhor o sistema de desnitrificação, pois existem micro organismos que se desenvolvem em varias camadas (profundidade), Ex. 6 cm, 10cm, 15 cm, 20 cm. É bem verdade que a partir de uma determinada profundidade podemos ter algumas surpresas, pois podem se desenvolver alguns organimos que não conhecemos perfeitamente em nossos reef, e que podem trazer outros tipos de gases para nosso sistema.

Bem amigos,

Gostei deste topico, e estou aprendendo coisas novas e diferentes com voces. Sou um Aquarista Iniciante, tenho algum conhecimento pois leio muito a esse respeito e fico quase o dia inteiro antenado nos foruns nacionais e internacionais a respeito de Aquarismo Marinho.

E esse é um otimo forum de discussões. Pretendo participar maia ativamente aqui, e continuar trocando ideias com voces.

Abraços

Publicado:

Ah. Uma outra informação que eu acho importante quando se esta pensando no substrato. Voces já leram o topico de ficheiros dos aquaristas, é muito interessante analisar esse topico.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=421

E observem as seguintes informações:

Substrato

Parametros da Agua

Voces poderam perceber que na maioria dos casos quem tem um substrato maior tem melhor parametro da agua, e quem tem um substrato menor tem problemas de nitrato.

Existem alguns casos que o sistema ainda não esta estabilizado por causa da montagem recente. Isso deve ser levado em consideração.

Publicado:
Voces poderam perceber que na maioria dos casos quem tem um substrato maior tem melhor parametro da agua, e quem tem um substrato menor tem problemas de nitrato.

Cláudio, não creio que possas tirar quaisquer conclusões a partir dessa análise. A correlação não é possível de ser verificada. Existem muitos outros factores em jogo. Se pensares na maioria dos sistemas alemães (sem DSB) e olhares para os parâmetros e aquários deles, vais ver que não podes tirar essas conclusões.

Há uns largos anos atrás eu não tinha qualquer DSB e a RV e o escumador eram o suficiente para os nitratos serem nulos.

Um abraço,

Reefman

João Cotter

Publicado:
domleitão, muitíssimo interessante essas informações. Tens bibliografia sobre isso?

Claro tenho muita info ca em casa em trablahos meus, tenho a carta geologica de lisboa e tudo o q n tivver ca posso indicar onde podem consultar :) desde q me digam exactamente o q pretendem :)

Abraços

Posted Image
Publicado:

Olá Reefman,

Entendo o que voce quer dizer, mas logo não estamos falando de DSB, e sim de DSB com modificações. Essas modificações podem ser fatais para o sistema e então pode acontecer o que o manklit contou a respeito da calcificação do substrato, ou diversos outros problemas.

Claro que conseguimos manter reefs com um escumador um pouco mais potente e RV, mas ai não estamos mais falando de DSB correto. E mesmo esse sistema tem suas limitações. Sem contar que com o DSB o sistema fica muito mais estavel. Existem aquaristas aqui no Brasil que estão desligando seus escumadores periodicamente e não estão sentindo diferença.

Agora imagine o seguinte, o pessoal esta falando em economizar no substrato, não sei quanto custa ai em Portugual, mas não deve ser um absurdo. Imagine falar que ele tem que comprar um escumador potente para dar conta do sistema?

Publicado:

Na minha opinião não há dúvidas que um sistema com DSB é muito mais fácil de equilbrar inicialmente e que em termos de redução dos nitratos é muito mais eficaz do que um sistema de apenas RV+escumador.

O problema a existir, é a longo prazo.

Algumas teorias actuais referem que um DSB se comporta como uma esponja armazenadora e não eliminadora de nutrientes, principalmente de fosfatos e metais pesados.

Há estudos cientificos feitos na natureza (não em aquários!) que comprovam que o súbito aumento destas substâncias numa determinada área se deve à "remexidela" do fundo marinho naquela zona e com consequências alarmantes a nível da explosão de algas e morte de milhares de organismos. Esta é uma das teorias mais em voga para explicar o aparecimento das manchas (visiveis do espaço) ao largo da Flórida que têm aparecido nos últimos anos.

No tópico sobre DSB que debatemos há umas semanas atrás, há links para um outro tópico no reefcentral onde são apresentados vários estudos que referem aquilo que descrevo.

Não sei e acho que ninguém sabe se isto se aplica aos aquários ou não. No entanto não podemos ignorar os relatos que toda a gente leu sobre crashes repentinos. Alguns estão claramente associados a um qualquer evento de distúrbio das camadas de areão.

Na minha opinião, são teorias, estudos e relatos mais que suficientes para me mantêr afastado dos DSB. Seja ele de 5cm ou de 20. Acho o investimento demasiado grande para correr o risco.

Espero que no futuro se prove que os tais crashes não têm nada a ver com isto. Nesse dia monto logo um. É muito mais fácil e rápido equilibrar um aquário dessa maneira. No entanto também se montam aquários espectaculares sem DSB. Os alemães são a prova disso e é comum encontrar-mos aquários montados há 10, 15 ou mais anos.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Claudio, aquilo que te ia responder agora, acabou o manklit por dizer tudo.

Parece que anda a ler o mesmo que eu :) !

Tenho só a acrescentar o facto de que já tive uma DSB directamente no aquário durante alguns anos sem problemas. Mas depois sofri aquilo que penso ter sido um crash. De qualquer modo tudo isto já tinha sido aqui referido por mim.

De facto, penso que o handicap da DSB está no longo prazo.

Reefman

João Cotter

Publicado:

acho que não havia necessidade de voltar a falar disto já que já foi amplamente debatido... e parem de falar mal das DSB que começam a provocar... :wink: :D

Volto a referir que tudi isso não foi provado em aquarios... e que como vc´s tambem conheço aquas de DSB com varios anos sem problemas...

cada aqua é um aqua... :wink:

Abraço...