mariamena Publicado Dezembro 31, 2005 Share Publicado Dezembro 31, 2005 Coloco este post , não porque não me tenha preocupado em ler o que já está escrito , mas também porque estou desesperada e não encontro nos post´s anteriores nada de concreto, será que há ? Ou melhor não encontro solução para o problema que passo a citar. Há 3 meses que montei um aqua novo de 200L , que fez a ciclagem toatal sem problemas . Todos os parâmetros têm estado normais : pH = 6,8 NH4 = 0 mg/l NH3 = 0,025 mg/L NO3 = 10 mg/L PO 4 3- = o máx. da escala dos testes da JBL As algas dispararam , primeiro foram filamentosas brancas, depois verdes nas paredes do aqua, depois filamentosas castanhas e agora filamentosas pretas agarradinhas às folhas. Faço TPA´s todas as semanas , 15 a 20% , e nem assim vejo o teor de fosfatos a diminuir , digo imediatamente a seguir . Não tenho o aqua superpovoado , e o que tenho a dizer é que os valores dos fosfatos têm sido sempre altos . Não está superpovoado, porque eu tinha estes peixitos num aqua de 60L. Diminui a exposição à luz , são lâmpadas de plantados . Quanto ao chão / fundo , tem 7kg de fluorite ( não sei se não será a culpada ) , e depois 10Kg de areão preto e 20kg de areão normal. Tenho um filtro externo , onde coloquei à 15 dias um redutor de fosfatos da JBL, RESULTADO : - NADA , NADA, NADA . ...........E as algas continuam a crescer , as tais pretas filamentosas. Tenhos ottos , e mais outros que não sei o nome , ancistrus e dois pequenos plecos que andam sempre de volta das folhas . Já não sei que fazer . Se puderem ajudar , dar a dica certa, agradecia Obrigada mena Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 1-verifica o teste, pode estar marado.... leva um frasquinho de agua á tua loja do costume e pede para te testarem a agua (ou a loja onde compraste o teste) no entanto dizes que tens algas e mais algas...por isso o teste pode nao estar errado. 2-nesse caso, experimenta testar a tua agua da rede...se bem que o teor de fosfatos na agua da rede devia ser bastante baixo. 3- tens nitratos, tens fosfatos e tens plantas...mete potássio e micros e se nao tens já...CO2. quanto ás filamentosas pretas...só vais lá com SAE'S Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 Fazendo só mais uma pergunta que o Just_me: O que é que dás de comer nesse aquário? E em que quantidades? No caso de teres Fosfatos, por tu os tares a introduzir (não virem da água da torneira), tens de tomar muita atenção a isso... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mariamena Publicado: Dezembro 31, 2005 Autor Share Publicado: Dezembro 31, 2005 "just-me" :- não percebo o que queres dizer com "tens nitratos, tens fosfatos e tens plantas...mete potássio e micros " , e depois nõ sei o que são SAE´S. Por acaso hoje comprei outros testes de outra marca , mas ainda não testei , precisamente porque há algas e não acredito muito nessa hipótese de erro nos testes, de qualquer dos modos hei-de testar a água da rede pública. "Ivanpantz" - penso que te refiras ao seguinte :- dou quinzenalmente "Ferropol" "isento de fosfatos , para além da comida para os peixitos . Será que nunca ninguém teve problemas com a Fluorite , esta é um composto de fluor e cálcio, até aí tudo bem, bem vim a descobrir que no meio de umas complicadas reações químicas , obtêm-se apatatite que são compostos fosfatados ............, que deveriam ser eliminados pelo filtro, daí ter colocado o redutor de fosfatos da JBL. Obrigada Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 Boa noite, O que o just_me quis dizer, foi para completares a fertilização do teu aquário com potássio e micro nutrientes! Se tens nitratos, fosfatos e tens plantas, caso completes a fertilização das mesmas com os supra mencionados compostos, elas vão estar em vantagem para com as algas, levando à erradicação das ultimas. SAE – É um peixe, o chamado comedor de algas siamês! É o único (pelo menos que eu conheça) que come as chamadas algas filamentosas, pelo que é uma óptima ajuda ao seu combate. Pedro Pinheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
madvieri Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 Boas. Primeiro tenho de concordar com as ajudas anteriores do Just_Me e do ivanpantz, na medida em que eles te estão a ajudar a descobrir a origem desse teu problema, pois é essencial perceber o que te está a causar isso antes de o combater... O ivanpantz quando te pergunta o que dás de comer aos teus peixitos, é mais em que quantidades, pois pode ser um excesso de alimentação que está na origem do problema... Como solução imediata, aconselho-te a fazer TPA's todos os dias de 15-20%, mas primeiro testa a tua água de rede, pois se a origem dos fosfatos estiver aí só vais agravar a situação. Senão for da água da canalização.....TPA's...TPA's...TPA's.... SAE são siamens algae eaters (acho que é assim que se escreve ), excelentes comedores de algas....mas cuidado porque eles crescem até aos 10-12 cm... Espero ter ajudado... Abraço. Tiago «removido pela moderação» Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 Descobrimos a relativamente pouco tempo, lá no laboratório, ( uma altura que acabou o detergente dos tubos de ensaio ) que o Fairy tem Fosfatos à tonelada, sái fora de todas as escalas do fotometro que lá temos... não estarás, inconscientemente, a contaminar a agua com algum recipiente da cozinha? Eu comprei "loiça" só para o aquario que é lavada somente com agua... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 Olá. Descobrimos a relativamente pouco tempo, lá no laboratório, ( uma altura que acabou o detergente dos tubos de ensaio ) que o Fairy tem Fosfatos à tonelada, sái fora de todas as escalas do fotometro que lá temos... :D Ehehe Os fosfatos são bons para "amaciar" a água, pois formam complexos relativamente estáveis com Cálcio e Magnésio, "abrindo caminho" para a molécula de detergente, propriamente falando. "Ivanpantz" - penso que te refiras ao seguinte :- dou quinzenalmente "Ferropol" "isento de fosfatos , para além da comida para os peixitos. Não... era mesmo a nível de comida. Peço desculpa por não ter sido mais explícito. O que queria dizer, é exactamente o que o madvieri depois explicitou: O ivanpantz quando te pergunta o que dás de comer aos teus peixitos, é mais em que quantidades, pois pode ser um excesso de alimentação que está na origem do problema... É basicamente isto, e não só. Como é óbvio, também interessa a qualidade de comida. Quanto mais proteica for uma comida, geralmente, implica que origine mais fosfatos que os outros tipos de comida. Será que nunca ninguém teve problemas com a Fluorite , esta é um composto de fluor e cálcio, até aí tudo bem, bem vim a descobrir que no meio de umas complicadas reações químicas , obtêm-se apatatite que são compostos fosfatados Isso é um bocado estranho. Na realidade o substracto pode conter fosfatos, não é nada de anormal. Mas para se formar essas tais apatatites, o fosfato teria de ser introduzido no sistema... Mas se o fosfato é introduzido, até devia baixar o seu valor livre na água, pois estão-se a formar complexos... Acho melhor chamarmos um geólogo. O Space Cowboy ou o domingos Leitão que se acusem... ou então alguém que já tenha usado o Fluorite, e que nos saiba dizer se liberta fosfatos ou não. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 A maior parte dos substratos ferteis tem uma grande quantidade de fosfatos já que estes nas plantas tambem tomam responsabilidade no induzir do enraizamento...e normalmente quando estas a meter substrato é porque vais plantar a seguir, logo... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mariamena Publicado: Dezembro 31, 2005 Autor Share Publicado: Dezembro 31, 2005 A maior parte dos substratos ferteis tem uma grande quantidade de fosfatos já que estes nas plantas tambem tomam responsabilidade no induzir do enraizamento...e normalmente quando estas a meter substrato é porque vais plantar a seguir, logo... ........então , quem adube o aqua está sempre com problema de excesso de algas ..............????????????? os fosfatos fazem falta para o crescimento das plantas, p q n haja fosfatos em excesso então terei q ter muiiiiiiiiiiiiiiiitas plantas , mas as algas estão presas às plantas , alimentam-se delas, por isso é ciclo um vicioso. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Dezembro 31, 2005 Share Publicado: Dezembro 31, 2005 Boas, ........então , quem adube o aqua está sempre com problema de excesso de algas ..............????????????? Isto não é de todo verdade, apenas se aduba o estritamente necessário para a manutenção das plantas! Quando se utiliza uma fertilização equilibrada à massa vegetal que se possui, as algas não têm presença (significativa) não aquário! Pois as plantas, que são plantas superiores, têm vantagem para “absorverem” os nutrientes da coluna de água, se estas absorvem os nutrientes quase todos as algas não têm meios para se desenvolverem. Encontrar a quantidade certa de fertilização é que é complicado, apenas se chega lá com tentativa e erro. Eu acho que estou lá perto… mas as algas estão presas às plantas , alimentam-se delas, por isso é ciclo um vicioso. As algas alimentarem-se das plantas também não está correcto! Elas alimentam-se dos compostos presentes na agua! Apenas se fixam às plantas, mas também se fixam os troncos, aos vidros, ao areão, etc. Feliz ano 2006 a todos! Maior desejo?! morte às algas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts