Recommended Posts

Publicado

Viva,

Comecei recentemente este hobby, e estou encantado. No dia 2005-12-30, reparei que tinha peixinhos muito pequenos (< 5mm) num tronco que tenho no meu aquário. Preciso de ajuda para ajudar a crescer estes peixes que suponho que são mollys.

Agradeço a vossa ajuda 8)

Publicado:

Olá,

Crescimento de mollies é bastante idêntico ao crescimento dos guppies.

Usa a função pesquisar e o que encontrares sobre guppies aplicar-se-á às mollies.

Boa sorte!

Publicado:

Bom ano para todos.

Eu penso que seja qual for a espécie de molly que tenhas, os alevins requerem uma boa percentagem de sal na água para crescerem sem problemas, mas não vou dar aqui nenhum palpite sobre a concentração pois eu utilizo mais a técnica do “olhometro “, tipo uma mão cheia para 100lt.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Olá a todos,

Apenas gostaria de vos apelar para o uso de sal não refinado ( utilizem sal marinho integral de preferência ).

É um pouco mais caro do que o sal de cozinha ( cerca de 1,00 € por quilo ) mas compensa em termos de efeitos que tem sobre o ambiente dos peixes e a seguir ao caríssimo sal de aquário é o que melhor resultado me trem trazido.

Geralmente as análises revelam algo em torno dos seguintes valores :

Cloreto de sódio - 80,60%

Sulfato de Magnésio – 7,27%

Cloreto de Magnésio – 1,68%

Sulfato de Cálcio – 3,34%

Outros ( vários ) – 0,35%

Aconselho este tipo de sal mais barato do que o convencional sal para aquário marinho pela sua riqueza em componentes originais o que tornará a água do aquário algo mais próximo do meio natural do que o efeito obtido com o sal refinado.

Para eclosão de artémia este sal só é suplantado pelos utilizados na “ fabricação “ de água do mar artificial dos aquários de recife de coral.

Além do habitual cloreto de sódio realço as quantidades dos outros componentes assim como uma enorme gama de outros oligoelementos raros no habitual sal de cozinha.

Mas como estamos sempre atentos a estas coisas pode haver alguma intervenção que nos dê outras pistas melhores.

Quanto à técnica do José Bentes, eu também a utilizo com quase todas as Poecilias e Limias eurihalinas mas com outras espécies mais sensíveis não há nada como comprar um densímetro pois é um equipamento muito barato e útil que nos dá com rigor ( depois da conversão em função da temperatura ) a salinidade da água.

Com as minhas melhores saudações

Miguel Andrade

http://www.viviparos.com

Publicado:

Mais uma vez obrigado pelo vosso contributo.

Eu tenho um aquário de 80 litros. Tenho 2 Mollys, 3 avelins, 2 Platys, 3 neon cardinal, 1 limpa vidros, 2 Coridoras (1 albino).

Os 3 avelinos estão num infantário (em rede) alimentado com comida própria para avelinos. Já começo a ver uma cor (laranja) igual à mãe.

Inicialmente tinha 12 neon cardinal. Mas passado 1 dia de os comprar, morreram 7. (Suponho que já vinham doentes da loja :?: ). Como são peixes de cardume, vou comprar mais 6 para fazer companhia aos sobreviventes.

Tenho 11 plantas: 2 feto de java, 2 Hemianthus, 2 Amazonense, 5 anubias anã.

Pretendo também adquirir guppys.

Os indicadores da minha água são:

PH - [7; 7,5]

KH - 5 gotas

GH - 5 gotas

Nitritos e Nitratos - [0,1; 0,3]

A informação acima descrito refere-se ao meu aquário. Com as informações acima descritas tenho as seguintes dúvidas:

- O sal é acrescentado com que regularidade na água;

- porquê os neon cardinal morrem com tanta facilidade;

- o que posso fazer para melhorar o habitat do meu aquário;

Abraços,

Publicado:

Olá marvera ( desculpa-me tratar-te assim mas não assinas ),

Já te ocorreu que na natureza as condições físico-químicas dos Cardinais possam ser muito diferentes das que tens no aquário ?

Por exemplo, o pH que os Cardinais - Cheirodon ( Lamprocheirodon ) axelrodi - apreciam não deve ultrapassar um valor superior a 5,7. Quanto à dureza não deve ser muito superior a 1º dNKH.

Que alguém aqui escreva a seguir que as estirpes criadas em cativeiro possam até suportar bem até um valor de pH na ordem de 6,2 ainda admito mas manter-se estes peixes em águas alcalinas é assinares uma condenação à morte para a maioria dos exemplares, ainda que possam aparecer os exemplos de quem os conserva « com pleno sucesso » em águas alcalinas ( também se explica esse fenómeno ).

Já por várias vezes escrevi que deve ser feita uma escolha muito criteriosa dos peixes que colocamos no aquário em virtude do tipo de condições físico-químicas do mesmo.

Quem tenha muita experiência e possa trabalhar com uma água « feita à medida » não terá dificuldades em recriar um biótopo qualquer, mas quem está a dar os primeiros passos...

Com um pouco de pesquisa terias lido que o pior erro que se pode cometer é comprar os peixes com o coração sem a mínima noção das suas exigências nem do seu comportamento.

Misturar seres vivos de ambientes diferentes muitas vezes trás como consequência a morte súbita de 7 peixes num só dia...

Mais te informo que os Cardinais não toleram o Sal.

Desculpa-me a repetição mas de futuro lê muito sobre uma espécie ( peixe, invertebrado ou planta ) antes de comprares alguns exemplares para o teu aquário.

É mais seguro no início investires em seres vivos adequados à água que tens do que tentar modificar químicamente o ambiente dos teus peixes.

Nunca se devem misturar seres vivos com exigências diferentes sem um estudo de compatibilidade como deve ser.

A seguir à minha fastidiosa luta contra as meternidades vem a penosa guerra contra os aquários ditos “ comunitários “ sem planeamento algum, pelo que não me deves levar a mal por alguma falta daquela paciência que tive com os primeiros casos.

Com as minhas melhores saudações

Miguel Andrade

http://www.viviparos.com

Publicado:

Boa Noite.

Queria só dizer que estou completamente de acordo com o Miguel Andrade em relação a segunda intervenção aqui neste tópico, é importante criar biotópos que proporcionem uma "maquete" identica o mais possivel ao habitat natural das mesma, embora quando se cria um aquário comunitário se ponha tudo o que é bonito não olhado a esses pormenores é claro que há especies que embora de habitats diferentes se consegue junta-las mas claro tendo o aquário com as condições no meio termo.

Isto só para dizer que as intervenções do Miguel, não só neste tópico como em muitos outros que já li são muito educativas e construtivas em relação ao que é ser um aquariofilo em determinada especie, ou biotopo.

è muito importante a pesquisa sobre determinada especie seja ela um peixe, invertebrado, ou planta para dar-mos as condições ideais a estas as vezes não e fácil andarmos a pesquisar porquê e muita leitura e pouca prática o pessoal quer e meter agua e depois os peixes mais bonitos da loja mas e preciso estudar as especies nem que seja o mais basico delas.

Neste momento tenho 6 aquas neste tenho no total de 24 especies de peixes e invertrebados e 16 especies de plantas não posso dizer que conheço todas, algumas ainda ando a ver como se comportam embora todos estejam com as condições que cada especie exigem.

Peço desculpa por fugir daquilo que o tópico exige mas acho que são importantes intervenções como as do Miguel Andrade e outros membros que por aqui andam porquê certamente teriamos que estar aqui a falar mais e mais mas quem sabe um dia alguém abra um tópico para discutirmos como vai o mundo da aquariofilia no nosso pais no seu nivel geral é se o pessoal realmente aposta no que é natural (criação de biotopos) ou em ficção cientifica que é o que se vê em alguns aquarios de algumas lojas como por exemplo discus com mbunas, areão azul etc.......

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Publicado:

Obrigado pelas vossas observações e opinião. Concordo plenamente com vocês.

De facto, o ph do meu aquário não é adequado para os tetra cardinal. Mas podia ter sido alertado na loja onde os adquiri. Normalmente, quando efectuo uma compra indico sempre o tipo de aquário (comunitário), os peixes que eu tenho e também os indicadores da água do aquário. O problema é que muitas pessoas como eu acabam por ser induzidas em erro pelo vendedores das lojas.

Em relação as plantas, como é que eu posso saber as mais apropriadas para os tipos de peixes que eu possuo. O único dados que tenho das plantas é sobre à água: a temperatura, ph e tipo de necessidade de luz. Mas pertencerão ao habitat dos molly? e as plantas do habitat dos molly é igual aos plattys, etc... Já verifiquei que os guppy necessitam de um GH=12, mas não faço a menor ideia do GH para os meus peixes e no entanto são todos da família Poecilídeos.

Já efectuei bastantes pesquisas, desde que tive o aquário. Mas nem sempre temos a informação mais adequada para o que pretendemos.

Felizmente, existe este forum para expor as dúvidas com a esperança que ela sejam esclarecidas. Mas também muitas pessoas não têm conhecimento do forum.

Os meus cumprimentos,

Marco Silva