miguel_martins Publicado Janeiro 1, 2006 Publicado Janeiro 1, 2006 tenho uma duvida? deves ter sempre o carvão no filtro ou só se deve ter para tirar os restos de medicamentos. eu no meu filtro tenho o carvão desde que o pós a trabalhar,sera que estou a fazer mal . tenho anúbias no meu aquário e elas estão a ficar com umas machas pretas. eu meto ferropol na água. sera que o carvão absorve o ferropol, ele não chega as plantas. Citar UM ABRAÇO: MIGUEL MARTINS # APC 175 # MBUNAS
ART ART Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 carvão so durante no maximo 3 semanas, seja ele qual for. e isso no inicio do aquario ou para reterir produtos quimicos da agua, se estar a uzar quimicos para adubar as plantas o mais certo é o carvao absorver quase tudo, mas se esse carvao ja tem mais de 3 semanas, pode estar a devolver a porcaria que absorveu da agua. Citar
João Magalhães Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 só se deve ter para tirar os restos de medicamentos. Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 Olá. carvão so durante no maximo 3 semanas, seja ele qual for. e isso no inicio do aquario ou para reterir produtos quimicos da agua, se estar a uzar quimicos para adubar as plantas o mais certo é o carvao absorver quase tudo, mas se esse carvao ja tem mais de 3 semanas, pode estar a devolver a porcaria que absorveu da agua. Errado... o carvão activado não adsorve produtos e depois liberta-os quando lhe apetece... O carvão adsorve moléculas que tenham partes suficientemente apolares, para se criar uma ligação estável à rede de carbonos do carvão. Um dos exemplos flagrantes, são a maior parte das moléculas orgânicas, que por terem cadeias de carbonos com electronegatividades, practicamente idênticas, são apolares. Ou seja, o carvão activado não adsorve tudo o que seja "químico", senão adsorvia até as próprias moléculas de água. Só alguns tipo de moléculas "químicas" é que são adsorvidas, e não todas... E o carvão não adsorve moléculas e liberta-as mais tarde quando lhe apetece, ou passdas duas semanas. O carvão fica saturado e não pode adsorver mais nada. Vou fazer uma analogia: Pegas num copo de água, que vamos supor que é o carvão, e em açúcar, que é as nossas moléculas que são adsorvidas pelo carvão. Tu vais deitando açúcar aos poucos e ele vai-se dissolvendo na água, que é o mesmo que o carvão ir adsovendo as moléculas apolares... Quando chegares a uma certa quantidade (altura em que o carvão está saturado) por mais açúcar que deites para a água, ele não se dissolve... Ou seja, a água não está a libertar açúcar, tal como o carvão não liberta o que já adsorveu. As pessoas costumam associar que o carvão passado algum tempo liberta as moléculas que adsoveu, mas é treta. As pessoas esquecem-se é que essas moléculas estão a ser continuamente geradas/introduzidas no aquário (detritos, medicamentos, quelatos, etc...) e depois quando a sua concentração aumenta (devido a não se mudar o carvão, ou limpá-lo), assumem que foi o carvão que as libertou porque não gostava mais delas... Quanto a adubos/fertilizantes, o carvão só influenciará se forem fertilizantes de micro-elementos. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
miguel_martins Publicado: Janeiro 1, 2006 Autor Publicado: Janeiro 1, 2006 obrigado a todos desde já. então devo ter o carvão ou não? será que devo tirar. Citar UM ABRAÇO: MIGUEL MARTINS # APC 175 # MBUNAS
Oinq Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 Olá. carvão so durante no maximo 3 semanas, seja ele qual for. e isso no inicio do aquario ou para reterir produtos quimicos da agua, se estar a uzar quimicos para adubar as plantas o mais certo é o carvao absorver quase tudo, mas se esse carvao ja tem mais de 3 semanas, pode estar a devolver a porcaria que absorveu da agua. Errado... o carvão activado não adsorve produtos e depois liberta-os quando lhe apetece... :D O carvão adsorve moléculas que tenham partes suficientemente apolares, para se criar uma ligação estável à rede de carbonos do carvão. Um dos exemplos flagrantes, são a maior parte das moléculas orgânicas, que por terem cadeias de carbonos com electronegatividades, practicamente idênticas, são apolares. Ou seja, o carvão activado não adsorve tudo o que seja "químico", senão adsorvia até as próprias moléculas de água. Só alguns tipo de moléculas "químicas" é que são adsorvidas, e não todas... E o carvão não adsorve moléculas e liberta-as mais tarde quando lhe apetece, ou passdas duas semanas. O carvão fica saturado e não pode adsorver mais nada. Vou fazer uma analogia: Pegas num copo de água, que vamos supor que é o carvão, e em açúcar, que é as nossas moléculas que são adsorvidas pelo carvão. Tu vais deitando açúcar aos poucos e ele vai-se dissolvendo na água, que é o mesmo que o carvão ir adsovendo as moléculas apolares... Quando chegares a uma certa quantidade (altura em que o carvão está saturado) por mais açúcar que deites para a água, ele não se dissolve... Ou seja, a água não está a libertar açúcar, tal como o carvão não liberta o que já adsorveu. As pessoas costumam associar que o carvão passado algum tempo liberta as moléculas que adsoveu, mas é treta. As pessoas esquecem-se é que essas moléculas estão a ser continuamente geradas/introduzidas no aquário (detritos, medicamentos, quelatos, etc...) e depois quando a sua concentração aumenta (devido a não se mudar o carvão, ou limpá-lo), assumem que foi o carvão que as libertou porque não gostava mais delas... Quanto a adubos/fertilizantes, o carvão só influenciará se forem fertilizantes de micro-elementos. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato O que o ART ARt deve er querido dizer é que o carvão activado liberta alguns compostos na presença de outros mais convenientes de adsorver. Por acaso esta semana chegou lá à ETA a analise do carvão activado dos nossos filtros, e chegou-se a essa comclusão. O nosso carvão na ultima analise estava a ficar saturado de um determinado composto, desta vez já está saturado dum outro, a explicação que nos foi dada, foi exatamente essa. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 2, 2006 Publicado: Janeiro 2, 2006 Olá. O que o ART ARt deve er querido dizer é que o carvão activado liberta alguns compostos na presença de outros mais convenientes de adsorver. Por acaso esta semana chegou lá à ETA a analise do carvão activado dos nossos filtros' date=' e chegou-se a essa comclusão. O nosso carvão na ultima analise estava a ficar saturado de um determinado composto, desta vez já está saturado dum outro, a explicação que nos foi dada, foi exatamente essa.[/quote']Não estamos bem a falar da mesma coisa... Os que as pessoas costumam dizer, é que o carvão adsorve a molécula xpto durante 3 semanas, e depois a liberta... Não, porque lhe aparece outra coisa melhor, mas pura e simplesmente porque a liberta... Não, o que acontece é que o carvão está saturada e a concentração dessa molécula xpto na água continua a subir... O que tu estás a falar, é diferente. Acabaste de explicar como é que se limpam membranas de permuta iónica, por exemplo :D Tens uma membrana que adsorve Nitratos, Nitritos, Sulfatos, Cloretos, etc... aniões inorgânicos de pequeno tamanho. Tu, concerteza deves saber bem, que quando a membrana está saturada de nitratos (geralmente é o que tem uma preferência melhor pela membrana), se a mergulhares numa água saturada de NaCl, por haver um grande número de iões Cloreto em solução, vais "obrigar" a que os Nitratos se soltem para a água e os Cloretos tomem o seu lugar. E depois dentro da água do aquário, passa-se o inverso... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Janeiro 3, 2006 Publicado: Janeiro 3, 2006 tenho anúbias no meu aquário e elas estão a ficar com umas machas pretas. eu meto ferropol na água. Adicionar ferro para as anúbias? Que eu saiba, as anúbias não precisam de adição de nutrientes para crescerem lindamente. O ferro é um bom ferilizante para plantas como as Echinodorus, desde que existam condições para estas o consumirem, ou seja, luz e CO2 suficientes e em equilibrio. Não estarás tu a alimentar as algas??? Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
miguel_martins Publicado: Janeiro 3, 2006 Autor Publicado: Janeiro 3, 2006 eu não tenho algas no meu aquário. Citar UM ABRAÇO: MIGUEL MARTINS # APC 175 # MBUNAS
paulo duarte Publicado: Janeiro 4, 2006 Publicado: Janeiro 4, 2006 Experimenta passar com o dedo nessas manchas pretas Achas que é o quê? Poeira? Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Dream_in Publicado: Janeiro 5, 2006 Publicado: Janeiro 5, 2006 Olá Quanto a adubos/fertilizantes, o carvão só influenciará se forem fertilizantes de micro-elementos. Acontece q comecei a usar fertilizante liquido da Tropica e gostava de saber se os seus elementos são absorvidos pelo carvão, uma vez que o meu filtro possui um cartucho deste. Agradeço se me puderem elucidar. Cumprimentos João Ferreira Citar Aquário nosso que estais no Céu, santificados sejam os vossos peixes, assim na água doce como na salgada...venha a nós o dinheiro p/a manutenção e perdoai-nos a nossa conta de electricidade...Amen
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 5, 2006 Publicado: Janeiro 5, 2006 Olá. Acontece que (palavra corrigida) comecei a usar fertilizante liquido da Tropica e gostava de saber se os seus elementos são absorvidos pelo carvão, uma vez que o meu filtro possui um cartucho deste. Agradeço se me puderem elucidar. A maior parte dos metais de transição (Ferro, Manganês, Cobre, Vanádio, etc...) para serem absorvidos pelas plantas, têm de estar na forma de quelato. Um quelato, é uma molécula organo-metálica, cujos ligandos são moléculas orgânicas, que se coordenam ao metal... Esta é a única maneira de os metais (a maior parte) entrar para dentro das plantas. Entenda-se, conseguirem atravessar as membranas das células, etc... Os fertilizantes de micro-elementos, são soluções destes quelatos e de outras moléculas orgânicas. O que acontece, tal como já foi explicado em cima, é que o carvão activado adsorve a maior parte das moléculas orgânicas. Por isso, quando se costuma fertilizar com micro-elementos, o carvão pode obrigar a uma fertilização mais acentuada, por parte do fertilizante estar a ser adsorvido pelo carvão. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Dream_in Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Olá Luis. Obrigado pelo esclarecimento. Por isso, quando se costuma fertilizar com micro-elementos, o carvão pode obrigar a uma fertilização mais acentuada, por parte do fertilizante estar a ser adsorvido pelo carvão Devo portanto aumentar a dosagem de fertilizante, ou simplesmente retirar o carvão? Realmente noto melhorias pouco significativas no crescimento das plantas. Cumprimentos João Ferreira Citar Aquário nosso que estais no Céu, santificados sejam os vossos peixes, assim na água doce como na salgada...venha a nós o dinheiro p/a manutenção e perdoai-nos a nossa conta de electricidade...Amen
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 15, 2006 Publicado: Janeiro 15, 2006 Olá. Eu optava por uma remoção do Carvão... Assim não gastas tanto fertilizante... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts