MiguelBarros Publicado Dezembro 30, 2005 Publicado Dezembro 30, 2005 Gostava que me ajudassem no seguinte, quero ter uma iluminação porreira para o meu aqua de 100 litros, mas o meu problema é o seguinte. O meu aqua é aberto em cima e não posso colocar nada preso no tecto, posso adquirir qualquer calha de iluminação? E aqueles suportes que já que vi para suportar as calhas onde se arranja isso? Caso possa adquirir qualquer calha, estas suportam todas as lâmpadas de luz branca? Por ultimo que capacidade de luz é que tenho que ter para ter uma boa iluminação, sei que isto também vai depender de toda a fauna que pretender, mas em principio seram ciclidios. Agradeço desde já toda a vossa ajuda, dicas e soluções para este meu problemas. Miguel Barros Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 O meu aqua é aberto em cima e não posso colocar nada preso no tecto, posso adquirir qualquer calha de iluminação? Se não tiveres problemas com a parte estética qualquer calha serve. E aqueles suportes que já que vi para suportar as calhas onde se arranja isso? Caso possa adquirir qualquer calha, estas suportam todas as lâmpadas de luz branca? Os suportes que te referes presumo que sejam os das calhas do tipo overtank. Esses infelizmente vêm incluidos com as calhas que não são nada baratas. Quanto às lampadas de luz branca, desde que sejam do mesmo tipo que os bocais da calha e da mesma potencia, sim, servem. Por ultimo que capacidade de luz é que tenho que ter para ter uma boa iluminação, sei que isto também vai depender de toda a fauna que pretender, mas em principio seram ciclidios. Depende efectivamente do tipo de ciclideos que queres ter. Para o teu aquário não te aconselho mbunas do malawi pois parece-me pequeno demais. Se quizeres plantas nesse aquário vais necessitar de um rácio entre 0,5 e 1w por litro, isto dependendo obviamente das necessidades de iluminação das plantas a colocar (plantas mais exigentes rácio mais perto de 1W/l). Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
MiguelBarros Publicado: Dezembro 30, 2005 Autor Publicado: Dezembro 30, 2005 Nuno obrigado por todas as tuas dicas. Eu actualmente tenho uma calha com que tem cerca de 70 cm e com uma lampada de 20w, assim isto não servirá para o aqua. Certo? Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Depende do que queres. Se fores colocar ciclideos que comam plantas essa calha chega e sobra pois é só para ver os peixes Agora se queres um plantado já é curta. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
P_M Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Viva, eu tenho 1 aqua de 80cm com 2x20w, para as plantas que tenho neste momento anubias e valisnerias serve perfeitamente. Agora se queres plantas mais exigentes com iluminação, vais ter de pensar no ratio 0.5 no minimo. Estou tb na tua situação e penso que vou adquirir uma calha jebo/lifetech, são muito boas e tens de varias medidas e varios tipos de lampada. Tens desde 60cm, 75 e penso que 86cm, sendo que todas elas tem suportes para o aquario sem a tampa. È uma boa opção..agora depende do tempo ( $$$ ). Abraço Citar
MiguelBarros Publicado: Dezembro 30, 2005 Autor Publicado: Dezembro 30, 2005 Depende do que queres. Se fores colocar ciclideos que comam plantas essa calha chega e sobra pois é só para ver os peixes Agora se queres um plantado já é curta. Só mais uma informação, esta mais técnica (electricidade). Se arranjar uma calha com duas lampadas flurecentes de 18w, posso colocar lá duas lampadas de aqua de 20 ou 40w, não pode haver sobrecarga de energia ou aquecer demais já que esta calha tem aquela proteção em plástico? Agradeço mais uma vez. Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 30, 2005 Publicado: Dezembro 30, 2005 Boas Se a calha é 2*18 o mais que lá podes colocar é 2*20. Por 2 motivos: 1- à partida o balastro só aguenta 2*20 no máximo 2- As lampadas de 36w/40w são maiores que as de 18w, logo não cabem na calha. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
MiguelBarros Publicado: Dezembro 30, 2005 Autor Publicado: Dezembro 30, 2005 Boas Se a calha é 2*18 o mais que lá podes colocar é 2*20. Por 2 motivos: 1- à partida o balastro só aguenta 2*20 no máximo 2- As lampadas de 36w/40w são maiores que as de 18w, logo não cabem na calha. Muito bem, de qualquer forma duas de 20 já vai ser porreiro, depois mais tarde penso numa outra solução, o que importa é que consiga arranjar uma forma barata de poder ter a melhor iluminação possivel. Obrigado por toda a tua ajuda. Citar
Recommended Posts