Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Quando plantei as cabombas no aqua elas encontravam-se todas na posiçao vertical.. mas passado 1 dia e algumas horas, começaram a curvar na ponta.. não sei se é normal, daí a minha dúvida sobre a iluminação ou porventura de outro erro que possa ter cometido, visto o aqua ainda não ter cumprido o ciclo do azoto...

Desculpem a minha ignorancia :D

cabomba3bu.jpg

SETUP:

Dimensões: 60x30x32

Iluminação: 1 lampada RESUN D-15w 10000k (já vinha com o aqua)

Filtragem: Tetratec in 400 plus, debita 400L/h

Substrato: Areão de rio

CO2 caseiro

Flora:

-Cabomba Caroliniana

-Elódea (Egeria Densa)

-Echinodorus Parviflorus

Obrigado

Cumprimentos,

Carlos Dias

Publicado:

Vá lá pessoal dêm uma ajudinha.. já reparei que estiveram a ver o tópico mas ninguem respondeu.. eu julgo ter uma iluminação fraca e se tal gostava que me podessem aconselhar.. :

Obrigado

Cumprimentos,

Carlos Dias

Publicado:

Já tive uma cabomba, que se deu bem até os guramis lhe terem tratado da saúde :wink:

Mas isso não parece normal, mas não sei porque terá acontecido... acho que não está relacionado com o ciclo... talvez seja pouca luz.

Ou seja, não ajudei nada!

Publicado:

Boas! Obrigado pela resposta :lol: já que mais ninguem o fez..

Comecei a introduzir CO2 10 horas por dia, com a mesma iluminação (irei trocar brevemente) e as cabombas mudaram do dia para a noite! Estão lindas e "em sentido"!! :) até começou a nascer uns gomos na ponta de umas 2 ou 3... julgo que irá nascer uma folha em suspensão no nivel da água e mais tarde uma flor.. espero :evil: :evil:

Obrigado :lol:

Cumprimentos,

Carlos Dias

Publicado:

Isso não foi do co2 quase de certeza.

Quando viste que elas estávam para baixo foi de manhã(ou quando as luzes se acenderam)? A Cabomba de "manhã" estão meias fechadas só com o passar do dia é que se vão mostrar.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:

Boas,

Isso não foi do co2 quase de certeza.

Quando viste que elas estávam para baixo foi de manhã(ou quando as luzes se acenderam)? A Cabomba de "manhã" estão meias fechadas só com o passar do dia é que se vão mostrar.

Exacto, mas essa foto foi tirada à "noite"... de facto isso de elas se fecharem ja me tinha apercebido... mas não achava normal estarem a curvar-se todas em direcção ao solo.. de qualquer maneira já voltaram ao sitio, pelo menos para já..

Tenho agora outro problema.. o aquário ja vinha com a tampa.. e só existe espaço apenas para colocar uma lâmpada.. não tencionava mudar a calha.. pelo menos para já.. segundo a tal teoria dos 0,5w/L eu deveria ter uma lâmpada de 25w correcto? isso existe? e já agora a lâmpada tem cerca de 43 cm.. existem lâmpadas assim destas dimensões com potências superiores a 20w ? Obrigado

Cumprimentos,

Carlos Dias

Publicado:

Se só tem sitio para uma , não dá para colocares uma igual mas com mais potência.

O que podes fazer é alteram um pouco a calha sem a estragar esteticamente e colocar uma ou duas pc's! Geralmente fazemos a regra de 1w/l mas senão quiseres plantas com muita necessidade luminosa a partir de 0.5w/l já é bom por isso tens de por +- 35w por isso uma lampada pc basta.

Se não sabes como fazer faz uma pesquisa por PC's e vais encontrar muita coisa

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn