luix Publicado Dezembro 30, 2005 Publicado Dezembro 30, 2005 ola, amigos, Tenho um aqua de 92l a 24h so que acabei de o montar (tenho 3 plantas 1 de estaca, umas ruinas gregas mt minis,lol, e 15Kg de areao) O que axam que ficava bem no meu aqua ? mais plantas? mais. estou a pençar por um barco em barro so que e muito € (55€) lol! alem disso, queria que me esclareçem uma duvida. Alem de ter que medir o Ph da agua mas eu axo que tenho que medir mais alguma coisa so que nao sei o que? o ph e muito caro? (se me entendem) e o outro?(se houver) e se poderem me dizer como se mede o ph! Desculpem pelo incomodo _Ass. Luís_ Citar
thejohncena Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 O ph é um teste químico, tal como no2 e no3, entre vários!!! Agora o importante é leres para saberes para que é que cada teste químico serve!!!! Deixo-te aqui um pequeno texto para leres, mas não vou pôr todo, o resto vais ler!!! O que precisa de saber acerca da química da água e porquê A água na natureza raramente é pura no sentido de "água destilada"; contém sais dissolvidos, substâncias tampão ; nutrientes, etc., com concentrações várias dependendo das condições locais. Os peixes (e as plantas) evoluíram ao longo de milhões de anos para as condições de água especificas dos seus habitates nativos e podem não conseguir sobreviver em ambientes significativamente diferentes. Os principiantes (especialmente os preguiçosos) devem efectuar uma abordagem fácil na tarefa de seleccionar peixes cujas necessidades estejam de acordo com as qualidades da sua água da torneira. Pelo contrário um aquariofilista avançado (e energético!) pode mudar as características da água de modo a condizerem com as necessidades dos peixes, embora fazê-lo é quase sempre mais difícil do que parece a principio. Em qualquer dos casos, precisa de saber o suficiente acerca da química da água de modo a assegurar-se que a água no seu aquário tem as características certas para os peixes que mantém. A água tem 4 propriedades mesuráveis que são normalmente usadas para caracterizar a sua química. São o pH, capacidade tampão ;dureza geral e salinidade. Há também vários nutrientes e elementos residuais. pH O pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 diz-se neutro, um pH abaixo de 7 é "ácido" e um pH acima de 7 é "básico" ou "alcalino". Tal como a escala de Richter usada para medir terramotos, a escala do pH é logarítmica. Um pH de 5,5 é 10 vezes mais ácido do que água com um pH de 6,5. Assim, alterar um pouco o pH (de repente) é uma mudança mais química (e mais perturbadora para os peixes) do que poderia parecer. Para que tem peixes, dois aspectos do pH são importantes. Primeiro, mudanças rápidas no pH são perturbadoras para os peixes e devem ser evitadas. Sabe-se que mudar o pH mais de 0,3 unidades por dia causa perturbação nos peixes. Assim, é importante que o pH do seu aquário permaneça constante e estável durante muito tempo. Em segundo lugar, os peixes adaptaram-se a sobreviver num dado (por vezes pequeno) intervalo da escala de pH. Deve ter a certeza que o pH do seu aquário é compatível com as necessidades especificas dos peixes que mantém. Muitos peixes conseguem adaptar-se a um pH um pouco fora do intervalo óptimo. Se o pH da sua água está normalmente no limite 6,5 a 7,5, pode manter a maioria das espécies de peixes sem qualquer problema. Se o seu pH permanece neste intervalo, não há provavelmente necessidade de ajuste para cima ou para baixo. Link desta página: http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#reference Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Olá. Então, aqui vão umas respostas de outro Luís... Quanto à decoração, isso é um bocado difícil de ajuizar. Cada qual gosta daquilo que bem entende. Agora, lá está, queres um aquário que seja bonito para ti, ou para os outros? Sinceramente, na minha opinião, e no geral das pessoas, deves evitar ao máximo, decoração não natural. Deves-te restringir apenas a pedras, troncos e plantas. Quanto aos diversos parâmetros químicos (e não só) que podes/deves medir, depende muito do tipo de aquário que queres manter. Se for um aquário comunitário, basicamente, só precisas de medir o pH, para saberes se não tens um valor muito diferente de 7.0 Se quiseres fazer outro tipo de aquário, por exemplo, um extremamente plantado, aí aconselhava-te a teres testes de Nitratos e Fosfatos, por exemplo. Não sei se és iniciante na aquariofilia, mas se o fores, aconselho-te para ires controlando o ciclo do azoto, que compres os testes de nitratos e amónia. Quanto a medires o pH, o método mais simples e minimamente eficaz, é usares um indicador colorimétrico. Traduzindo por míudos, é um teste em que deitas umas gotas de indicador de pH para um tubinho de ensaio, onde está água do aquário, agitas, e a água fica de uma cor específica. Ao comparares essa cor com a da tabela fornecida pelo teste, sabes o pH da água do teu aquário. Tão simples quanto isso. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Não incomodas nada... a gente está cá é para ajudar. Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Quanto a medires o pH, o método mais simples e minimamente eficaz, é usares um indicador colorimétrico. A sonda electronica é mais simples, é é 10x mais caro LOL Basicamente ja foi tudo dito... devido à tua idade ( se estiver certa no registo ) acho que devias optar por um aquario comunitario, onde manter as especies mais comuns, quanto à decoração, acho que não deverias introduzir algo não natural, mas isso é a minha opinião... É pena seres de tão longe, senão oferecia-te umas pedritas e uns tronquitos... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
luix Publicado: Dezembro 31, 2005 Autor Publicado: Dezembro 31, 2005 É pena seres de tão longe, senão oferecia-te umas pedritas e uns tronquitos... Obrigada, e pena lol mas obrigada na mesma eu ja tinha comprado um tronco se nao foxem caros lol Citar
luix Publicado: Dezembro 31, 2005 Autor Publicado: Dezembro 31, 2005 olhem eu meti agua de uma fonte perto de minha casa no aquario, eu tambem questumo de beber dela, so que o aqua esta xeio de bulhinhas e normal? sera que a agua da fonte e melhor do que a da torneira (companhia)? Obrigada, por tudo _ass.Luis Citar
Oinq Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 sera que a agua da fonte e melhor do que a da torneira (companhia)? isso só umas analises o podem dize, mas com a falta de agua que o país atravessa eu arriscava dizer que a da fonte é pior... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 Olá. olhem eu meti agua de uma fonte perto de minha casa no aquario, eu tambem questumo de beber dela, so que o aqua esta xeio de bulhinhas e normal? Normalíssimo. Essas bolhas são gases dissolvidos, não fazem mal nenhum. Sempre que trocas a água do aquário, por mais pequena que seja a percentagem, esse fenómeno ocorre quase sempre. Isso com a própria circulação da água desaparece para a atmosfera. A sonda electronica é mais simples, é é 10x mais caro LOL Depende... para quem saiba trabalhar com elas. Sem contar que não precisamos de uma fiabilidade tão grande Porta-te bem. Um abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
luix Publicado: Dezembro 31, 2005 Autor Publicado: Dezembro 31, 2005 isso só umas analises o podem dize, A fonte e uma das melhoras da minha zona, na camara la tem um papelxinho e dix e na fonte igualmente. Normalíssimo. Essas bolhas são gases dissolvidos, não fazem mal nenhum. Sempre que trocas a água do aquário, por mais pequena que seja a percentagem, esse fenómeno ocorre quase sempre. Isso com a própria circulação da água desaparece para a atmosfera. mas quanto tempo demora +/-? ja ta la a um dia mas ja reparei que estao a desapareçer Alem disso a agua esta um pouco turva que faço? Obrigada Ass. Luis Citar
Oinq Publicado: Dezembro 31, 2005 Publicado: Dezembro 31, 2005 na camara la tem um papelxinho e dix e na fonte igualmente. Que papel? com os resultados das analises quimicas à agua? então bota cá isso Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Oinq Publicado: Janeiro 1, 2006 Publicado: Janeiro 1, 2006 boa, passa la amanha e transcreve isso praki, assi a malta pode ajuar melhor :D Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
hatchim Publicado: Janeiro 2, 2006 Publicado: Janeiro 2, 2006 Não precisas de gastar dinheiro para pores um tronco, tenta aí nas rias encontrar um na natureza é á borlix. Citar
luix Publicado: Janeiro 2, 2006 Autor Publicado: Janeiro 2, 2006 Não precisas de gastar dinheiro para pores um tronco, tenta aí nas rias encontrar um na natureza é á borlix. lol poxo ir ao "Mato" buscar um lol? Fika bem Citar
hatchim Publicado: Janeiro 3, 2006 Publicado: Janeiro 3, 2006 A difrença é que na ria já esteve debaixo de água Citar
Recommended Posts