fizo Publicado Janeiro 17, 2004 Publicado Janeiro 17, 2004 bom dia pessoal.eu ja ando nisto dos salgados á mais de um ano. mas cometi um grande erro no meu reef PUS AREIA DA PRAIA ou seja tenho algas para dar e vender tenho todos oa parametros de agua impecaveis menos os silicatos 60ppm teste feito em farmacia. Como muita gente eu sou POBRE e nao kero dar 65€ por cada saco de aragamax ou aragonite.o meu novo aquario tem 450 litros,agora façam as contas............... Será ke há alguma areia fina em portugal ke nao seja constituida por silica e seja reef safe....
Marco Madeira Publicado: Janeiro 17, 2004 Publicado: Janeiro 17, 2004 Oi... esxiste areia de coral que é muito barata e tem um tamanho de grão parecido com o do sal grosso... não é o ideal, mas serve bem. O meu antigo nano era com essa areia de coral... Abraço...
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Olá fizo, Aqui no Brasil o o pessoal ta esperimentando Calcita, ela tem praticamente a mesma composição da Aragonita. Uma alternativa para o substrato, são as conchas moidas, voce tem que deixa-las com a mesma granulosidade da aragonita. Não sei se em Portugual existe a Calcita, mas o preço aqui no Brasil é a metade do preço da Aragonita.
fizo Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 isso das conchas moidas pareceme logico.ja tinha pensado nisso mas nao sei como moer tanta concha isso da calcita acho ke aqui em portugal nao há á venda.mas vou procurar.compras a calcita nas lojas de aquarofilia?
fizo Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 axo ke tb se pode moer o areao de coral.sai mais barato e poupa umas quantas idas á praia á procura de conchas.cochas essas ke podem ter metais pesados. é isso mesmo vou moer areao de coral.agora vou engendrar uma maquina para moer uns 40 kg disso. se resultar ate posso fazer negocio disso
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Olá, Segundo um amigo, a Calcita é encontrada na industria farmaceutica, como ainda é pouco conhecida não é vendida em lojas de aquariofilia. Que metais pesados voce encontraria nas conchas? Aqui no Brasil as lojas vendem sacos de conchas com custo baixo. Areao de coral? Não sei o que é? Acho que deve ter outro nome aqui no Brasil.
fizo Publicado: Janeiro 19, 2004 Autor Publicado: Janeiro 19, 2004 entao basta dirigirme a uma farmacia e pedir uns kilos de calcita vem em po ou em areia eu até conheço um gajo na farmacia onde compro hidroxido de calcio. mas tenho receio de dar barraca...sr podia darme 30 kilos de calcita................ :D pode ser o equivalente a pedir 5kilos de electricidade em pó
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Fizo, Como te disse, aqui no Brasil vende na Industria Farmaceutica, não sei ai em Portugual. A granulosidade da Calcita é igual a da aragonita sugar size. Se ele não tiver e tirar um barato da sua cara da uma aula para o farmaceutico. Parâmetros Unidades Especificações Perda ao Fogo % 43,63 Resíduo Insolúvel % 1,36 SiO2 % 1,09 Al2O3 % 0,30 Fe2O3 % 0,10 CaO % 53,83 MgO % 0,82 SO3 % < 0,01 F % 0,003 P2O5 % 0,016 CaCO3 % 96,11 Informações de Luiz Saraiva
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Olá, Claudio (e todos os que se interessem...) só uma pergunta. Tanto nas conchas moídas como na aragonite a composição de calcário (CaCO3) é enorme. Noutras discussões aquí no forum foram referidos problemas com a DSB que podiam levar ao colapso de todo o sistema. Esses problemas resultavam da formação de placas de calcário no substacto devido à compessão e à acção da água salgada. Não será provavel que com a utilização de calcite (93% de calcário segundo a sua indicação) ou de conchas moídas, com uma granulometria fina, essa situação ocorra mais fácilmente?
Visitante Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Trex, Não é somente com substrato aragonita ss que pode acontecer a calcificação, já li relator que o aquario montado com halimeda calcificou e não foram poucos. Penso que a calcificação do substrato, acontece por varios motivos, que podem ser evitadas com uma serie de medidas. 1) O aquario deve ter "Bioturbadores" que são animais ( equipe de limpeza) que revolvem o substrato evitando a calcificação. Trocas parciais tb são importantes. 2) A calcificação vai acontecer realmente quando os niveis de Calcio/ Reserva Alcalina estiverem constantemente altos, por exemplo se voce tiver um reator de calcio e dosar kalk com certeza terá problemas. Logo chego a conclusão que tanto substrato mais grosso como halimeda como a aragonita podem se calcificar.
Nelson Pena Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 claudio por favor n entres na controversa da aragonita ou halimeda q tanto deu q falar no brasil... h2o+something reef club
Visitante Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Olá Nelson, Não entendi. Porque não entrar nesse assunto? Sem duvida nenhuma que é uma questão um tanto quanto delicada, porem não vejo muito misterio, pois os dois substratos são bem utilizados aqui no Brasil e com sucesso. Cada um dos substratos com seus pontos fortes e fracos. Mas ja otimos aquarios com os dois sistemas.
fizo Publicado: Janeiro 20, 2004 Autor Publicado: Janeiro 20, 2004 axam ke o areao de coral se for esmagado dá para fazer uma dsb? o areao de coral é constituido por pedaços de coral por isso penso ke dá. ja alguem esperimentou esmagar? ou será ke tenho ke gastar mesmo balurdios em aragonite. obrigado pela ajuda pessoal
Visitante Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Olá Fizo, Penso que não terá problemas. Para voce ter uma ideia. Aqui no Brasil a aragonita nacional nada mais é que concha moida e a importada coral moido.
fizo Publicado: Janeiro 20, 2004 Autor Publicado: Janeiro 20, 2004 isso é musica para os meus ouvidos obrigado pessoal.
fizo Publicado: Janeiro 20, 2004 Autor Publicado: Janeiro 20, 2004 ninguem tem ideias como moer o areao ou conchas.... nao me tou a ver com um pilao gigante nas maos a moer conchas e a cantar musicas africanas com um puto ás costas. axo ke deve haver uma maneira melhor. sempre posso chamar a namorada do meu amigo jorge e pedir ke ela rebole em cima das conchas mas issim ficava com pó de concha. deem ideias meus irmaos
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Para quê tanto trabalho se daqui a uns tempos tens que "desmanchar" isso tudo. manklit Aluga-se este espaço.
fizo Publicado: Janeiro 20, 2004 Autor Publicado: Janeiro 20, 2004 o ke keres dizer com isso. axas ke as conchas ou o areao moido nao dá? tou aberto a sugestoes sou beginner.
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Lê, até ao fim. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=2518 manklit Aluga-se este espaço.
fizo Publicado: Janeiro 20, 2004 Autor Publicado: Janeiro 20, 2004 eu ja tinha lido esse artigo.mas o ke estou a pensar fazer é uma camada de 3cm no aquario só para conseguir desnitrificacao e no refugio pôr uma camada bem alta 15 ou 20 cm.se crashar é so o refugio e fica facil de desmontar.mesmo assim é preciso muita aragonite $$$$$ eu prefiro gastar o meu dinheiro em corais e sal para mudas de agua e equipamento como deve de ser,nao em aragonite que esta carissima mesmo muito cara.nao me importo de ter trabalho. Obrigado pelo aviso mas axo que com os 3 cm nao vou ter problemas e se tiver cá me heide arranjar.Mas mesmo assim gosto ke me deem conselhos.axas ke me saio bem assim manklit?
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 o ke estou a pensar fazer é uma camada de 3cm no aquario só para conseguir desnitrificacao e no refugio pôr uma camada bem alta 15 ou 20 cm.se crashar é so o refugio e fica facil de desmontarNa minha opinião acho 3 cm demasiado e ainda por cima de areão fino. Se queres mesmo ter alguma coisa no fundo, coloca uma camada de coral partido grosso suficiente para tapar o vidro e só à frente. Se tiveres muita circulação não se acumulam detritos.Claro que se o DSB crachar não é só o refúgio. O que te faz pensar isto? O refúgio está ligado ao aquário principal por isso se houver crash, os metais pesados e os restantes nutrientes são libertados para a água, logo afectam também o aquário principal. mesmo assim é preciso muita aragonite $$$$$ eu prefiro gastar o meu dinheiro em corais e sal para mudas de agua e equipamento como deve de ser,nao em aragonite que esta carissima mesmo muito cara.nao me importo de ter trabalho Acho que deves gastar o teu dinheiro num bom escumador e em rocha viva suficiente. Esses sim são os componentes principais e com provas dadas ao longo de muitos anos, da fltragem de um reef. manklit Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Oi... Para quê tanto trabalho se daqui a uns tempos tens que "desmanchar" isso tudo. Manklit, acho que como moderador, nao devias dar este tipo de respostas... esse assunto é muito polemico e não o deves abordar dessa maneira! Para alem disso essa historia dos craches das DSB não está muito bem provada.. se disseres que fica mais caro, tudo bem, que existem vantagens e desvantagens tudo bem, agora "para que montar para depois desmanchar" não é um tipo de resposta que eu como utilizador gostaria de ouvir.... Abraço...
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Eu ainda meti uns smiles à frente dessa frase que fazem toda a diferença, a meu ver. Se não os tivesse metido era completamente diferente, volto a frisar, a meu ver. Foi mesmo por isso, por não estar ainda provado nem haver certezas e por ser um assunto polémico que meti os :D . Como não sabia se o fizo sabia alguma coisa sobre o assunto, não disse mais nada e fiquei à espera da resposta dele. Depois, analisando o andamento do tópico, verificou-se que ele já tinha lido alguma coisa sobre o assunto. Só depois disso, é que falei sobre esse assunto polémico em mais detalhe apenas expondo a minha opinião como é fácil de comprovar pelas minhas frases: Na minha opinião acho 3 cm demasiado... Acho que deves gastar... Nem sei mais o que dizer sobre a reprimenda. Já é a segunda em pouco tempo e em nenhuma delas tive a intenção nem disse o que disse com o sentido que lhes foi atribuído. Pelo menos desta vez não consigo ver muito bem onde errei ou onde poderei ter "ofendido" alguém com o que disse, ou melhor, com a maneira como disse. Sei que "caí aqui de pára-quedas" e fui gentilmente convidado para moderador por uma equipa que já cá estava há muito mais tempo do que eu. É provável que ainda não tenha absorvido e interiorizado bem o modo de estar nesta "casa". Admito-o. manklit Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Janeiro 20, 2004 Publicado: Janeiro 20, 2004 Caríssimos, deixem-me pôr aqui um pouco de dinamite na fogueira e dar a minha opinião como mero Membro. Não é por concordar com o manklit nem por o conhecer (não o conheço de facto!) mas penso que todos temos direito às nossas opiniões que podem ser muito divergentes. Penso que é saudável que até entre moderadores as opiniões revelem divergências e que essas divergências de opiniões venham para cima da mesa (para o fórum, digo...). Acho que deves gastar o teu dinheiro num bom escumador e em rocha viva suficiente. Esses sim são os componentes principais e com provas dadas ao longo de muitos anos, da fltragem de um reef. Sábias palavras (do meu ponto de vista)! É claro que existem ainda alguns elementos não mencionados que também contribuem para equilibrar um reef. Não quero ser interpretado como fundamentalista contra as DSB, pois penso que poderão ser usadas com algum benefício sob determinadas condições, tal como já tinha aqui debatido com o Marco. Penso que qualquer iniciante, antes de se lançar a montar um reef com DSB, deverá ter em conta os prós e contras e também a dimensão do próprio aquário (quanto maior mais complicado se torna a gestão da DSB). Voltando às afirmações do Manklit, se forem ao reefcentral, também encontram afirmações bastante polémicas de alguns moderadores. Desde que estas afirmações sejam devidamente fundamentadas, tudo bem, já que contribuem para termos visões diferentes, mesmo entre os próprios moderadores, o que pensam? Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 21, 2004 Publicado: Janeiro 21, 2004 Olá a todos, Aqui vai mais uma opinião de um moderador (vale tanto como as outras!!!) - eu defendo por experiência própria o uso de muita rocha viva, um bom escumador e uma DSB composta por 3/4 cm de areia de coral grossa com 5/6 cm de aragonite por cima. Tenho o aquário bem equilibrado e este é o meu setup em realção a estes componentes. Muitas vezes discordei do Marco e mesmo assim ele convidou-me para moderador!!! Somos todos amigos e ao contrário do Reefman (que ainda não tive o prazer de conhecer - espero que vá ao nosso aniversário), conheço os dois (Marco e Manklit). Os dois têm defeitos - coitados!!! :D Um grande abraço, Diogo
Recommended Posts