Luz: O que é melhor? 6200k ou 18000k


Recommended Posts

Boas! :lol:

 

Adquiri recentemente uma lâmpada florescente aqua-glo 20w para o meu aquário de +/- 100L (75x40x35) que já tinha uma florescente comum de18 w ( philips TL-D)

 

Ao ler alguns artigos e também alguns comentários aqui no fórum fique com algumas dúvidas se fiz ou não uma boa opção visto que a aqua-glo que eu comprei tem uma TEMPERATURA DE COR de 18000K (é o que diz na caixa!) e a luz do sol anda por volta dos 6000k :!:

Para imitar a luz do sol ficava melhor servido com 2 (ou +) florescentes comuns que tem uma luz branca de 6200K!e ainda poupava alguns €!!

 

http://www.prismaecat.lighting.philips.com...v=Null&loc=Null

 

Afinal o que é melhor? 6200k a 2€ ou 18000k a 12€

 

Flora do aqua: Cabomba, Hygrophila Corymbosa , Elódea, Amazonense

 

Gostava de saber também se tenho falta de watts no meu aquário, preciso mesmo de +/- 100w no aquário? Tantos w não perturbam os peixes?

 

Desde já obrigado pela vossa ajuda.

 

(Digam alguma coisa)

work in progress

 

by: Válter Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca experimentei essas lampadas. Pelo que li, e por opiniões, acho que é uma boa lampada para aquários sem plantas, ou apenas com uma lampada (que nunca pode ter plantas exigentes). Dá boas cores ao interior, e favorece os peixes.

 

No meu caso que tenho duas lampadas optei por uma life glo e uma flora glo. Na calha com 4 lampadas (se a tivesse montado) teria ficado com 2 de cada.

 

Mas eu tenho algumas plantas.

 

No teu caso acho que escolheste mal. A flora tem uma luz rosada, que não favorece as cores. Se não quisesses optar pela flora punha duas life-glo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Na verdade as aqua-glo são muito indicadas para plantados... os picos do espectro coincidem com os mais favoráveis para a fotosíntese (como as flora-glo) mas têm um espectro mais completo.

 

 

A temperatura de cor que a série de lâmpadas "glo" anuncia é uma completa fantasia.

 

Eu uso uma flora-glo e duas aqua-glo, e foi a combinação mais favorável para as plantas, de todas as que testei (várias combinações com sun-glo, power-glo, e as anteriores).

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes combinar flora glo ou gro lux sylvania (dependendo da marca qu queres) com Daylights e convem teres sempre uma power glo ou aquarelle/aquastar para te realçar um pouco a côr dos peixes.

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja testei de tudo um pouco, e neste momento so quero 6500K, quer para as plantas quer para a iluminação do aqua.

Mas gostos não se discutem a nivel da aparencia do aquario, agora as plantas gostam :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.