Recommended Posts

Publicado

olá a todos:

tenho um aquario de 100 litros com um casal de apistogramma cacatoides duas corys e dois ottos.

A minha fêmea de apisto escondeu-se á coisa de 5 dias e eu pensei que era para fazer uma postura, o sitio onde ela estava dava para a espreitas e via que realmente estava mais amarela como seria de esperar.

Hoje apareceu morta, em vez de estar pálida estava muito colorida... Não sei que se passou, a unica coisa que notei de estranho quando vi os parametros do aquario é uma ligeira subida do ph de 7 para 7,5. Acontece que não tenho CO2 e não fasso a minima ideia de como pode o ph subir assim, fasso tpa's de 10% mais ou menos de 15 em 15 dias...

Alguém tem algum caso semelhante?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:
a unica coisa que notei de estranho quando vi os parametros do aquario é uma ligeira subida do ph de 7 para 7,5. Acontece que não tenho CO2 e não fasso a minima ideia de como pode o ph subir assim, fasso tpa's de 10% mais ou menos de 15 em 15 dias...

Ligeira subida? Só se for para ti... para os peixes é 5 vezes mais alcalinidade, de ligeiro não tem nada.

Já mediste o ph da água da rede? Com estas chuvadas recentes é muito possivel que se tenha alterado, seja naturalmente seja por adição de quimicos.

Isto assumindo é claro que não colocaste nenhuma decoração nova, nem alteraste nada a não ser as TPA's de 10%

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Os apistos são peixes bastante sensíveis aos parãmetros da água. Além de ácida, a água deve ser também muito mole (perto do 0). Não terá havido um disparo no KH que levou o pH atrás?

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

quanto a disparos no kh não sei mas não meti decoração nova e aqui a água da companhia não costuma ser "dura" - moro no norte numa região granitica e não cálcaria. Os ottos até ver estão bem, o macho de apisto é que me parece um pouco nervoso... era capaz de jurar que andava á procura da fêmea mas devo ser eu a imaginar coisas.

agora quanto á tpa: fiz a ultima tpa ontem já o peixe estava escondido, ou seja a tpa antes desse deve ter sido feita á 14 dias mais ou menos, será que é esse o tempo necessário a que uma flutuação de ph me mate a fêmea? Outra coisa: eu sempre julguei que a agua da companhia era tratada na estação de tratamento onde além do cloro habitual o nivel do ph era controlado para valores próximos do 7 por isso nunca medi niveis de ph antes de por a água no aquario, deixo-a de repouso e com um termostato para ficar á mesma temp do aquario mas nunca medi o ph....

obrigado pela ajuda vou-me manter mais atento (realmente não sabia que uma flutuação de 0,5 podia lixar tudo)

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:
Outra coisa: eu sempre julguei que a agua da companhia era tratada na estação de tratamento onde além do cloro habitual o nivel do ph era controlado para valores próximos do 7 por isso nunca medi niveis de ph antes de por a água no aquario, deixo-a de repouso e com um termostato para ficar á mesma temp do aquario mas nunca medi o ph....  

A minha agua da companhia sai da torneira a 7.5. Moro em loures, isto qq dia ja bebemos tudo menos agua :S

Publicado:
Os apistos são peixes bastante sensíveis aos parãmetros da água. Além de ácida, a água deve ser também muito mole (perto do 0). Não terá havido um disparo no KH que levou o pH atrás?

Convirá não generalizar. O A. cacatuoides é precisamente, dos espécimes que aparecem à venda, aquele que vive num ambiente mais duro e alcalino. São provenientes da parte superior da bacia do Amazonas pelo que não é raro serem encontrados em àguas carregadas de sedimentos que vêm do relevo próximo (as chamadas águas brancas).

Publicado:

Qual é a alimentação que lhes dás? Por dura experiência aprendi que os Apistos são muito susceptíveis a parasitas intestinais.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Publicado:
O A. cacatuoides é precisamente, dos espécimes que aparecem à venda, aquele que vive num ambiente mais duro e alcalino

Estava convencido que essa característica fosse do A. Borelli...

Pelo menos, a julgar por uma artigo que li na Practical fish Keeping, já que, pessoalmente, não tenho experiência nenhuma com essa espécie

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Ap. borellii: pH: 5 a 8; dGHº: 0º a 15º

Ap. cacatuoides: pH: 6.5 a 8; dGHº: 0º a 18º

Fonte: "Cichlid Atlas", Uwe Römer, Editora Mergus

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein