Recommended Posts

Publicado

Depois de algum estudo, já vi que ter um aquário no quarto não é para mim, porque tenho o sono muito leve.

 

No entanto já encontrei buraco na sala para pôr o aquário :P

 

Tenho alguma dúvidas em relação ao tamanho do mesmo, tenho possibilidade de ter 150 cm de comprido e 60 cm de profundidade.

 

Em termos das calhas de iluminação existem medidas standard? São reguláveis?

 

Uma maior altura significa iluminação mais potente?

 

Quanto à sump, qual o tamanho recomendado?

 

Para um aquário assim terei de o mandar fazer? Ainda não encontrei um com 60 cm de profundidade.

Se alguém me poder informar onde por mp agradecia.

 

Cumprimentos,

Hugo

Publicado:

Preços fora de série, e óptimos acabamentos:

 

VIDROMOLDURA, Lda

 

vidromoldura@mail.telepac.pt

www.vidromoldura.pt

Tel. 21 913 77 66

T/m: 96 712 59 92

 

CACÈM

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Olá Hugo.

 

Quanto às tuas questões aqui ficam as minhas opiniões.

 

Tenho alguma dúvidas em relação ao tamanho do mesmo, tenho possibilidade de ter 150 cm de comprido e 60 cm de profundidade.

 

Se tens a possibilidade de avançar para um aquário com 60 cm de profundidade não penses 2x. Tendo em conta o tamanho das RV 60 cm ou mais dar-te-ão a oportunidade de fazeres um layout bem engraçado. Sugiro então que o aquário tenha 150x60x60.

 

Em termos das calhas de iluminação existem medidas standard? São reguláveis?

 

Uma maior altura significa iluminação mais potente?

 

Existem medidas standard nas calhas de iluminação. P.ex. HQI tens 100 cm, 120 cm, 150 cm e 200 cm. Julgo que há mais porém dentro destas medidas tens o que procuras.

 

De facto uma maior altura poderá significar uma iluminação mais potente. Se optares por 60 cm de altura, recomendo vivamente a utilização de lâmpadas HQI de 250W. No entanto poderás utilizar 150W tendo apenas de teres algum cuidado com a colocação do corais e invertebrados como tridacnas p.ex. Outro aspecto a ter em conta é o tamanho da camada de areão que queres vir a ter. Se optares por uma DSB se calhar os 250W, poderão ser substituidos por 150 dado que a área em altura a iluminar já não terá os 60 cm mas sim 45-50.

 

 

Quanto à sump, qual o tamanho recomendado?

 

Em tempos dir-te-ia o maior possível, por forma a aumentar o volume total do sistema. Mas por experiência própria digo-te para fazeres uma sump que te permita colocar os equipamentos básicos (skimmer, bomba de retorno, termostatos) e que te deixe espaço no móvel para teres um depósito com água de osmose, um reactor de kalk e eventualmente um reactor de cálcio e botija de CO2 . Eu sempre pensei que não colocaria um reactor de cálcio e agora estou "obrigado" a substituir a sump actual para ter alguma margem de manobra dentro do móvel.

 

Cumps

DC

Publicado:

Muito obrigado, foi através do post do teu aquário que tomei conhecimento dos aquas de água salgada! :wink:

 

Tenho ainda uma dúvida porque não sei se o aquário fica ao lado da tv um pouco afastado para o lado ou perpedicular à parede.

Depois disso é aproveitar o espaço e começar a pensar um movel e arranjar uma cobertura exterior que a minha mãe aprove. :D

 

Já encomendei o livro "The Modern Coral Reef Aquarium vol.1" para começar a pensar o que pôr dentro do aquário e planear então necessidades a suprir.

 

Cumprimentos,

Hugo

Publicado:

Boas,

 

Em termos das calhas de iluminação existem medidas standard? São reguláveis?

 

Na minha opinião e para um aquário desses eu optava por uma calha 2 ou 3 x 150W + 4 t5's de 54w. Não é uma combinação fácil de se encontrar nas calhas standard, mas já se começa a ver algumas marcas a adoptar este sistema, também conheço lojas de aquariofilia que fazem destas calhas por medida (e bem bonitas em termos de decoração), mas as que conheço é mais para aqui para o Norte.

 

Para um aquário assim terei de o mandar fazer? Ainda não encontrei um com 60 cm de profundidade.

 

Aqui também acho melhor mandares fazer um aquário numa loja que trabalhe com aquários por medida, para que depois possam também calcular os furos necessários no vidro e a respectiva tubagem. Neste ponto acho que a relação qualidade/preço é a melhor trabalhando com os profissionais do ramo da aquariofilia.

 

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Acho também que terás de decidir o que queres ter e depois "trabalhas" a envolvente tecnológica, como por exemplo a iluminação. Apesar de haver um "tronco comum", é em função do "recheio" pretendido para o aquário que decidirás qual a solução mais ajustada.

 

Eu estou com o Duarte e recomendaria 2x250 HQI (eventualmente com duas T5) se quisesses ter corais ou invertebrados "sedentos" de luz.

Publicado:

Tenho lido alguns tópicos onde falam de engenheiros e projectos de estabilidade. Moro num apartamento, convém arranjar os ditos projectos e mostrar a um engenheiro?

 

Sempre são 540 litros potenciais mais equipamento num pequeno espaço.

 

Cumprimentos,

Hugo

Publicado:

Olá,

 

Se o teu prédio tem placa não terás problemas e à partida não terás que te preocupar com esse peso! Agora se não tiveres placa aconselho-te a pedires uma segunda opinião... dá uma vista de olhos no ínício do meu tópico (carrega na imagem da minha assinatura).

 

Abraço,

Diogo

Publicado:

Vou tratar de saber! e Já li o teu tópico todo há alguns dias, já li muitos, e foi o facto de tantos tópicos terem o passo-a-passo e a informação disponibilizada que me fez voltar a algo que gosto tanto.

 

O pior vai ser esperar até ter tudo o que preciso para começar.

 

Mandar fazer o aquário, sump e o apoio, fazer uma cobertura em madeira, ler muito, escolher calha e bombas e compra-las, tratar do restante equipamento, testes, material vário.

 

Montar, testar e ir ao Cabo Raso.

 

Depois encomendar a rocha e ficar à espera.

 

Ainda falta tanto... :roll:

Publicado:

Boas

 

Eu tenho um projecto para um aquário + sump com cerca de 750l e a tua dúvida também me surgiu.

Acabei por colocar um tópico sobre essa questão neste e noutro fórum e até acabei por ser alvo de algumas críticas. No entanto acabei por ir à Câmara leventar o projecto de estabilidade, vigas, pilares e armaduras, o que me custou 20euros e umas quantas viagens, e mostrei a um Engenheiro amigo, Açoreano que trabalha em Lisboa.

No Natal ele esteve em minha casa a analisar o projecto e acabou por não conseguir fazer cálculos exactos porque me faltava uma planta com uma laje reforçada que ocupa cerca de metade da zona onde vou colocar o aquário. No entanto, ele garantiu-me que por mais contas que se fizessem, teoricamente, uma habitação nunca está calculada para aguentar cargas tão grandes. Mas também me disse que caso colcasse o aquário a placa não vinha abaixo, só que com o passar dos anos provavelmente iriam começar a aparecer pequenas fissuras na parede.

Por sorte tenho dois pilares que passam exatamente por detrás do aquário, um deles com laje reforçada que ocupa metade da zona onde vou colocar o aquário, laje, um outro pilar que passa a 30cm do aquário e uma viga que também passa a 30cm. Mesmo assim o Engenheiro aconselhou-me a amarrar o aquário aos dois pilares que passam por detrás dele, numa solução semelhante à do Diogo mas com parafusos.

Abraços

Carlos Domingues