Artur Jorge Publicado Dezembro 31, 2005 Publicado Dezembro 31, 2005 Boas! O meu de 240 l está a ser completamente invadido por algas filamentosas verde escuras. Estou a tentar fazer tudo para as travar mas elas continuam a crescer apesar de, após introduzir no filtro uma resina que absorve nitratos e fostatos, o seu crescimento ter sido reduzido consideravelmente. Pensei em fazer o seguinte: - não acender as luzes durante 2 dias consecutivos e de seguida deixar 8h/dia durante uma semana e ver os resultados... Eu fiz algo parecido com as folhas de uma anúbia que estava completamente infestada de algas verdes tipo green-spots e os resultados foram animadores... Eu penso que as algas não tenham tanta capacidade de sobrevivência como as plantas pelo que dificilmente vão voltar a ganhar terreno às plantas. O pessoal que for entendido nesta área da botânica que diga qualquer coisa antes que eu mate a vegetação.....
Just_me Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 AS resinas que absorvem nitratos e fosfatos só devem ser utilizadas em aquarios plantados em situações extremas, para alem disso tratas os sintomas mas não os problemas que os causam. O mesmo vai acontecer com a luz, sim vais ter bons resultados porque as algas nao teem as reservas que as plantas teem, mas se não resolveres os problemas , elas vão voltar e não vai demorar muito. A solução para nao ter algas é sempre um equilibrio: -Luz -Nutrientes -CO2 e claro alguns peixinhos/invertebrados para ajudar na manutenção. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts