Recommended Posts

Publicado

oi sou o miguel . comprei um rena xp3 para o meu aquário, porque disseram-me que filtrava 1350l/h .mas parece-me que não é bem assim! eu foi exprementar encher um garrafao de 5l e demoro 30 seg para encher, o que quer disser que debita 1000l/h. séra que algum esta mal com o filtro?

nota; só têm lã e cerãmicas, o caudal directo.

séra que é publicidade enganadora?

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:

oi joão! acho que essa conta deve estar mal. não sou eu que digo,é a minha mulher que diz . ela fez a conta pela "regra dos 3 simples" diz que é infalível. Eu não percebo nada de matemática!

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:

Olá.

Eu não conheço o filtro, mas acho que ele está a trabalhar muito bem...

Não se esqueçam, que a maior parte dos caudais anunciados nos filtros é para uma altura nula e sem nada nos cestos, a impedir/retardar o fluxo de água. E não só... um simples tubo de silicone de 30-40 cms, não obrigatoriamente na vertical, vai originar uma perda de caudal. Sem contar com curvas nas mangueiras, mudanças de secção dos tubos por onde passa a água, etc...

Concerteza que haverá por aqui gente que perceba alguma coisa de mecânica de fluidos. Eu sei que até há gente que fez experiências com bombas de circulação/elevação...

Agora acusem-se/acusa-te... :D

Fiquem bem.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Eu não conheço o filtro, mas acho que ele está a trabalhar muito bem...

Não se esqueçam, que a maior parte dos caudais anunciados nos filtros é para uma altura nula e sem nada nos cestos, a impedir/retardar o fluxo de água. E não só... um simples tubo de silicone de 30-40 cms, não obrigatoriamente na vertical, vai originar uma perda de caudal. Sem contar com curvas nas mangueiras, mudanças de secção dos tubos por onde passa a água, etc...

Concerteza que haverá por aqui gente que perceba alguma coisa de mecânica de fluidos. Eu sei que até há gente que fez experiências com bombas de circulação/elevação...

Agora acusem-se/acusa-te... :(  

Fiquem bem.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Certo que existe perda de carga nas mangueiras.

Certo que os filtros e ceramicas também provocam perdas de carga.

Agora uma coisa é certa, se o fabricante anuncia um débito de 1350L/h não me parece que haja tanta diferença se o filtro estiver a funcionar corretamente.

Outra coisa também é certa, quem é que alguma vez confirmou o débito do filtro real? Poucos ou nenhuns :wink:

Mas também vos digo uma coisa, será que isso interessa verdadeiramente? Na minha opinião o que interessa é que o filtro consiga manter a água em boas condições. Se ele está a debitar 600 ou 800 para mim é idiferente, desde que o filtro dê conta do recado. :D

Sinseramente nunca me dei ao trabalho de verificar se algum dos meus filtros debita mesmo aquilo que vém na caixa marcado.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Olá de novo.

Mas também vos digo uma coisa, será que isso interessa verdadeiramente? Na minha opinião o que interessa é que o filtro consiga manter a água em boas condições. Se ele está a debitar 600 ou 800 para mim é idiferente, desde que o filtro dê conta do recado.

Ora nem mais... :D

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Sendo assim as coisas já estão mais próximas...

Débito da bomba emm vazio: 1350L/H

Qunatidade de água que ela, montada no filtro, consegue debitar para o aquário: 720L/H

Débito real: 600L/H (não me parece muito mal, até porque provavelmente colocaste matérias filtrantes a mais)

cumps

João Magalhães APC #45

Publicado:

Já tive filtros rena e sincerame te acho-os fantásticos. O volume parece me razoável.

Publicado:

oi pessoal, tudo bem com voçes? as minhas desculpas ao joão,a c0nta estava realmente certa. a minha mulher engano-se realmente.

eu só falei nisso porque as vezes as pessoas comentam que têm filtragem x no aquário, e as vezes até 2 filtros. Quer disser que não corresponde á verdade. e as pessoas podiam comprar 1 melhor em vezes de 2.

era bom que houve-se um foram só para falar-mos destas coisa problemas (filtros,bombas,termostatos,etc....) era para os novos aquariofilistas escolherem o melhor para os peixes.

e os fabricantes e lojistas verem que nós não andamos só com a intensam dos (emriquecer) mas dar o nosso melhor para os peixes.

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:
olá joão no mesmo aquário os 2 . quantos litros leva o aquário?

Aquario 200L (100x40x50) - rena xp3 + fluval 3 plus

Aquário 185L (110x35x55) - rena xp2 + fluval 4 plus

Aquário 470L (190x45x55) - fluval 404 + fluval 4 plus + fluval 4 plus

Estes são os setups que tenho no aquários maiores. Nuna me passaria pela cabeça colocar dos externos num aquário, apesar de que os custos são muito elevados.

cumps

João Magalhães APC #45

Publicado:

já agora a função desse e só purificar a água,não é? sim porque os cocos ele não toca. já agora tens carvão no filtro sempre?

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:

A função de qualquer filtro interno é a filtragem mecânica (remoção de detritos), embora por vezes possam reforçar a filtragem biologica.

Eu não uso carvão activado. Os medicamentos que uso não necessitam de uso de carvão para sua remoção posterior ao tratamento.

João Magalhães APC #45

Publicado:

desculpa lá andar-te a chatiar tanto , mas eu gosto de aprender. já andei a fazer telefonemas (mafra e ericeira) para comprar o filtro mas nimguem têm aqui na zona ( fluval 4) só o 3. em mafra. já agora como tens o teu filtro; 1 gaveta

2 gaveta

"

"

eu tenho: a contar de baixo . 1. algodão (symec)

algodão

2. algodão

cerâmicas jbl

3. carvão

algodão

será que esta mal:

as minha plantas (anúbias) ficam um pouco escuras.

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:

oi joão .já agora tens o que na saída da água ; o tubo com furos, a tampa que faz jacto ou sem nada. e esta a superficie da água ou mais abaixo . desculpa lá.

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:

Olá,

Eu acho que tens material a mais no filtro. Deve ser por isso que o débito é tão fraco.

A entrada da água para o aquário convém ficar abaixo da superfície. Se for em cima fica a fazer barulho.

Coloca de maneira a não fazer barulho e a teres alguma agitação superficial.

O utilizar o "tubo furado" ou o bico, na minha opinião, é indiferente...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Só para dizer que comprei um filtro Rena Xp3 em 2ª mão e nunca me deu problemas. Já o tenho há ano e meio

O barulho do motor mal se nota, facil de purgar e facil de limpar e mais que isso é super fiável.

5*

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!